Quer saber como aproveitar uma viagem perfeita em Buenos Aires?
Se você tem apenas alguns dias para explorar Buenos Aires, a capital portenha oferece muito mais do que se imagina. Com um bom planejamento e um roteiro bem estruturado, é possível conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade de forma dinâmica e prazerosa.
Esse vai ser um guia definitivo para não faltar nada na sua viagem para Buenos Aires, com um roteiro completo e prático que vai te fazer sair apaixonado de lá.
Nesse artigo você vai descobrir:
- Como Circular pela cidade
- Quando viajar para Buenos Aires
- Quantos dias ficar em Buenos Aires
- O que Fazer em Buenos Aires
- Museus Imperdíveis de Buenos Aires
- Experiências Imperdíveis em Buenos Aires
- Passeios nos arredores de Buenos Aires
Como circular pela cidade
Primeiro é importante saber que pra chegar em Buenos Aires você vai ter 2 opções de aeroportos. A primeira é o Ezeiza, que é mais distante e o outro é o Aeroparque que fica bem próximo ao centro da cidade. Para sair e voltar de ambos, aconselho você reservar um transfer por ser mais seguro e poder pagar em real e parcelado.
Já na cidade, você pode circular tranquilamente de Uber, e utilizar o Subte que é o metrô. Ambos são seguros. Evite os táxis, pois a incidência de golpes é frequente.
*Outra dica para não passar perrengue ao tentar se localizar, é sempre estar conectado. Um bom Chip de internet vai sempre fazer diferença. Minha sugestão é a SimPremium que tem um excelente suporte, cobertura e usando o cupom PRAONDEIRAGORA você tem um desconto que vai valer muito a pena!
Quando viajar para Buenos Aires
A capital portenha é uma cidade perfeita para se visitar o ano inteiro. Nossas estações são as mesmas, só entenda que por estar mais ao sul, no inverno ela vai ser muito mais fria do que no Brasil. Fora isso, se quiser fugir dos preços inflados das altas temporadas escolha o outono (de março a maio) ou a primavera (de setembro a novembro).
Quantos dias ficar em Buenos Aires
Para um bom aproveitamento em Buenos Aires, o tempo ideal de viagem são 3 a 7 dias inteiros. Com 3 dias você consegue conhecer o básico, e sair com uma experiência boa. Mas se quiser uma imersão completa, tente considerar 7 dias. Isso vai garantir que você conheça mais coisas, e visite os pontos turísticos sem pressa.
Lembrando que essa contagem de dias de viagem, não incluem os dias de chegada e partida, pois esses geralmente são dias perdidos.
O que fazer em Buenos Aires
Caso queira companhia ou orientação, você consegue aproveitar muito do que a cidade tem para oferecer em 1 dia com os seguintes passeios:
É só clicar, e reservar o que tem mais a sua cara
1. Plaza de Mayo
O ponto de partida é a icônica Plaza de Mayo, considerada o coração político e histórico de Buenos Aires. É lá que fica a famosa Casa Rosada, sede do governo argentino. Um detalhe curioso: acredita-se que a cor rosa surgiu da mistura de sangue de vaca com tinta branca, usada para render o produto na época da construção.
Na Plaza de Mayo, você também conhece um pouco da história das Mães da Praça de Maio, símbolo da luta por justiça durante a ditadura militar, e pode visitar a imponente Catedral Metropolitana, onde o Papa Francisco celebrou missas antes de assumir o Vaticano.
2. San Telmo: tradição e autenticidade
De lá, você pode seguir para para o charmoso bairro de San Telmo, um dos mais antigos da cidade. Suas ruas de paralelepípedo e arquitetura colonial preservada contam muito sobre o passado de Buenos Aires.
Aos domingos, a tradicional Feira de San Telmo atrai visitantes em busca de antiguidades, artesanato e comidas típicas. O bairro também abriga o Mercado de San Telmo, ideal para quem quer comer como um verdadeiro portenho. Inclusive uma ótima opção pra quem é apaixonado pelos mercadões das cidades que visita, é fazer o tour guiado pelo Mercado de San Telmo que em 3 horas vai te proporcionar uma degustação de choripan argentino, empanada e até alfajor de doce de leite, além de muita história.
E claro, não dá para deixar de tirar uma foto com a simpática estátua da Mafalda, uma das mais clicadas da cidade.
Pra conhecer San Telmo por completo com tudo que ele tem para oferecer em matéria de história e arquitetura, você pode reservar um tour guiado que é muito bem recomendado
3. La Boca: cores, futebol e cultura popular de Buenos Aires
A próxima parada é La Boca, um bairro vibrante e cheio de personalidade. Visitamos o lendário estádio La Bombonera, casa do Boca Juniors, que recebeu esse nome por lembrar uma caixa de bombons vista de cima.
Logo em seguida, exploramos o colorido Caminito, uma rua-museu a céu aberto inspirada em um tango homônimo. O lugar foi criado com o objetivo de levar arte e alegria às ruas por meio das cores — e conseguiu. Na minha opinião, não é possível captar a real essência de Buenos Aires, sem conhecer esse bairro.
Note que o percurso até lá é o mais longo de todos os pontos turísticos da cidade, e o Uber vai sim ser a melhor opção para chegar.
É nos arredores do Caminito que você vai encontrar (depois de San Telmo) as melhores lembrancinhas para levar da sua viagem.
Só tome cuidado, pois há batedores de carteira, e muitas pessoas vão se aproximar de você pra tirar fotos e cobrar depois.
4. Puerto Madero
Uma das áreas mais modernas e elegantes da cidade. Nos arredores do porto você vai encontrar uma imensidão de opções de restaurantes nos galpões de tijolos vermelhos revitalizados entre os arranha-céus de vidro, cortados pelo Dique 3 do antigo porto da cidade, que faz parte do Rio da Prata.
A atração mais icônica de Puerto Madero é a Ponte da Mulher (Puente de la Mujer), que esbaja beleza de todos os lados que é vista, e é um dos cartões postais mais famosos de Buenos Aires.
Aconselho visitar Puerto Madero, tanto durante o dia, quanto durante a noite. Apesar de ser super seguro, vai te proporcionar experiênciar totalmente diferentes, pois cruzar a ponte com o entorno iluminado à noite é um espetáculo diferenciado.
Você pode inclusive fazer uma visita guiada por Puerto Madero, que vai te ajudar a entender como a área portuária se tornou uma das mais nobres da cidade, com hotéis de luxo e experiências gastronômicas diferenciadas.
5. Caminhada pela Avenida 9 de Julio e Obelisco
A 9 de Julio, além de ser a principal avenida de Buenos Aires é uma das mais largas do mundo, e foi batizada em homenagem ao dia da independência da Argentina.
No caminho, passamos por ícones como o Obelisco e o belíssimo Teatro Colón.
Pra poder desbravar ela inteira, é preciso energia de sobra (e um delicioso sorvete de doce de leite para dar aquele gás). Uma vez que ela é uma enorme rampa, meu conselho é começar pela parte de cima na Avenida San Juan, mas ela começa a ficar interessante e bonita mesmo a partir da Avenida de Mayo. Que inclusive te leva pra minha próxima sugestão.
6. Congresso
Essa construção imponente e exuberante que fica em frente à Plaza Mariano Moreno ou Plaza del Congreso, é um dos maiores parlamentos do mundo — ficando atrás apenas dos de Bucareste e Budapeste.
O prédio do congresso tem o estilo neoclassico, e com a cúpula gigante de bronze pintada de verde, ele atinge 80 metros de altura.
É possível fazer uma visita guiada no Congresso de segunda a sexta-feira, às 12h e 17h, sem necessidade de agendamento, mas com capacidade máxima de 30 pessoas por grupo, e em Fins de semana e feriados agendando previamente por meio do formulário de reserva
7. El Ateneo
Uma livraria que foi instalada dentro de um teatro desativado e se tornou uma sensação das mais instagramáveis de Buenos Aires.
O local onde antigamente era o palco, hoje é um café super charmoso, e os mezaninos que são abertos à visitação proporcionam vistas lindas para as fotos perfeitas de dessa livraria, que dificilmente você vai ver alguém comprar algum livro!
A National Geographic e o The Guardian já consideraram essa, uma das livrarias mais bonitas do mundo. A cúpula pintada, misturada com os detalhes neoclassicos, faz o espaço parecer uma obra de arte mesmo.
O El Ateneo fica na Avenida Santa Fe, no bairro da Recoleta.
8. Galerias Pacifico
Um shopping enorme que ocupa um quarteirão inteiro, e fica entre as calles Cordoba e Florida. Mas isso não é o que torna esse prédio tão famoso na cidade, e sim a sua cúpula central, enfeitada com murais pintados por renomados artistas argentinos. Essas obras são consideradas uma das manifestações mais importantes do muralismo argentino.
O telhado de vidro também chama muita atenção.
Se você tiver a oportunidade de visitar Buenos Aires na época de Natal, as Galerías Pacífico, são famosas por proporcionarem as decorações mais bonitas da cidade.
9. Torre Monumental
Localizada no bairro do Retiro, essa torre de 75 metros é aberta pra visitação com acesso por um elevador e proporciona uma vista panoramica do bairro. Ela tem 8 andares, mas a visita acontece até o sexto, onde há uma exposição sobre a história da torre além da vista panorâmica do bairro de Retiro, da estação ferroviária e do Porto de Buenos Aires.
O valor para subir é de $7.500 pesos argentinos e você não precisa reservar com antecedência, uma vez que os ingressos são adquiridos na bilheteria da própria atração. Mas a visita no entorno da praça, sem subir na torre, também vale por si só! Até porque ela é muito mais bonita por fora.
10. Recoleta
Um dos bairros mais nobres e com cara de europeu de Buenos Aires. Andar nas ruas da Recoleta vai te fazer facilmente se sentir em Paris ou Madri.
Consequentemente é uma das localizações mais caras da cidade tanto para comer, quanto principalmente para se hospedar. O entorno desse bairro é cheio de mansões históricas e hotéis de luxo como por exemplo o Palladio Hotel Buenos Aires – MGallery. que eu já me hospedei e recomendo muito, porque além do conforto, está em um ponto da Recoleta que eu consegui fazer praticamente tudo a pé até mesmo no centro.
Ainda na Recoleta, uma parada bem interessante é visitar o Centro Cultural Recoleta, que sempre tem exposições contemporâneas gratuitas.
Um grande destaque nesse bairro é o famoso Cemitério da Recoleta, que inclusive tem passeios guiados. Para uns ele é considerado um museu a céu aberto, pra outros (como eu) um passeio mórbido. Quem visita o cemitério, vai com o objetivo de conhecer o túmulo de Evita Perón.
Quando estiver por lá, não deixe de fazer uma parada estratégica no tradicional Cafe La Biela, que é um classico em Buenos Aires, e é um lugar onde várias celebridades argentinas costumam parar para aproveitar a Recoleta.
11. Floralis Generica
A escultura de uma flor metálica gigante que fica na Plaza de las Naciones Unidas, um parque dedicado a ela ao lado da Faculdade de Fireito de Buenos Aires, no bairro da Recoleta.
Originalmente essa flor abria e fechava, mas como uma das pétalas quebrou, para que o restante da estrutura não ficasse comprometida, ela segue fechada. Ela tem 20 metros, e é mais um dos símbolos de Buenos Aires desde a sua inauguração. O nome Generica foi colocado para que ela simbolizasse todas as flores do mundo.
12. Joquei Club (Hipódromo) e Casino de Palermo
Eventos culturais, shows e feiras gastronômicas acontecem nesse local, além das corridas de cavalos. O complexo gigantesco abriga também, esse que pra mim é – pelo menos pela visita, pois eu não gosto de jogos de azar – um dos pontos turísticos mais impressionantes de Buenos Aires, e é o maior Casino da America Latina.
A visita ao Casino é gratuita, e você até se perde na imensidão que é lá dentro. Uma dica adicional, é conhecer o complexo gastronômico que fica ao lado e com toda certeza é uma das coisas que se você escolher fazer durante a noite, vai tornar a sua experiência muito mais completa e impressionante. O nome do espaço é Paso bajo puente Libertador y Bullrich, e o que torna esse lugar tão bacana, é o fato de ser um complexo gastronômico com vários restaurantes e bares, embaixo dos arcos de uma ponte onde passa um trem. Enquanto você come ou toma alguma coisa, vai ver, ouvir e sentir o trem passando por cima!
13. Palermo
Cheio de hotéis boutique, restaurantes da melhor qualidade, e uma vida noturna super agradável. O bairro de Palermo é praticamente uma Buenos Aires dentro de Buenos Aires.
O bairro tem alguns pontos que você precisa levar em consideração pra conhecer como:
É mais afastado do centro, ainda que tenha transporte fácil para chegar lá;
O bairro é dividido em subzonas, que fazem com que realmente pareça uma outra cidade;
Palermo é o meio termo entre o luxo de bairros como Recoleta e Puerto Madero comparado com o Centro e La Boca;
Pra conhecer na sua totalidade, um dia inteiro é pouco.
As subdivisões de Palermo são compostas pelo Palermo Soho, que é onde você encontra ruas de paralelepípedos, murais de grafite, lojas de design, muita arte espalhada entre as lojas e as intervenções nas ruas, cafés super charmosos e feirinhas alternativas e a atmosfera mais animada e jovem de toda Buenos Aires.
Depois temos o Palermo Hollywood, que apesar do nome, não tem nada de cinematográfico, e sim gastronômico! A promessa das experiências gastronômicas mais inesquecíveis de Buenos Aires, você vai encontrar nessa parte de Palermo. Rooftops charmosos e bares com drinks premiados. Prepare seu melhor look, porque é por lá que vai ter oportunidade de usar!
Por fim temos Palermo Bosque ou Bosques de Palermo, a área mais verde da cidade, com os principais parques urbanos que também são visita obrigatória. Como o Jardim Japonês que é super famoso além de ser um dos maiores parques japoneses fora do Japão, com carpas, pontes, bonsais; o El Rosedal que é um parque de flores impressionante e o Planetário Galileo Galilei, ideal pra quem viaja com crianças.
Você também consegue reservar um tour de street art em Palermo clicando aqui
Museus imperdíveis em Buenos Aires
Outra coisa que não pode faltar é conhecer pelo menos um dos museus, quando visitar Buenos Aires. No caso eu listei 3 como imperdíveis pra que você decida, e talvez conheça todos, porque vão valer muito a pena.
14. Bellas Artes
O Museo Nacional de Bellas Artes – MNBA, fica no bairro da Recoleta. Literalmente no meio do caminho entre a Floralis Generica e o Centro Cultural e Cemitério da Recoleta.
A entrada é gratuita, e ele tem um acervo bem legal com mais de 12 mil obras. A qualidade desse museu surpreende, especialmente por ele não cobrar entrada.
Se você é amante de artes e história, não pode perder essa visita. Se não é muito conectado a isso, mas ainda assim gosta de arquitetura, vai se apaixonar também. Ele é lindo tanto por dentro quanto por fora.
Lá dentro você vai ter a oportunidade de ver de perto obras de mestres europeus como El Greco, Rembrandt, Goya, Monet, Van Gogh, Degas e Rodin, além de muitos artistas renomados da Argentina.
15. Malba (Museu de Arte Latino-Americana)
Logo depois, se você quer seguir com uma experiência de museus imperdíveis em Buenos Aires, não pode nem pensar em ignorar esse que hoje é referência em arte moderna e contemporânea da América Latina, o Malba.
No acervo você encontra nomes fortíssimos da arte Latino Americana como Frida Kahlo, Diego Rivera, Tarsila do Amaral. Tudo com o foco numa curadoria de arte moderna, o que torna mais atrativo e fácil de agradar mais pessoas.
Esse museu é o que eu aconselho você insistir quem estiver viajando com você a te acompanhar, e se não conseguir, vá sozinho! Dos indispensáveis, ele é o principal.
A entrada do Museu de Arte Latino Americana custa em torno de 3.800 ARS
A prova de que o MALBA é o museu mais cool de Buenos Aires é que ele fica no bairro mais descolado da cidade: Palermo – o que te possibilita combinar a visita com um dos parques como o Jardim Japonês que fica bem próximo.
16. Museu Evita
Também localizado em Palermo, em uma casa muito charmosa (como a maioria das construções do bairro), esse museu retrata a trajetória dessa mulher que é de longe uma das figuras centrais da história da Argentina, pela sua luta pelos direitos sociais.
Não por coincidência, o prédio do museu serviu como abrigo para mulheres em situação de vulnerabilidade nos anos 1940 — justamente uma das ações promovidas pela Fundação Eva Perón
Horário: Terça a domingo, das 11h às 19h
Entrada: ARS 3.000 (aproximadamente) — valores atualizados no site oficial
Site: museoevita.org.ar
Experiências Imperdíveis em Buenos Aires
17. Assistir um Show de Tango
O tipo de experiência que só vivendo pelo menos 1 vez na vida, você vai poder sair dizendo que conheceu Buenos Aires de verdade.
Os Shows de Tango são espetáculos de uma arte que vai além de dança. Toda a temática é pensada para que você se sinta como um real participante do que está assistindo, especialmente se você optar pelas experiências que incluem jantar.
Eu posso dar o meu relato que só assisti um show de tango na quarta – das cinco vezes que fui a Buenos Aires, e me arrependo de não ter me rendido a esse encanto antes.
A arte dos shows de Tango Argentinos misturam romance, sensualidade, encantamento e até diversão. É um entretenimento completo que eu coloco como recomendação principal.
Uma grande dificuldade é saber qual o show escolher. E se você comprar os ingressos na rua, pode facilmente ser vítima de golpes e impedido de entrar no teatro, por estar com uma entrada falsa.
Dentre os mais famosos, os 4 que eu recomendo – que você já pode reservar antecipadamente clicando em cima do nome, garantindo um bom lugar, pagando em real e parcelado, na ordem de prioridade são:
Espetáculo no Teatro Tango Porteño – Tem o melhor espaço, com visibilidade boa em todas as áreas e um bom serviço para quem compra o ingresso com jantar
Espetáculo no Teatro Madero Tango – Mais popular, acaba rapidamente a disponibilidade, com um bom show, mas o jantar razoável
Espetáculo no El Querandí – Considerado o meio termo, tanto em preço quanto em qualidade. Mas o jantar oferecido é um dos melhores
Espetáculo de tango no Café de los Angelitos – Destinado a um público mais exclusivo. O show acontece no elegante Cafe de los Angelitos, a experiência culinária é excepcional em qualquer uma das modalidades e caso você opte pelo VIP, vai ter um carro para te conduzir do hotel ao show.
18. Comer em uma cafeteria tradicional
A alma de Buenos Aires é representada pelos cafés charmosos e históricos espalhados pela cidade. E independente da sua idade ou estilo de viagem, com certeza vai encontrar algum que te agrade.
Aqui estão as minhas sugestões de Cafés que vão te proporcionar uma experiência inesquecível na capital Porteña:
- Cafe Tortoni – o mais antigo e famoso da cidade. Fundado em 1858, o chocolate quente com churros é uma pedida clássica! Está sempre lotado e não aceita reservas. Em alguns dias você pode esperar mais de 5h por uma mesa. Ele está localizado no Microcentro, na Avenida de Mayo.
- Confitería del Molino – recentemente restaurada, essa confeitaria fica na esquina ao lado do Congreso Nacional. A sua sua cúpula decorada, vitrais e moedores de café históricos fazem o ambiente ser super chamativo e instagramável, e ela é famosa pelos doces com massas folhadas.
- Las Violetas – um dos mais elegantes da cidade. Experimentei o combo “merienda Las Violetas” enquanto ficava fascinado pelos vitrais e os lustres da decoração, e posso dizer que serve muito bem até duas pessoas
Tem vários outros como o que mencionei anteriormente nesse artigo na Recoleta que é o Cafe La Biela, por exemplo. Se você quiser conhecer um desses cafés históricos que tem um certo valor sentimental para o povo Porteño, pode buscar pelo selo “Bares Notables”, é uma lista oficial da prefeitura de Buenos Aires que reconhece cafés e bares com valor histórico e cultural. Se tiver esse selo é garantia de tradição, e algo de bom aquele lugar vai ter.
19. Desbravar a caótica Calle Florida
Uma das ruas de comércio de calçada, onde em 10 quarteirões você vai poder encontrar absolutamente tudo. Não que os preços sejam atrativos – especialmente na situação econômica atual – mas os consumistas de plantão das viagens, vão adorar passear pelo caos da Florida. Sugiro começar a desbravar ela por cima, no começo com acesso pela Avenida Pres. Roque Saénz Peña e seguir caminhando até a Galerías Pacífico.
Minha dica adicional, é ter muito cuidado com batedores de carteira, e não cair na conversa de nenhum ambulante. Especialmente os que oferecem ingressos de Tango ou principalmente câmbio. Isso é golpe comum.
20. Assistir um musical na Corrientes
Vamos deixar um pouco o Tango de lado, e abrir a mente para esse cenário fortíssimo que a Avenida Corrientes oferece que a torna a “Broadway Argentina”.
São inúmeros espetáculos que você pode escolher seja pra qualquer lado queira caminhar na Corrientes, saindo do Obelisco. Todos obviamente em espanhol, mas mesmo que você não entenda nada, a energia do Show é incrível! Shows como o Drácula e Matilda são muito mais visuais, então você nem vai sentir falta de entender os diálogos!
Os principais teatros são: Teatro Gran Rex, Teatro Ópera, Astros e Multiteatro.
Como comprar ingressos:
Você pode garantir o seu lugar com antecedência pelo site Plateanet ou direto na bilheteria de cada teatro.
Passeios nos Arredores de Buenos Aires
Além de todas as atrações de Buenos Aires, se você quiser tiver mais tempo na cidade, ou não estiver mais na sua primeira visita e queira algo diferente, existem algumas experiências muito bacanas e super procuradas para se fazer em bate voltas saindo da capital Porteña. Todos passeios com estrutura excelente e muitos com guias falando em português.
21. Excursão a Tigre de Barco
Navegue por um dos deltas mais impressionantes do mundo inteiro nesse passeio à cidade de Tigre que fica há mais ou menos 1h30m de Buenos Aires. Além de conhecer uma outra cidade argentina, você vai ter a oportunidade de vivenciar o estilo de vida das pessoas que moram às margens do delta durante a navegação.
A navegação dura em torno de 2 horas, tem audioguia e o passeio para em alguns outros pontos antes de chegar no delta, como o Puerto de Frutos e Victória às margens do Rio Lujan.
Minha sugestão é que você escolha o passeio da tarde, pois geralmente é menos lotado.
Clique e reserve o passeio em real e parcelado aqui
22. Excursão à Colonia del Sacramento (Uruguay)
Estando em Buenos Aires, você consegue facilmente conhecer o país vizinho em um bate volta de 1 dia, visitando uma das cidades históricas mais preciosas de toda a América do Sul, que é Colonia del Sacramento.
A cidade é diferente de muitas. Super colorida, organizada, e com certeza vale muito a pena a visita. Você sai no começo do dia de ferry de Buenos Aires, passeia por Colonia em um ônibus turístico e depois retorna no mesmo dia. É muito comum as pessoas montarem essa casadinha no roteiro quando vão para BSAS.
Para reservar esse bate volta pagando em real e parcelado, basta clicar aqui
Essas são as principais atrações que podem fazer a sua viagem para Buenos Aires ser inesquecível e cheia de histórias pra contar.
Além disso, caso você queira mais recomendações, tenho uma série de vídeos no canal que mostram com imagens como essa cidade é especial e pode te garantir muitas experiências legais, incluindo o vídeo de como viajar com Pet pra Buenos Aires: