top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Como é voar na classe executiva da Aeromexico

Experimentei a classe executiva da Aeromexico indo de São Paulo para Cancún, e vou falar para vocês todos os detalhes desde emissão até a experiência.

Emissão

O meu bilhete foi emitido através do Smiles. Eu nunca acreditei que com milhas e um plano tão básico como é o meu no Clube Smiles, eu conseguiria a proeza de emitir em classe econômica em um voo de feriado ainda por cima. Mas como quem espera sempre alcança, depois de muito pesquisar as opções eu dei a sorte do trecho da ida estar mais barato em executiva do que na econômica, daí por mais que parecesse surreal, não dava mais pra esperar e eu decidi emitir. Principalmente porque pelo Smiles a gente consegue até parcelar as taxas!

 

Gerenciamento da Reserva

Ainda meio incrédulo que aquilo vingaria, eu peguei o localizador que recebi por e-mail da Smiles, e inseri no aplicativo da Aeromexico, pra confirmar se minha reserva existia mesmo. E não é que estava lá?! Não só existia como eu já poderia inclusive escolher todos os assentos dos trechos que contratei. Que eram 2 por causa perna pois meu destino final era Cancún, logo teria uma conexão na Cidade do México.

2 meses antes de viajar recebi um e-mail diretamente da Aeromexico cujo título era “Importante - Alteração na Reserva”. Já veio a desconfiança de novo de que teria minha passagem cancelada ou qualquer coisa assim. Afinal, foram 64 mil milhas na executiva... tava muito surreal aquilo.

Mas não, era apenas uma troca de horário da minha conexão de volta (que coincidentemente é o único trecho em econômica dessa viagem), de alguns minutos também.



 

Check In

Assim que o check in foi liberado, entrei no aplicativo para efetuar o meu, mas apareceu um erro que não me deixava confirmar. Fiquei receoso de novo, mas não tanto porque já havia me comunicado com a cia anteriormente até por telefone pra confirmar minha reserva e fazer perguntas como sobre a necessidade de teste RT-PCR para embarcar - o que não é preciso por sinal - e eles não mencionaram nada de errado.

Então me restava fazer o tradicional check in no balcão do aeroporto. O que não foi muito problema porque como estava indo de executiva, e tem a fila exclusiva do Sky Priority pra passageiros dessa classe. Ao fazer o check in eu questionei o agente de aeroporto da Aeromexico do porquê não ter conseguido fazer meu check in pelo app, e ele facilmente identificou que o sistema da Smiles havia cadastrado no deles o meu nome faltando um “da” ... sim, sou da Silva. E como no meu passaporte, que consta esse “da” deu esse erro. Portanto fica a dica: não se esqueçam do “da” se quiserem fazer o check in no aplicativo quando voarem Aeromexico.

 

Benefícios

Além de embarque prioritário e todas as regalias que sabemos que tem numa executiva, eu teria direito à sala vip do Terminal 3 de Guarulhos, que é de onde os voos da Aeromexico são operados. Teria, porque meu voo AM15 saía 10h35m, da manhã, e a sala vip que os passageiros da executiva teriam direito ao acesso, que é a que recentemente foi comprada pelo Banco Safra, somente abre às 11h. Ou seja... sem sala vip pra mim. Mas ainda no lucro: 64 mil milhas pro conforto da executiva.

 

Embarque e Pontualidade

O embarque foi super simples, no meu caso principalmente por ter sido um dos primeiros a entrar no avião, e saímos sem nenhum minuto de atraso. Não houve troca de portão. Também com o aeroporto tão vazio e com tão poucos voos internacionais, não daria pra entender o portão fosse alterado mesmo. E como de costume, o embarque foi operado em um finger, sem a necessidade de pegar ônibus pra entrar no avião - O que eu acho péssimo em qualquer voo, principalmente quando estou com mala de mão!

 

O Avião


Boeing 737 Dreamliner - Aeromexico

O voo foi operado em um Dreamliner 787 da Boeing, que aparentemente estava novinho. A disposição das poltronas na executiva eram 1 - 2 - 1, tínhamos uma espécie de bar disponível entre a divisão da Executiva que ia até a poltrona 14 se não me engano onde disponibilizaram snacks, água, e algumas bebidas alcoólicas como champanhe, whisky, vinhos entre outras. Tão chique!




Compartimento com o controle multimedia, e tomadas

Compartimento com espelho

Compartimento para guardar coisas

Monitor, bandeja e painel para reclinar a poltrona

Espaço para as pernas

A poltrona reclinava praticamente como uma cama, tinha um monitor bem grande, vários compartimentos para guardar coisas, um inclusive ao meu lado esquerdo quando eu abria, tinha um espelho bem grande (mas sujinho), 3 luzes de leitura, uma próxima à cabeça e 2 anexadas no compartimento de guardar bagagem de mão, 2 banheiros disponíveis para a executiva e persianas eletrônicas daquelas que você aperta o botão e a intensidade da luz de fora vai sumindo, fazendo parecer que você fechou a janela.


Poltrona super confortável

Outra coisa bem legal era o travesseiro bem grande revestido num tecido super macio e o edredom que pelo menos em mim que sou baixinho dava 2 voltas. E era um edredom mesmo, não tô falando daquelas mantas felpudas que quem tem rinite como eu sofre pra se cobrir na econômica tanto por ficar espirrando quanto por ter que escolher se cobre as pernas ou os pés!

Eles disponibilizam uma necessaire com itens de higiene, tapa olho, tapa ouvido, um chinelo tipo pantufa e até um caderninho de anotações. Tinha também um headphone bem grande e com uma ótima qualidade de som além da opção de você pedir um fone de ouvido caso não quisesse utilizar ele por ser grande.

 

Serviço de bordo

Eu já havia voado Aeromexico na econômica e gostei muito. Na executiva eles não me decepcionaram em nada.


Serviço de bordo Aeromexico
Bebidas logo ao embarcar

Sentei na poltrona e já tinha um comissário oferecendo água, suco ou champanhe.

Menos de 1h depois de embarcarmos, já estavam nos servindo dois aperitivos com salmão, queijos, bacon e um molho agridoce.


Aperitivo servido na Executiva da Aeromexico
Aperitivo

Para servir isso, a comissária cobre a nossa bandeja com uma toalha e nos fornece talheres de inox com um guardanapo de pano, e já nos oferece mais bebidas.

Ao perceberem que terminamos os aperitivos eles passam recolhendo os pratos de porcelana que são servidos, e já começam a oferecer o prato principal que tem como escolha frango, massa ou carne.


Opção de Carne na executiva da Aeromexico
Opção de Carne

Optei pela carne e não me arrependi. Uma tigela de salada com um pote de azeite balsâmico, sal e pimenta servidos em potinhos muito charmosos de porcelana, um pedaço generoso de uma carne de forno bem macia acompanhada de purê de batatas, aspargos assados e outro molho agridoce que ao olhar eu achei que fosse feijão. Mas nem a textura, nem muito menos o gosto se assemelham.

No meio da refeição nos oferecem mais bebidas... se eu deixasse ia ficar embriagado de tanto vinho francês que podia tomar!


Sobremesa

E aí recolherem, sem muita demora já passam com as 3 opções de “postres” que são as sobremesas. Eles oferecem 2 tipos de pastéis doces folhados ou um pote pequeno de sorvete Haagen Daas, que foi o que eu escolhi. E da-lhe oferecerem mais bebidas! Sem miséria mesmo, o intuito é esvaziar as garrafas.


Refeição servida antes do desembarque na executiva da Aeromexico
Refeição servida antes do desembarque

Faltando 1:20 para o desembarque, lá vem as comissárias com mais comida. Dessa vez eram pratos mais leves, e eu fiquei com salmão e salada. Pra beber vinho branco e suco de laranja.

 

Entretenimento de bordo

Não sei se na econômica tem também, mas a Aeromexico já começou me ganhando quando ao entrar eu vi sinais por toda parte dizendo que havia Wi-Fi grátis para utilizar durante o voo. Claro que não dá pra esperar muito, o serviço gratuito era somente para envio de mensagens (literalmente só mensagens, nem uma imagem ou figurinha vai carregar), mas funcionou em todos os aplicativos que eu tenho de troca de mensagens, até mesmo o inbox do Instagram. Se você quiser até pode ter uma internet melhor à bordo, mas aí tem um preço que começa em 29 dólares americanos.


Display multimedia

Como eu mencionei anteriormente, a TV era bem grande e eles tinham um controle multimídia num bolsão ao lado que você poderia escolher utilizar pra controlar o que estava assistindo, ou até mesmo assistir por ele segurando nas mãos. Pra jogos essa função até foi legal, mas pra assistir, com aquele telão na frente, ter que ficar segurando um controlinho não fazia muito sentido.

 

Medidas de Segurança durante a pandemia

Uso de máscaras era obrigatório durante todo o voo, exceto quando o serviço de alimentos e bebidas estava acontecendo. Assim que eles encerravam, uma mensagem anunciava que era a hora de colocar a máscara novamente, e os comissários passavam de um por um conferindo, assim como fazem com cintos de segurança pra decolagem e pouso.



Os banheiros passavam por higienização a cada 3 horas, e eles também anunciavam dizendo que eles estariam desabilitados por alguns instantes.

Antes das refeições eles nos davam sachês de álcool gel para higienizar as mãos também.

 

Desembarque

O pouso aconteceu exatamente no horário previsto, e as instruções que passaram foram muito eficientes para que não tivesse problema nenhum na imigração e na transferência para a conexão, uma vez que por regra, teríamos que pegar a mala na esteira, e seguir com ela para uma verificação e depois depositar em outra esteira de conexões.

O formulário que estavam exigindo para brasileiros preencherem online, não foi nem mencionado, eu preenchi o de papel que entregaram no voo e passei pela imigração tranquilamente




No geral eu só tenho coisas boas para falar dessa experiência, e espero poder voar de novo com a Aeromexico na Executiva, talvez para um destino final diferente de Cancún.





0 comentário
bottom of page