• Everton Silva

O que fazer em Curitiba


Uma das cidades mais conhecidas e admiradas do Brasil, por ser aquela que faz questão em carregar o título de modelo em tudo que representa e oferece à quem vive ou visita.

Nesse post eu vou mostrar pra vocês o que fazer em Curitiba, com as principais atrações que eu tive a oportunidade de conhecer na minha visita à cidade.

Com influência em sua arquitetura de vários estilos e países, a cidade chega ser exageradamente linda.

Você não vai conseguir fazer tudo à pé, e não há metrô em Curitiba. Mas as linhas de ônibus são super efetivas, rodam em toda a cidade, e a maioria das linhas já tem até o nome dos pontos turísticos. Bem difícil errar.

Outra opção bem interessante para nós que gostamos de turistar gastando pouco são os carros de aplicativo. Rodei muito por Curitiba, e a viagem que eu paguei mais caro foi 12 reais.

Mas se você pretende aproveitar a cidade com mais liberdade, não tem melhor opção do que ALUGAR UM CARRO. Até porque a maioria absoluta dos hotéis da cidade oferecem estacionamento, ou têm convênio com algum próximo.

Então vamos aos pontos que você não pode perder em Curitiba:

Jardim Botânico

Comecei pelo ponto que se você não for, pode dar a sua visita à Curitiba como perdida.

Um jardim extremamente simétrico e caprichado, com uma estufa no centro, que foi feita inspirada no Palácio de Cristal de Londres.

A cidade ganhou o Jardim Botânico em 1991 e desde então virou o principal cartão postal da cidade.

Mercado Municipal

O ponto principal para você conhecer a fundo uma cidade quando visita ela, na minha opinião é visitar o mercado municipal. Pois é onde você conhece os cheiros, sabores e pode observar e vivenciar a cidade na sua essência.

Em Curitiba, o Mercado Municipal fica bem em frente à Rodoferroviária, e é relativamente grande. Uma excelente opção para você comer, também, tendo em vista que há vários restaurantes na praça de alimentação do mezanino e nas laterais também.

Rua das Flores

Uma rua totalmente de calçada que fica no centro da cidade e começa na Praça General Osório.

Lá você vai poder ver vários prédios históricos, muito bem conservados, sentar em um dos bancos que são rodeados de flores e também conhecer o Bondinho da Leitura, que é uma mini biblioteca super charmosa em um bondinho.

Charmosa e segura durante o dia e à noite, vale muito a pena visitar

Paço da Liberdade

Uma praça situada no centro de Curitiba, que tem como atração principal um edifício do ano de 1916 que se tornou Patrimônio Histórico Nacional, e serve como um Centro Cultural do SESC aberto à visitações.

Passeio Público

O parque mais antigo de Curitiba, situado também na região central.

É no passeio público que você encontra o Zoológico da cidade e um parquinho.

Esse é um passeio ideal para fazer com crianças. Especialmente para educar elas de que lugar de animais é na natureza, não em jaulas #ficadica ;)

Bosque Papa João Paulo II

Um dos parques mais charmosos que você vai encontrar na cidade, que sedia também um memorial da imigração polonesa, que é uma cultura que teve muita influência na formação de Curitiba.

Capela dedicada ao Papa João Paulo II

Não é permitido tirar fotos nos interiores tanto das casinhas que servem como museus da imigração polonesa, quanto na capela que foi feita em homenagem ao Papa João Paulo II no ano que ele visitou Curitiba.

Museu Imigração Polonesa

Nesse parque você encontra uma casa de chás especializada na culinária polonesa, e uma trilha que conta com trezentas araucárias que são símbolo da vegetação da cidade.

Museu Oscar Niemeyer

O museu fica ao lado do Bosque do Papa, e é mais um dos presentes que Oscar Niemeyer nos deixou aqui no Brasil.

O espaço conta com o maior vão do Brasil, e seu interior junta obras de arte moderna que fazem qualquer um ficar horas admirando.

O museu também conta com um café e uma loja de souvenirs.

Mas nada disso é tão notório quanto a estrutura que leva o nome de Olho, que é impossível de não ser notada!

Inclusive o local também é conhecido como Museu do Olho, por causa do formato dessa peça gigante que fica suspensa por um pilar largo no meio do vão.

Muitos Instagrammers tiram horas pra tentar uma boa foto desse lugar, pois é sem dúvidas um dos cartões postais mais chamativos de toda a região.

Parque Tanguá

Situado em um dos bairros mais altos de Curitiba, esse parque vai te garantir do mirante uma das vistas mais estonteantes da cidade.

foto: @jacksoncabral

Mas o torna ele mais conhecido e visitado é a localização propícia para que seus visitantes desfrutem do melhor pôr do sol que a cidade pode oferecer .

O pôr do sol no Tanguá é daqueles espetáculos da natureza, que todo viajante deve procurar experimentar!

Praça Tiradentes

A principal praça da cidade, pois é onde você encontra o marco zero da cidade, a Catedral Basílica de Curitiba, e a estátua de Tiradentes.

Essa praça por ser o marco zero da cidade, da acesso à várias vias principais. E também é o ponto inicial do Hop On Hop Off da cidade.

Largo da Ordem

Uma rua repleta de prédios históricos e coloridos, restaurantes com mesas na calçada, igrejas antigas e muito bem conservadas, dentre várias outras coisas.

Meu conselho é que você tente visitar esse ponto da cidade em um domingo. Pois além de toda a beleza que vai encontrar por lá, terá a chance de conhecer a feira mais tradicional de Curitiba, que é a Feirinha da Ordem, que é uma feira de artesanatos super extensa e cheia de coisas bacanas de Curitiba.

No Largo da Ordem você consegue ver também a Mesquita Islâmica, que é uma construção lindíssima, o Palácio Garibaldi, o relógio de flores, e muito mais. Uma ótima opção para passar um domingo.

Claro que Curitiba te muito mais coisas para fazer. Mas decidi focar esse roteiro em um número de coisas que vocês vão poder fazer tranquilamente em um fim de semana.

#Curitiba #Brasil #HoponHopOff #citytour #oquefazeremCuritiba #oquefazer

Sobre Mim

✈ World Traveler

♉ Taurino - Nascido em 1988

 English, Spanish and Portuguese spoken

📍São Paulo - Brasil

🐶😺 Amo animais

 

Leia Mais

12924473_1124827837567708_11127484166396

© Pra onde ir agora?