Everton Silva
O que fazer em Bruxelas em 1 dia
Em uma das minhas idas a Bruxelas, a capital da Bélgica e da União Européia, eu consegui montar um roteiro super prático com o que fazer na cidade em 1 dia.
Vou compartilhar com vocês já adiantando que para uma cidade como Bruxelas, é super possível visitar tudo em 1 dia, mas para aproveitar mesmo, o ideal seriam 2 dias inteiros.

Meu roteiro sai da região central de Bruxelas em um hotel na Avenida Louise que fica consideravelmente afastada de onde vamos visitar tudo, mas com o bonde você chega em menos de 5 minutos.
Me hospedei no Ibis Styles Brussels Louise e você pode conferir os valores clicando nesse link
A escolha do hotel foi o melhor custo benefício que eu poderia ter encontrado. Mas existe uma outra alternativa tão boa e bem localizada quanto que é o ibis Styles Hotel Brussels Centre Stéphanie, que fica um pouco mais próximo de onde tudo acontece e da estação do metrô.
Agora vamos aos pontos turísticos. Saindo do hotel 08:30 da manhã depois de um café bem reforçado.
Vou listar os lugares nesse artigo primeiro, e depois falar um pouco deles, pra que você decida se vale ou não a pena inserir no seu roteiro. Basta clicar na seta ao lado do numeral pra saber mais sobre o que te interessar:
1 - Porte de Hal

Como ficava bem próximo de Louise, e a linha do metrô era a mesma que eu seguiria para o ponto mais extremo da cidade, resolvi começar no Porte de Hal, gastei exatos 5 minutos por lá, pois trata-se apenas de um dos portais antigos da cidade, mas numa construção muito bem conservada e bonita para fotos em um início de dia.
2 - Atomium
De lá vamos para o extremo da cidade, no ponto turístico mais afastado de todos, mas um cartão postal indispensável que é o Atomium. Essa estrutura gigantesca foi colocada ali para uma exposição e hoje está para Bruxelas assim como a Torre Eiffel está para Paris.

Caso você não queira subir, consegue tirar suas fotos em 20 minutos no Atomium e se surpreender com essa construção sensacional, que ao andar por baixo faz parecer que os globos vão cair sobre você. Se optar por subir na atração, eu recomendo você já garantir seus ingressos com antecedência, pra evitar filas e principalmente não correr o risco de não conseguir entrar por falta de disponibilidade.
3 - Parc du Cinquentenaire
Depois do Atomium seguimos para o Parc du Cinquentenaire que é onde você vai conseguir ver o Arco do Triunfo de Bruxelas, que fica literalmente no centro do parque, e caminhando um pouco ainda visita a sede da União Europeia de Bruxelas. Essa visita pode levar de 20 minutos até 1h dependendo do seu tempo para caminhar nos arredores do parque, especialmente se você decidir entrar no museu do carro que fica ao lado do Arco do Triunfo.

4 - Palácio Real de Bruxelas
Aberto ao público de meados de julho até o final de setembro, exceto segunda-feira. Esse palácio imponente fica cara a cara com o prédio do parlamento. Os dois são divididos pelo Parque de Bruxelas, e ficam simbolicamente um olhando para o outro pra enfatizar que a Bélgica é regida por uma monarquia constitucional.
A visita por fora já vale passar por ele, mas se você quiser entrar, super recomendo também correr atrás do seu ingresso antecipado. Pois esse tem fila o dia inteiro para entrar, e muitos grupos com guias, que conseguem preferência na entrada.

5 - Koningsplein
Antiga praça do antigo comércio e antigo Palácio de Bruxelas, e um lugar com construções imponentes e muito bonitas. Essa é uma das praças mais impressionantes de toda a cidade, e fica na lateral esquerda do Palácio, portanto você somente precisará seguir em linha reta para chegar lá.

6 - Mont des Arts
Considerado por alguns a vista mais linda de Bruxelas, esse mirante fica em frente a um lindo jardim que dá acesso à região do centro histórico de Bruxelas.
a vista do Mont des Arts de fato é impressionante.

Além do jardim maravilhoso que compõe o ponto central do Mont des Arts, ele é muito estratégico porque em sua volta você encontra prédios muito importantes como a Biblioteca Real da Bélgica, os Arquivos Nacionais do país e a Praça que é um centro de reuniões da cidade.
7 - Catedral de São Miguel e Santa Gudula

Uma das construções sacras mais imponentes que eu já vi na Europa. Essa catedral que está localiza há poucos passos do Mont des Arts no monte Treurenberg garante para os apaixonados por arquitetura sacra um passeio fascinante tanto no seu exterior quanto no interior que esbanjam muito do estilo Gótico. Nela você consegue gastar entre 30 minutos até 1h fácil pois há muito para se ver no interior. Mas vale a pena.

8 - Galerie de la Reine
Saindo da catedral, você vai descer uma rua caminhando por aproximadamente 4 minutos e chegará neste que foi o primeiro shopping center do mundo.

A elegância e sofisticação dessa galeria é o que faz com que ela se mantenha como uma das principais de toda a Europa desde 1847. São várias vitrines decoradas com muita sofisticação tanto nas lojas de presentes, quanto nos cafés, nas casas de chocolate e restaurantes que você encontra lá dentro. Está longe de ser um dos lugares mais econômicos de Bruxelas, também pela sua tradição. Mas a visita é indispensável.
O tempo que você vai gastar na Galerie de La Reine é relativo, pois lá você pode querer ou não parar em alguma das lojas ou comer e beber algo nos cafés e restaurantes. Do contrário, não passará mais que 30 minutos lá dentro.

Não deixe de olhar pra cima... os detalhes do teto com a iluminação natural mais tons de azul claro e amarelo, são impressionantes.
9 - Grand-Place
O ponto alto da sua visita à Bruxelas. Essa é a principal e mais linda de todas as praças da capital Belga. Ali você vai encontrar um quadrado de construções históricas super opulentes que rodeiam o que hoje é a sede da prefeitura da cidade também conhecida como Hôtel de Ville, com uma torre central que pode ser vista de praticamente toda a cidade, por ser a maior torre de Bruxelas.

Em frente ao Hôtel de Ville, você encontra a Casa do Rei (também conhecida como casa do pão) que hoje abriga o Museu da Cidade de Bruxelas.
Esses são os dois principais prédios da praça, mas não conseguem impressionar sozinhos, pois todos os demais em volta vão garantir que você fique olhando para cima em círculos durante vários minutos e admirando as 39 casas exuberantes que compõem o cenário.
Um dos principais atrativos da Grand Place é o evento que acontece a cada 2 anos, onde um tapete de flores ornamental é montado no centro da praça.
Além disso você encontra inúmeras lojas e cafés na Grand Place, e o acesso para ruas que vão te levar para mais e mais locais encantadores da cidade. Como a Loja Museu do Tim Tim.

Tente se programar pra visitar a Grand Place durante o dia e quando anoitecer. Serão duas experiências totalmente diferentes e é difícil nomear a mais legal.
10 - Manneken Pis
A curiosa estátua de um menino pelado fazendo xixi, que se tornou um dos símbolos mais emblemáticos e amados de Bruxelas.

A história diz que a fonte com o menino urinando foi a única que se manteve intacta após a cidade passar por um grande incêndio. Garantindo assim o abastecimento de água para todos, e tornando o menino fazendo xixi em um símbolo de resiliência, reconstrução e até mesmo um presente divino.
Durante o ano os belgas costumam vestir o Manneken Pis com roupas características para celebrar determinadas datas. A estátua original está no Museu de Bruxelas, a que fica no local que ele foi instalado originalmente é uma réplica para evitar depredações.
Você encontra ele de maneira super fácil saindo da Grand Place pela rua que fica à direita (olhando de frente) da prefeitura. Algumas quadras adiante vai encontrar a qualquer hora do dia uma multidão tirando fotos na fonte.
11 - Halles Saint-Géry
O antigo mercadão de Bruxelas, que funciona como um dos principais centros de exposições locais da cidade durante o dia, e à noite abriga um bar super frequentado por turistas e moradores da cidade.

A construção é bem bacana do lado de fora. Não encontrei nada muito interessante nas exposições, mas como eu encontrei tempo, dei uma passada.
12 - Notre Dame du Sablon
A Catedral de Nossa Senhora du Sablon que fica na rua e bairro do Sablon que é mais um bairro encantador.
A Catedral é construída em estilo Gótico e os vitrais vistos de dentro são um espetáculo à parte.

Você leva no máximo meia hora visitando a catedral que está aberta o dia inteiro. Existem vários ônibus que saem da região da Grand Place e param ao lado da catedral. Mas se você não se importar em caminhar na ladeira até chegar lá, levará em torno de 20 minutos.
13 - The View Grande Roue
Saindo da catedral, subindo à direita da Rue de La Régence, você vai chegar no quadrilátero dos Tribunais de Bruxelas, onde além vai ver um conglomerado de prédios imponentes e um memorial erguido em homenagem aos soldados mortos na Segunda Guerra.
Atrás do memorial, vai ver a roda gigante de Bruxelas, e em frente a ela uma mureta que te garante (na minha opinião) a melhor vista de toda a cidade, e o pôr do sol mais incrível, onde várias pessoas sentam com bebidas para conversar e apreciar a vista.

Não subi na roda gigante, mas a vista de lá de cima deve ser muito mais legal, tendo em vista que conseguimos ter um amplo espaço aberto no nosso campo de visão somente ao encostar na mureta.

Visto o pôr do sol, que tal pegar o ônibus que para ao lado da Notre Dame du Sablon e voltar para a Grand Place e ver ela toda iluminada?
Pode parecer assustador, mas te prometo que deu pra fazer mais de 70% dessa lista a pé e 100% dela em 1 dia. Garanto que não vão se arrepender, e o máximo que vai acontecer é sair de Bruxelas super apaixonados.

Para passeios específicos e ingressos de atrações, cliquem no banner abaixo
Não se esqueçam que o seguro viagem é obrigatório na Europa.