top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Como é voar na Classe Executiva da Turkish Airlines

Voei do Cairo até São Paulo na classe executiva da Turkish Airlines via Istambul e vou mostrar pra vocês como é o serviço e toda a experiência que você pode esperar ao investir no bilhete dessa categoria.



A Turkish Airlines é uma cia membro da Star Alliance, portanto os benefícios que temos ao voar com ela, se estendem às parceiras da aliança.


Ainda que eu mencione alguns pontos do voo entre Cairo e Istambul, vou focar no voo com maior duração que foi o TK193 de 13h 20m


 

Check In

Comecei meu voo saindo do Cairo, e já percebi uma diferença grande para realizar o check in e entrar na área de embarque.

Eu já esperava um check in preferencial por estar na Classe Executiva, mas o atendimento de fato é diferenciado. Começou com a questão dos assentos que o agente de aeroporto bateu conosco quais eram os nossos em ambos os trechos, e perguntou se estávamos satisfeitos com eles. Depois de despachar as nossas malas, ele revisou absolutamente todas as etapas tanto dentro do aeroporto do Cairo, quanto no de Istambul.


Nos indicou que teríamos raioX e embarque prioritários, sala VIP e todo o resto. Tendo em vista que normalmente esse é um momento em que o passageiro é tratado com muita pressa, independente da classe que voa, já consegui enxergar como um diferencial.


Sala Vip

A sala Vip no aeroporto do Cairo era compartilhada com outros parceiros Star Alliance e detentores de cartões, e eu particularmente não gostei de nada, pois nem os plugs de tomada funcionavam, além do banheiro literalmente imundo.

Já pra compensar, a Sala própria da TK no aeroporto de Istambul, foi uma das experiências de Sala VIP mais impressionantes que eu já tive na vida.

Chegamos super cansados pois o voo foi de madrugada, e eu precisava dormir pois estava literalmente virado. Nos ofereceram um quarto para dormir na sala VIP. Sim, um quarto com estrutura de quarto solteiro de hotel.

Além do quarto um bom banho na mesma área.








Pra que você não fique carregando sua bolsa ou mala de mão, existem vários lockers com porta de vidro, que facilitam encontrar naquela imensidão de armários onde você deixou suas coisas.

Fora isso vários lounges com espaços relaxantes, 3 restaurantes diferentes, com chefs de cozinha preparando sua comida na hora, mini golf, espaço kids, buffet à vontade. Sinceramente eu não teria como não exaltar a atenção a detalhes e cuidado em proporcionar uma experiência incrível a todos que utilizam essa sala.

Até um massagista fica circulando e oferecendo massagem gratuita para os passageiros.


Embarque

No Cairo, o embarque foi dividido em uma fila de mulheres e outra de homens, pois nós precisamos passar por mais um RaioX para entrar na sala de embarque que também é dividida (nos bancos) por grupos de embarque.

Já em Istambul, senti uma certa dificuldade para poder entender qual era a fila de preferênciais por lei e a de classe executiva, pois não souberam organizar com o sinalizador em um espaço de fato muito limitado.

Isso causou alguns constrangimentos para alguns passageiros por não saberem se posicionar no lugar certo, e serem repreendidos por uma agente de aeroporto em voz alta.


Conforto

Voamos em 2 aviões diferentes, como venho mencionando durante todo esse artigo. O voo Cairo>Istambul foi operado em um avião menor, portanto a executiva era mais simples. Não deitava, e a configuração de poltronas era 2 e 2. Mas o voo na maior rota que foi de Isatmbul até São Paulo, o avião era maior, e com fileiras de 4 poltornas. configuração individual nas janelas e duplas totalmente isoladas no meio. O voo acontece no Airbus A350-900. As melhores poltronas para se escolher de fato são as de janelas, onde você tem privacidade total e duas persianas à sua disposição







As poltronas são extremamente confortáveis, com reclinação cama, super equipadas e com uma tela de entretenimento a bordo bem ampla. O fone de ouvido tem isolamento acústicoe percebe-se que é da melhor qualidade.

Além dos compartimentos para guardar as coisas, tanto acima da poltrona quanto em volta dela.


Haviam 2 banheiros disponíveis na classe executiva, e o padrão deles não era muito diferente das demais classes. Claro que pudemos contar com um capricho especial, mas nada fora do padrão da Turkish que já é boa por si só.


Serviço de Bordo

Confesso que mesmo já tendo voado em algumas classes executivas, o quesito volume na alimentação desse voo me surpreendeu muito positivamente.

Desde a chegada, já estão nos oferecendo coisas, e tudo da melhor qualidade.

O típico espumante ou suco de boas vindas não falhou também. Pra ser sincero me ofereceram uma segunda rodada antes de decolarmos.



O menu já fica disponível para que possamos escolher todas as refeições e a carta de vinhos com as bebidas.

Ao todo foram 5 rodadas de refeições, com sopas, entradas, prato principal e sobremesas.

Mas se mesmo assim alguém tivesse fome nos intervalos desses serviços, poderiam contar com um snack e bebidas na galley disponíveis para nos servirmos.









Além das porções generosas, não posso deixar de salientar que a apresentação e cuidado com detalhes inserindo até uma vela artificial no setup da bandeja foram de um capricho notável.



No voo menor entre Cairo e Egito, também tivemos uma refeição de café da manhã, com a apresentação bem caprichada e em quantidade generosa. E claro, não faltou o espumante de boas vindas.


Além disso recebemos um amenity kit com itens de higiene e conforto, pantufas e tapa olho.



Por fim quero mencionar a questão de cordialidade dos comissários.

Meu parecer fatídico é de que eles são extremamente simpáticos até que você precise acionar eles, e tirá-los do seu foco e zona de conforto.

Quando eles se aproximavam oferecendo algo, sempre era com um sorriso e prestatividade ensaiada.

Mas quando nós solicitamos algo para eles, nitidamente a expressão facial e tom de voz se alteravam, nos fazendo sentir de certa forma constrangidos e consequentemente inibidos em acioná-los novamente.

Alguns exemplos que posso dar disso foram o momento em que pedi uma bebida a mais, quando perguntei como faria para arrumar a poltrona com o protetor que eles disponibilizam para forrar, e o pior de todos foi quando eu me dirigi até a galley e perguntei onde eu poderia pegar algo para beliscar, tendo em vista que queria testar se esse serviço estava disponível. O nível de rispidez não condiz com o preço cobrado por um bilhete de classe executiva.


Afinal como é voar na Classe Executiva da Turkish Airlines ?

Fora a falta de paciência da tripulação, a experiência como um todo é sim excelente. Esse foi um ponto que eu não poderia deixar de mencionar para que haja melhoria.







0 comentário
bottom of page