top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

O que fazer em Bratislava

O roteiro do Leste Europeu é um clássico que todo viajante deve se programar para fazer pelo menos uma vez na vida. E no meio dele há uma cidade bem pequena, mas encantadora que é a capital da Eslováquia. Vou dar todas as dicas que eu coletei para você poder saber o que fazer em Bratislava, e garantir que tenha uma experiência incrível na cidade, assim como eu tive.



 

Primeiramente é importante saber de onde vai ser mais fácil e como chegar à Bratislava. A Eslováquia tem fronteira com Hungria, Ucrânia, Polônia, República Tcheca e Áustria.

E sem dúvidas, a o acesso mais fácil será da Áustria. Pois Viena e Bratislava são as duas capitais de países que ficam mais próximas no mundo todo.

Então além de conseguir passear por dois países em um dia só, você ainda marca na sua lista o feito de ter visitado duas capitais!



As opções de cruzar de uma para outra são Carro, Trem, Ônibus (que foi a que eu usei) e a travessia de barco pelo Rio Danúbio, saindo do River Pier de Viena.

De todos esses trajetos, o que mais vai demorar é o do barco, que leva mais ou menos 01h50m. Ou seja, tem que ir!


 

O turismo na Bratislava vem crescendo gradativamente, isso não só por ser uma cidade que fica no meio do caminho para quem vai conhecer um dos países que eu mencionei fazer fronteira, mas também porque é uma cidade medieval cheia de história e paisagens lindas!


Mas afinal, o que temos pra ver nessa cidade que tão pouco se ouve falar sobre?

Vamos ao que interessa então!


Catedral de São Martinho

Uma catedral que fica praticamente colada à principal ponte da cidade, a ponto de quem vê em fotos, imagina que é impossível o acesso. Isso porque ela fica exatamente ao lado de uma muralha que dividia a cidade nos tempos medievais.


Essa que foi palco da coroação de diversos reis e rainhas do antigo império Austro-Húngaro, inclusive a coroação da toda poderosa Maria Thereza, tem em sua aparência o estilo gótico, e no topo da sua torre, uma coroa de ouro ao invés de uma cruz. Justamente por ter sido o lugar onde os monarcas eram coroados.


Catedral de São Martin

Em frente à catedral, você vai encontrar o monumento que foi construído para lembrar a sinagoga que existia ali e foi bombardeada na segunda guerra mundial.


Monumento à Sinagoga de Bratislava

 
Michael's Gate

Entrando na cidade, logo no início da parte que antigamente era amuralhada, você vai encontrar o portão Michael, que é o único que foi preservado da época medieval, é uma das edificações mais famosas de toda cidade.


Michael's Gate

Praticamente de toda parte você consegue ver ele. E outro ponto interessante para você saber, é que esse portão é o marco zero da cidade. Inclusive embaixo dele está o brasão que prova!


 
Blue Church

A igreja de Santa Isabel, mais conhecida como Igreja Azul, é um dos principais atrativos da cidade hoje.


Blue Church

A igreja se tornou tão famosa na região, por causa da pintura azul clara, que hoje para se conseguir casar nela, é preciso entrar numa fila de espera de pelo menos 6 meses.


Interior da Blue Church

Tudo na igreja predomina o azul, inclusive o seu interior. Entrar nela só é possível em momentos de missa e celebrações. E mesmo que você não seja religioso, vale muito à pena a visita, pela arquitetura!


 
Ponte UFO

Uma das primeiras pontes no estilo suspenso que foram construídas no mundo. Essa imponente estrutura que liga a cidade pelo Rio Danúbio, te garante uma caminhada de mais ou menos 10 minutos de um lado para o outro.


Ponte UFO

Ao terminar a travessia, você terá a oportunidade de subir nessa cúpula que parece uma nave espacial, por um elevador. Lá em cima você tem a opção de tomar um drink no bar panorâmico ou subir no deck que te proporcionará uma vista imperdível de toda a cidade por cima do Danúbio.


Bar Panorâmico da UFO

Minha dica é que suba próximo do pôr do Sol. Você vai conseguir ver o Sol se escondendo atrás de algumas colinas, de lá de cima, e depois descer para o bar pra terminar sua tarde tomando alguma coisa e vendo a cidade iluminada!


Vista de cima do Deck da UFO

 
Old Town Hall

Esse prédio é a prefeitura mais antiga de todo o país, e fica no meio de uma praça da cidade velha de Bratislava.


Old Town Hall

É a construção de pedra mais antiga da cidade, e um dos cartões postais que você não pode deixar de conhecer.


 

Konditorei Kormuth

Um café no meio do centro antigo de Bratislava, que oferece uma experiência daquelas de filmes de época, onde você vai poder comer um doce ou pedaço de bolo (muito bem servido por sinal), e pedir uma bebida por 10 euros.


Ambiente do Konditorei Kormuth

Essa é a melhor pedida para um café da tarde na sua visita à Bratislava. E por isso, existe a possibilidade de você encontrar fila pra entrar. Isso porque eles não deixam entrar mais pessoas do que o número de cadeiras vai comportar.


Interior do Café Konditorei Kormuth

Só que a possibilidade de viver essa experiência vale qualquer espera, garanto!


 
Man at Work

A estátua de um operário debruçado em um bueiro aberto, que para alguns representava um homem tentando fugir do trabalho, e para outros era ele nessa posição para olhar por debaixo das saias das moças que passavam.


Estátua Man at Work

O capacete dele está com esse aspecto de polido, pois como em quase toda cidade da Europa tem sua estátua para os turistas encostar e dar sorte, a da Bratislava é essa. Mas os locais costumam dizer que ao invés de sorte, o turista que colocar a mão no capacete, vai simplesmente encostar no xixi dos cachorros que adoram ele ali!


Por ser frequentemente atingido por carros, e causador de tropeços de transeuntes, foi colocada uma placa ao lado dele com sua imagem e a mensagem Man at Work.

 
Castelo de Bratislava

Localizado em um dos pontos mais altos da cidade, tornando possível visualizá-lo da maioria dela, o Castelo de Bratislava é uma imponente construção no estilo gótico, sofreu algumas alterações até ficar com o aspecto renascentista.


Castelo de Bratislava

A subida ao castelo parece ser sacrificante, mas eu fui no meio da tarde, depois de andar a cidade toda, e não senti tanto a subida, pois é em zigue zague.


Entrada do Castelo de Bratislava

É possível fazer um tour dentro do castelo, mas é cobrada uma taxa turística para isso. Eu sinceramente não senti nenhuma necessidade, tendo em vista que tudo que estava em volta ali de cima, pra mim já era lindo o suficiente!




 

Claro que a cidade tem mais coisas pra ver, como museus e outras atrações. Mas foquei esse roteiro em o que você consegue fazer em 1 dia.




Dê uma chance à Bratislava, que eu garanto que não vai se arrepender!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page