top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

O que fazer em Foz do Iguaçu

Atualizado: 23 de ago. de 2021

Uma das cidades mais visitadas do nosso país, pois abriga uma preciosidade que está na lista das Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu. Saber o que fazer em Foz do Iguaçu te garante uma viagem mais completa e com menos perrengues.



Melhor época para ir

Não existe uma melhor ou pior época para ir para Foz, eu só aconselharia ir nos meses que não corra o risco de pegar muitas chuvas nem tempo fechado, pra que você consiga aproveitar aqueles dias lindos, que até ajudam nas fotos né? Os dois meses ideais pra isso são sem dúvida Abril e Novembro. Não que nos outros não possa ser ótimo, mas escolher um desses meses é mais garantia de sucesso porque são meses que seguem os de chuva.

Como chegar na cidade

Caso você não esteja indo numa roadtrip de outro estado, é possível ir pra Foz de ônibus e desembarcar na rodoviária do centro, ou de avião.

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu é bem completo (apesar de pequeno) e oferece voos de várias partes do país, e até para algumas cidades do Paraguai e Argentina.

Locomoção na Cidade

Uber lá funciona muito bem e costuma ser bem barato (pelo menos comparado à cidades como São Paulo e Rio de Janeiro). O transporte público só conta com ônibus, e na minha opinião é bem confuso, especialmente pra sair da zona central da cidade, que por acaso é o que você terá que fazer pra ir aos principais pontos turísticos.



A primeira dica pra você ficar livre e se locomover sem perrengues em Foz é sim alugar um carro.


Hospedagem na cidade

Encontrar uma hospedagem boa em Foz do Iguaçu não é tarefa muito difícil. O que você precisa definir é se quer ou não ficar próximo do centro.

No centro, vai encontrar na sua maioria hotéis com estilo corporativo. E quanto mais afastado, mais você vai encontrar uns hotéis com estrutura de Resort. Alguns até bem elegantes.

É vantajoso ficar no centro na minha opinião por dois motivos: primeiro, você vai poder aproveitar a cidade com facilidade. Foz é encantadora! E segundo que você está mais próximo da Ponte da Amizade, que liga o Foz à Ciudad del Este no Paraguai.

A minha dica de hospedagem no centro são Hotel Tarobá e Bourbon que são super confortáveis e a preços acessíveis.


Já se você quer ficar em um hotel daqueles dos sonhos, a sua opção vai ser o Belmond Cataratas, que fica literalmente dentro do parque. É coisa de atravessar a rua e já estar de cara com as cataratas e a entrada da trilha.


Reserve seu hotel com os melhores preços escolhendo no mapa abaixo:


Atrações Imperdíveis na cidade

Tem muita coisa pra se fazer em Foz. Literalmente você pode programar uma viagem e 1 semana que encontrará coisas pra fazer todos os dias. Mas aí vai do seu gosto e o que deseja conhecer mesmo. Vou listar aqui os "must do" da cidade:


Cataratas do Iguaçu


Geralmente eu deixo o melhor pro final, mas nesse caso não tinha como! Conhecer as cataratas que estão na lista das 7 maravilhas da natureza, é parada obrigatória pra quem for visitar essa cidade. Literalmente não tem nem cabimento você ir pra Foz e não visitar as cataratas. A única desculpa seria caso você já tivesse ido. E mesmo assim eu ainda ia achar estranho voltar lá por um outro motivo.


Uma das maravilhas da Natureza
Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

O parque tem uma das estruturas mais completas que eu já vi, se tratando de locais turísticos no Brasil. E você definitivamente não pode deixar para comprar seu ingresso na porta, pois corre o grande risco de não conseguir vaga. Especialmente agora que o número de visitantes por dia está reduzido.


Querendo dar uma incrementada na sua experiência das cataratas, eu aconselho você se programar pra comprar o ingresso do Macuco Safari, que não está incluso na entrada do parque.

Nesse passeio extra você entra em um bote que vai em alta velocidade pra debaixo de duas quedas d'água das cataratas. Ou seja, você volta todo molhado e podendo dizer que tomou banho em uma das cachoeiras mais famosas do mundo! Eu fui e adorei. Só achei que o tempo de duração do passeio é extremamente rápido pelo valor que pagamos.



Bote do Macuco Safari

REFORÇANDO: TEM QUE COMPRAR OS DOIS, só com o ingresso do Macuco você não entra no parque. Logo na entrada uns monitores do parque vão te abordar oferecendo. Pode confiar, eles são do bem! O Macuco que é bem carinho mesmo. Em torno de 260 reais por pessoa.


Reserve pelo menos 1 dia inteiro para visitar as cataratas, assim você vai poder aproveitar ao máximo sem ter que ficar correndo.

 

Parque das Aves


Entrada Parque das Aves


Um lugar muito especial que tem em Foz. A entrada fica exatamente em frente ao parque das cataratas.

Esse parque foi construído com o intuito de lutar pela preservação de aves que são vítimas de maus tratos e tráfico. Pratica que infelizmente sabemos que acontece muito no Brasil.


Parque das Aves

São todas espécies resgatadas aqui no Brasil, e os lucros do parque são destinados ao cuidado desses bichos.


Sou o primeiro que levanta a bandeira do "Não financiem turismo que usa animais como atração". Mas nesse caso é diferente. Eles estão ali expostos até estarem prontos pra retornarem ao seu habitat natural. Isso os que terão condições pra serem soltos. Pois alguns, por terem sido mutilados antes do resgate, caso sejam soltos, vão virar presa fácil na natureza.


Interação com os Periquitos no Parque das Aves

Existe uma forma de interação com os periquitos no meio do passeio, no qual você paga 10 reais adicionais ao valor do ingresso de entrada, e acompanhado de uma guia, vai poder alimentar eles com sementes. Eu fiz isso, e super recomendo... eles são muito bonitinhos. Além de ser mais um estímulo na arrecadação de fundos do projeto.

 

Marco 3 Fronteiras


Caso você não saiba, Foz do Iguaçu é a cidade brasileira que faz fronteira com dois países aqui da América do Sul: Paraguai e Argentina. E esse parque é o local onde você literalmente consegue enxergar os 3 países no mesmo lugar.


Marco 3 Fronteiras

Minha dica pra você é visitar no final do dia, pra poder assistir ao pôr do sol de lá. É muito bonito mesmo!


Pôr do Sol no Marco 3 Fronteiras

 

Usina Hidrelétrica de Itaipú


Na cidade vizinha de Foz, você não pode deixar de visitar essa que foi a maior hidrelétrica do mundo durante muitos anos até a construção da Hidrelétrica das Três Gargantas, na China, em 2003.


Pensando só pelo nome, se você não é um turista interessado por engenharia, pode parecer um passeio sem graça. Mas chegando lá e dando de cara com a imensidão que é essa barragem, você com certeza vai entender porque se tornou um ponto pra ser visitado e tanta gente não abre mão de conhecer.


Show de Luzes da Usina de Itaipú

À noite o passeio se torna mais legal ainda, porque tem um show de luzes que é mais um dos atrativos.

Dica: procure subir na Vista Panorâmica. É demais!

 

Dreamland Museu de Cera


Esse museu fica situado na estrada que você vai obrigatoriamente cruzar do aeroporto até a cidade, ou o caminho inverso pra ir pras Cataratas e o Parque das Aves.



Outro ponto de referência pra encontrar ele, é o Bumblebee e o dinossauro que ficam no jardim em frente ao prédio. É bem grande viu? E se você está indo com crianças, vai ser um passeio bem legal pra levar eles.

 



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page