top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Cusco - Peru


Bem vindos à Cusco.

A cidade que foi por muito tempo a capital do Reino Inca. O umbigo do mundo!

Repleta de história e cultura, sua viagem à Cusco pode ser muito mais do que apenas usar a cidade como base para conhecer atrações como o Machu Picchu ou a Rainbow Mountain.

Nesse post eu vou mostrar um pouco do que fazer em Cusco, caso você reserve pelo menos 1 dia da sua viagem pra ficar na cidade.

Plaza de Armas Cusco

 

Melhor época para ir

Definitivamente de Maio a Julho, para evitar chuvas. Até o final de Outubro pode ser ótimo também porque você vai evitar temperaturas extremas.

Aproveite e confira as passagens com até 60% de desconto no valor praticado pela cia, clicando na imagem abaixo:

Fui com a MaxMilhas, e não tive problema nenhum para embarcar, além de ter me sobrado uma graninha pra comprar as outras coisas

 

Aeroporto

O Aeroporto Internacional de Cusco é bem pequeno e simples, mas atende à necessidade e fica à 15 minutos do centro da cidade, caso você não pegue trânsito no caminho.

Não temos voos diretos do Brasil para Cusco. O normal será você fazer uma rota que pare em Lima e depois seguir numa conexão de 1h para lá. Eu por exemplo fui por Santiago, e voltei por Lima.

Aeroporto Cusco

O que eu altamente aconselho é que você já tenha um transfer programado para ir ao hotel. Pois na primeira impressão é bem confuso, nada fácil se locomover de transporte público (só vi locais usando mesmo), e na saída do aeroporto tem inúmeros aproveitadores que vão querer te cobrar muito dinheiro por um trajeto que não justifica nem metade do preço.

 

Transporte

Como eu disse anteriormente, não contem com transporte público em Cusco. Até porque na parte turística da cidade, ele se faz desnecessário.

Uber e EasyTaxi funcionam bem na cidade. Mas só aceitam dinheiro. E em todas as minhas tentativas, o Easy estava muito mais barato.

O trânsito costuma ser bem confuso em Cusco, então eu não sei se seria uma boa alugar um carro. Vai da preferência de cada um (no caso de estar com crianças sempre será a melhor opção), mas eu não cogitei alugar.

Caso queiram cotar um carro na cidade, abaixo está o link que eu sempre uso:

 

Moeda

Moeda

A moeda do Peru é o Nuevo Sol, que eles sempre vão chamar de Suele.

É uma moeda mais valorizada que o real (quando fui estava 1 pra 1,45), e você pode trocar direto por real, sem a necessidade de usar dólares ou euros. Entretanto, como são moedas mais fortes, se você tiver uma reserva, pode ser bem melhor, porque o suele é mais fraco que o dólar e o euro, obviamente.

Eu comprei aqui no Brasil mesmo, porque com o dólar no valor que está, eu ia acabar pagando duas taxas de conversão.

Comprei no link abaixo, que seguidor do Pra Onde Ir Agora tem desconto:

Nuevo Sol Peruano

Meu conselho nesse tópico é: TENHA DINHEIRO! Muitos lugares não passam cartão, e os que passam cobram taxa para passar, ou fingem que a máquina não está funcionando, caso não compense pra eles!

 

Hospedagem

Assunto polêmico quando se fala de uma cidade que na sua maioria tem um aspecto que para alguns pode ser comparado a um subúrbio. A hospedagem em Cusco deve ser milimetricamente calculada para não ter erro e garantir que sua viagem seja tão boa quanto a minha foi.

Hotel Rumi Wasi Cusco

Primeiro de tudo, você tem que priorizar sua busca nos arredores da Plaza de Armas. Mas não em volta dela rs

Ficou confuso? Eu também fiquei quando estava procurando, mas logo entendi que ficar grudado no lugar mais frequentado da cidade, seria garantia de não conseguir dormir nenhum segundo com a bagunça que rola 24h por dia! É o mesmo que você se hospedar na Times Square em Nova York: receita de desastre!

Então fica assim, procure uma hospedagem nas mediações da Plaza de Arma, não no quarteirão dela, ok?

No centro histórico você encontra desde hotéis de luxo até hostels. Opções para todos os bolsos.

Eu fiquei em um que me atendia em absolutamente tudo, inclusive tinha transfer in e out do aeroporto incluído no valor da reserva. Longe da bagunça, e a passos da Plaza de Arma! Foi sucesso :)

Se tiver interesse em checar ele, e reservar com as mesmas condições que eu consegui, estou colocando o link abaixo (só clicar na imagem:

Rumi Wasi

Rumi Wasi

Rumi Wasi

 

Compras

Cusco é uma cidade com muitas opções de compras, mas no fim das contas é tudo mais do mesmo. O que você vai ter que levar em consideração é o valor e a qualidade.

O que basicamente você vai encontrar para comprar lá?

Artesanato Cusco

  • Peças de lã de Alpaca (suéters, cachecóis, tocas e luvas, e os famosos ponchos)

  • Artesanato característico da cultura peruana e Inca

  • Souvenirs que todo lugar turístico oferece

Não espere nada mais que isso. Entretanto, tudo que eu citei é tão apaixonante, que pode induzir você a comprar no primeiro lugar que for!

Acredite: vale a pena pesquisar mais.

A dica é não comprar nas lojas do quarteirão da Plaza de Armas, porque vão ser os maiores preços da região. Por mais que sejam a melhor qualidade de tudo que você encontrará, principalmente das alpacas.

Eu fui no Centro de Artesanato que fica no início da Avenida del Sol, e consegui preços excelentes. Além de ter chorado uns descontos em tudo e conseguido!

 

Passeios

Sempre deixo o melhor pro final!

E esse tópico é pra literalmente desmistificar a lenda que Cusco só serve como base para os passeios mais famosos do Peru (apesar de ser sim um dos seus atributos, motivo pelo qual também vou citar eles).

Plaza de Armas

A praça principal de toda a cidade. Literalmente o ponto que foi considerado o umbigo do mundo durante muito tempo. E o que você mais vai notar a interferência dos descobridores espanhóis.

Nela você encontra a Basílica da Virgem de Assunção e o Templo de la Compania de Jesus, que foram ambos construídos em cima de templos Incas para reforçar a ideia de território conquistado.

A visita em ambas vale muito a pena, porque você vai se deparar com peças revertidas a ouro, mostrando o melhor da arte sacra da época.

Mas entre e aja com respeito. Provavelmente todas as vezes que você conseguir entrar, vai se deparar com uma celebração católica, que é a religião que predomina em todo o país.

Portanto se ver uma placa de “Não fotografe” respeite!!!

Pedra dos Doze Ângulos

Uma pedra que fica em uma das ruelas do centro histórico, que representa em sua história 12 famílias importantes dos primórdios da cidade.

Se você não entender a história, vai enxergar como uma simples pedra. Mas ao descobrir o que essa pedra representa para o que aconteceu em Cusco desde a conquista dos espanhóis, vai sentir o tamanho da sua importância.

Parque Arqueológico Saqsaywaman

Um parque situado no topo de Cusco, que já foi utizado como fortaleza de defesa da cidade. O Saqsaywaman, é uma prova de que o povo Inca sempre foi muito bem estruturado no que se fala de defender-se de tribos que os ameaçavam.

A entrada não é gratuita. Custa 70 sueles para turistas e 40 sueles para Peruanos. E com o mesmo ingresso, você poderá adentrar outras 3 atrações da cidade. Eu particularmente não entrei por causa do valor, e conseguir ver tudo de cima do Ônibus turístico que vou falar mais pra frente nesse post.

Monumento Pachacutec

Um monumento para homenagear um dos mais importantes reis da história Inca, que além de um guerreiro exemplar, foi um pensador e arquiteto muito respeitado no seu tempo.

É possível subir no topo da Torre por 2 sueles, e cada descanso das escadas tem uma exposição. A vista de cima da torre é excelente! Vale muito a pena

Cristo Blanco

Um presente da comunidade arabe em sinal de respeito pela forte devoção ao cristianismo do povo de Cusco. Essa imagem de Jesus Cristo, fica no alto do mesmo morro em que está o Saqsaywaman, e é possível vê-la de diversos pontos da cidade. Consequentemente, a vista de lá de cima é um dos panoramas mais incríveis de Cusco.

Cristo Blanco

Mirador San Cristobal

No ponto médio da cidade, esse mirador é uma praça em frente à Igreja de San Cristobal, que também garante uma vista sensacional. Assistir o anoitecer do mirador, atrai vários turistas, e é um passeio que apesar de exigir um certo esforço para subir aguentando a altitude que causa reações diferentes nas pessoas, esse é um dos passeios mais relaxantes da cidade.

Mirador San Cristobal

Parque Orellana

Uma praça que fica na entrada da Avenida del Sol, e é famosa por causa da enorme fonte com o medalhão Inca no topo e sua pintura nas costas. A visita à essa praça em momentos que a fonte está ligada, garante fotos ótimas.

Coricancha

O famoso Templo do Sol (que na cultura Inca sempre foi o deus maior e mais poderoso de todos), é uma das obras sagradas que foi destruída na invasão espanhola e se mantem como um marco da cidade, com visita aberta ao público na estrutura que hoje é o Convento de Santo Domingo, construído nos alicerces do templo Inca.

Coricancha

Rainbow Mountain

Há 2h de Cusco, essa montanha que foi descoberta há pouquíssimo tempo, vai te garantir uma visão sensacional e pra muitos até inacréditável da Montanha de Sete Cores. Que é resultado da mistura natural de alguns minerais.

A chegada à montanha exige um certo esforço físico tanto pela altitude que chega até 5.600m quanto na caminhada. Você tem a opção de subir de cavalo, por um valor de 70 sueles a subida e 90 sueles subida + descida, pagos a dinheiro no momento do passeio. E eu altamente recomendo, caso você não seja adepto à trilhas e caminhadas longas (estou falando de pelo menos 01h30 por percurso).

Hoje a montanha já é um dos pontos mais visitados do Peru, e definitivamente um passeio dos clássicos.

Aconselho você comprar o passeio com uma empresa estruturada, para garantir tanto suporte quanto qualidade e consequentemente uma experiência excelente.

O que eu fiz foi o seguinte (que tem opções com e sem alimentação - café da manhã e almoço), ambos te buscam e levam no hotel de Cusco:

Rainbow Mountain sem almoço:

https://www.getyourguide.com.br/vinicunca-l91298/-t210717/?partner_id=AOBDQJ0

Rainbow Mountain com almoço:

https://www.getyourguide.com.br/cusco-l359/excursao-de-caminhada-de-dia-inteiro-para-o-arco-iris-de-t173283/?partner_id=AOBDQJ0

Machu Picchu

O principal motivo pelo qual qualquer turista pisa no Peru. Essa cidade escondida que foi descoberta em 1911 por acaso, por um arqueólogo americano que estava procurando um outro ponto Inca, faz parte da lista das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. E é garantia de uma experiência única e deslumbrante para a sua viagem.

Não tem como pensar em conhecer o Peru, sem conhecer Machu Picchu.

Abaixo o link do passeio que eu fiz saindo de Cusco, já incluindo o trem com vista panorâmica e alimentação:

https://www.getyourguide.com.br/cusco-l359/machu-picchu-excursao-privada-de-dia-inteiro-pelo-trem-t168197/?partner_id=AOBDQJ0

Espero que esse post tenha ajudado vocês no planejamento para sua viagem à Cusco. Essa cidade linda e tão rica de cultura e história.

Caso tenham alguma dúvida, ou queiram adicionar alguma informação que sentiram falta nesse post, fiquem à vontade para deixar nos comentários!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page