top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

O que não passa no Raio X do aeroporto?

Atualizado: 16 de jan. de 2020


Nesses meus anos de viajante, eu já vi (e passei) muitas situações constrangedoras no momento do Raio X de aeroportos para passar para a área de embarque. Por isso eu resolvi juntar minha experiência para dar dicas do que não passa no Raio X do aeroporto, evitando assim que o meu leitor passe pelo mesmo perrengue, que pode até custar perder algum item que é até caro, por não saber que deveria ter despachado.

É certo que itens como notebook, tablet, celular, câmera fotográfica entre outros eletrônicos portáteis, não devem ser despachados pelo risco de extravio ou até mesmo chegarem danificados. Só que pra passar pela segurança, a maioria desses que eu citei vai ter que ser tirado da bolsa (o notebook em todas as situações e aeroportos será um deles).

 

Existem regras gerais, que se aplicam para todos os aeroportos do mundo, e as locais também. Em alguns aeroportos específicos, como o JFK em Nova York, você precisa tirar até os seus sapatos para passar pela revista. Já outros, não te impedem nem de passar com cinto.

A primeira dica é: INDEPENDENTE DE QUAL SEJA O AEROPORTO, OU TIPO DE VOO (INTERNACIONAL OU DOMÉSTICO), SEMPRE EVITE ESTAR TODO ENFEITADO AO PASSAR PELO RAIO X!!!!

Revista no Aeroporto

Quando eu digo todo enfeitado, me refiro a colares, pulseiras, relógios, cintos, casacos gigantes que dão trabalho para tirar, botas ou calçados com muitas parafernálias ou enfeites metálicos. Tudo isso vai ter que ser tirado, e você vai ter uma fila de pessoas enorme atrás esperando com o mesmo intuito que o seu - Embarcar!

Então para evitar constrangimentos, caso não abra mão de viajar com essas coisas (o que eu altamente deixar de fazer), procure colocar os itens na mochila ou bolsa que estiver carregando, e só vestir eles depois que passar pelo raio X. Vai te poupar tempo e desgaste, prometo!

Bandeja Raio X

Se você não é muito habituado em viajar de avião, saiba que algumas coisas não vão entrar com você nesse momento, de jeito nenhum. Essas coisas são:

- Garrafas de vidro;

- Recipientes com líquidos (qualquer tipo de liquido) que contenha mais que 100ml;

- Objetos cortantes como tesouras, lixas de unha metálicas com pontas, agulhas (não vai rolar o crochê na sala de embarque), facas ou garfos;

- Latas;

- Isqueiros ou qualquer coisa que

- Aerosol

- Armas de fogo

- Abrasivos

- Explosivos (tentar passar com qualquer um desses 2, certamente vai fazer com que você saia preso do aeroporto)

Mala no Raio X do Aeroporto
 

Saiba que se você tiver com uma bolsa e outros itens que vai precisar tirar do corpo, certamente vão mandar você utilizar duas bandejas. Isso acontece para facilitar a visualização do raio X.

Evite também levar muitos remédios na mala de mão. Carregue com você apenas o essencial, para evitar que imaginem que você esteja transportando algum tipo de droga, e te retirem para averiguação.

Remédios na Mala

Prefira levar essas coisas (caso sejam inevitáveis na sua viagem), na sua bagagem que será despachada. E caso tenha alguma dúvida se mesmo na despachada terá problemas, consulte o agente do aeroporto da sua cia aérea no momento do despacho. Seja específico referente ao tipo de coisas que você está levando, ele com certeza saberá te orientar se pode ou não!

Área de Embarque

Essa informação também consta no site de todas as companhias, inclusive vai aparecer para você antes que conclua seu check in, caso faça ele online.

 

Por fim, evite levar grandes quantias de dinheiro em espécie também, já que isso é algo que não se despacha por motivos óbvios - não tão óbvios assim, pois na minha primeira viagem internacional eu despachei mil dólares dentro de uma meia na minha mala! A menos que tenha declarado e carregue a autorização para esse transporte. Do contrário não só você pode ter o dinheiro confiscado, como corre o risco de ser levado para averiguação e até preso sob suspeita de transportar dinheiro ilegalmente.

Algumas categorias de Seguro Viagem, incluem ressarcimento para bagagem extraviada ou violada. Clicando na imagem abaixo você vai ter acesso ao link de onde eu sempre emito os meus, e garanto ser super confiável, além de ter desconto pra leitor do blog com o cupom PRAONDEIRAGORA5

0 comentário
bottom of page