top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Como viajar do Brasil ao México durante a pandemia - Exigências e formulário



Com tantos países fechados para o turismo, especialmente para nós Brasileiros, os poucos que estão abertos estão sendo muito procurados pelas pessoas que já estão se sentindo seguras em viajar. O principal e mais em conta deles no momento é o México, que desde o início da pandemia, não fechou para nós brasileiros, tornando possível ser inclusive uma base de quarentena para seguirmos para outros países.

Como entrar no México durante a pandemia é o que vem deixando muitas pessoas em dúvida, e eu vou tentar esclarecer por aqui quais são os requisitos para entrar no país saindo do Brasil hoje.


O México é um país com uma riqueza enorme de opções pra turismo, e por ser casa de um dos destinos mais queridos dos brasileiros que é Cancun, tem sido o principal fomentador da economia no turismo nesses tempos de pandemia.

Embarque para o México

Primeiramente é importante você saber que não está sendo solicitado teste RT-PCR de COVID para embarcar em voos saindo do Brasil com destino ao México.

O único item que estão solicitando para entrada no país, além do formulário de imigração que já era obrigatório antes da pandemia, é o preenchimento de um formulário on-line onde o próprio passageiro atesta ou não se tem condições de saúde para ingressar no território mexicano por via aérea.

Esse formulário está disponível através deste link, e pode ser preenchido com um máximo de 10h antes da entrada no México. O que na minha opinião é feito somente para dizerem que criaram algum tipo de controle, porque quem está prestes a viajar, se não quiser desistir da viagem por medo ou pura falta de consciência, nunca vai marcar que está com os sintomas pra correr o risco de ser barrado, não acham?


Uma coisa que pode assustar alguns no preenchimento desse formulário e eu estou aqui pra esclarecer pra vocês é o erro que ele costuma dar por causa da data de nascimento. O segredo é colocar apenas mês e ano. Todas as vezes que eu tentei colocar o dia, em diferentes navegadores, deu erro. Colocando apenas mês e ano foi sucesso!


Preenchido, o sistema vai gerar um QR Code que será escaneado pelo agente do aeroporto para sua entrada.

Retorno ao Brasil

Já para voltar ao Brasil, você vai precisar fazer um exame de PCR e apresentar ele com o resultado negativo em todas as paradas que fizer (conexões) para adentrar em território brasileiro.

E a atenção e cuidado que você precisa ter é de garantir que esse exame não esteja com o prazo de 72h expirado no momento de pisar no Brasil. Isso a contar da coleta!

Ou seja, além de se cuidar tem que se programar mesmo.



Outra coisa que você deve incluir no seu planejamento é o custo que esse exame vai ter. Em Cancún que foi para onde eu viajei, os preços estavam variando entre U$80 e U$145 com prazo de entrega de 24 a 48h após a coleta. A entrega de todos costuma ser simples e padronizada, vão te enviar um e-mail com o resultado e um QR Code para ser escaneado nos aeroportos que você vai passar.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page