top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Como é visitar as Cataratas do Niágara no inverno

As famosas Cataratas do Niágara que são conhecidas por todos nós desde a infância com a icônica cena do Pica Pau descendo no barril, fazem parte do conjunto de atrações imperdíveis para quem visita o Canadá. Mas com um dos invernos mais rigorosos do mundo, e se tratando de uma enorme cachoeira, será que é possível visitar as cataratas nessa época do ano?



Primeiramente é importante você saber que o inverno no hemisfério norte vai do meio de dezembro até o final de março. Exatamente o tempo que rola o nosso verão aqui.


A cidade base que certamente você utilizará para visitar as Cataratas do Niágara caso queira fazer um bate e volta é Toronto, mas de Ottawa também é possível sabendo que vai demorar mais tempo na estrada.


De Toronto, há várias empresas especializadas nesse tour de 1 dia que sai logo pela manhã, retornando no final da tarde.


A primeira parada vai ser no Whirlpool que é um ponto onde as águas das Cataratas fazem um movimento que lembra uma lavadora de roupas, num abismo enorme. Nesse parque, é possível fazer um passeio em um teleférico panorâmico. A má notícia pra você que entrou nesse artigo pra saber como é a visita no inverno, é que o teleférico somente funciona no verão, primavera e outono. No inverno, por razões de segurança eles não operam. Então a visita nessa parte do passeio fica apenas no mirante do Whirpool mesmo. A boa notícia é que você economiza alguns dólares pra poder visitar o que certamente estará aberto em Niágara durante todo o ano.



É de praxe que o passeio pare em algum ponto de apoio de compras, onde você fará uma degustação de Maple Syrup e poderá comprar presentinhos. Eu super aconselho deixar pra comprar em Toronto, tendo em vista que lá em Niágara vai ser tudo mais caro.


Ao chegar nas cataratas, você vai perceber que o mirante parece um calçadão de praia (só que no gelo, se tratando do inverno), onde você fica à pouquíssimos metros das imponentes quedas d'água que dividem Estados Unidos de Canadá.

Vista-se com o que você tiver de mais quente. Não ignore a intensidade do frio que pode fazer lá nessa época do ano. A beleza é exuberante, ouso dizer que até mais bonito que no verão, mas o frio de lá é coisa séria!



Um complemento muito legal que você pode fazer é o chamado Journey Behind the Falls, que significa Jornada atrás das cataratas. Onde você caminha livremente em um túnel que passa por trás das cataratas e tem 3 pontos para avistar as águas caindo bem mais de perto e literalmente por detrás delas. Onde 1 é um deck de 2 andares (com apenas 1 aberto no inverno) e 2 aberturas no túnel para olhar as águas caindo estando atrás mesmo delas.



Esse complemento no inverno custa mais barato, pois ser limitado. Eu paguei 15 dólares canadenses. E super recomendo você deixar para pagar lá, pois se pagar pela agência, ou com seu guia, ele vai tirar uns 5 a 10 dólares de gorjeta só nessa brincadeira. Sem contar que comprando lá, não vai ter fila nenhuma.


Outro complemento que o passeio sempre oferece é subir na Torre Skylon. Esse sim, na minha opinião é indispensável. Pois você vai ver tudo de cima, num mirante 360. A Skylon também oferece um jantar panorâmico giratório no mirante para quem vai para Niágara para passar a noite. É mais uma experiência muito legal, pois durante à noite as cataratas têm jogos de luzes. E ver isso do alto certamente é uma experiência pra se lembrar para sempre!



Saindo da Skylon o passeio para em uma cidadezinha super charmosa chamada Niagara on The Lake, que foi a primeira capital da região de Ontario. A cidade tem casinhas e ruas todas no estilo britânico. Apesar de não ter nada demais para fazer nela, é uma parada muito agradável, onde você poderá se aquecer um pouco em algum café, tomando algo.



Por fim há uma parada na Faculdade de Ontário, onde temos uma super experiência em uma vinícola com uma aula de harmonização de vinhos, e a explicação de como o vinho canadense dali é produzido.

Pra mim que amo uma tacinha, foi uma das melhores partes. Pois eu nunca havia provado vinho canadense. Achei tão bom que trouxe 3 garrafas para o Brasil.

Terminando essa experiência, voltamos a Toronto.


O que posso concluir para que vocês decidam se vale ou não a pena, é que foi uma experiência única ver toda aquela água caindo em forma de gelo, numa beleza inexplicável e um lugar que por viver desse tipo de turismo, oferece uma estrutura perfeita para a visitação em todas as épocas do ano.

Complemento dizendo que se eu soubesse, teria até programado passar a noite em Niágara. Até porque o centrinho da cidade (que eu nem imaginava que existia), parece um parque de diversões gigante. É muito divertido e bem no estilo norte americano mesmo.




Ajudei você a decidir se vale ou não a visita no inverno? Tem alguma dúvida? Comenta aí pra podermos bater um papo e complementar o que tenha faltado.

Isso vale pra quem já foi e gostaria de compartilhar sua impressão.



E aí? Pra onde você vai agora?




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page