top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Como chegar em Roma do Aeroporto Fiumicino FCO


Todos os caminhos levam a Roma! Então vamos aprender a sair do aeroporto e ir pra cidade?

Aeroporto

O aeroporto de Roma é o Fiumicino (FCO), que fica há uns 40 minutos de carro da cidade.

Ele tem 3 terminais, mas vamos falar aqui do T3 que é o que recebe a grande maioria dos voos internacionais além de ser o maior, ok?

As maneiras mais fáceis e econômicas de sair do FCO e ir para roma são as seguintes, em ordem de menos perrengue:

Translado Particular - o mais indicado para quem não quer se preocupar com nada a não ser pisar na área de desembarque e encontrar um motorista pronto para carregar suas malas até o carro e te deixar no hotel. Custa a partir de 50 euros, dependendo do número de pessoas. Quanto maior o carro, maior o valor.

Siga as placas assim que desembarcar ou simplesmente espere que alguém vai te abordar para oferecer o serviço.

Mas só vá se tiver certeza que é um credenciado do aeroporto para não correr riscos!

Você pode reservar antecipadamente para não ter surpresas com valores e ter seu motorista esperando com uma placa com seu nome no desembarque.

 

Táxi - Como em toda cidade turística, ao desembarcar você vai se deparar com diversos taxistas oferecendo a viagem para o centro de Roma. Se não se sentir seguro com o translado ou não quiser arriscar outro transporte, vá com a seguinte instrução: negocie o valor total da viagem antes de entrar no carro, passando de 48 euros o total para 4 pessoas já com as malas incluídas (digo isso porque alguns vão querer inventar taxa de bagagem) nem entre!

Se você se arriscar a entrar no carro e contar com o taxímetro, vai se meter em uma cilada. Principalmente se o táxi que você entrar for de Fiumicino e não de Roma, pois as taxas de Fiumicino são mais altas. Se no momento em que você desembarcar a área estiver vazia, é possível que consega fazer um bom negócio, porque eles preferem pegar a viagem do que ficar ociosos. Mas não espere descontos de mais de 5 euros, porque como podem ver na imagem acima, os credenciados trabalham tabelados quando não ligam o taxímetro.

E se estiver em um grupo de 4 pessoas cada um vai pagar menos que no trem!

 

Trem - Há duas opções saindo de dentro do aeroporto mesmo, o Leonardo Express e o trem regional que é a linha FL1.

Evite essa segunda, pois o número de paradas até chegar em Roma é interminável! Use o Leonardo Express que leva 32 minutos para chegar no Roma Termini e sai de 15 em 15 minutos.

A passagem do Leonardo Express custa 14 Euros, mas se você está sozinho e hospedado próximo ao terminal vale a pena sem dúvidas, por que além de tudo o trem é super bonito e confortável!

Outra vantagem é que crianças até 12 anos não pagam.

Para encontrar a estação no aeroporto, basta seguir as placas indicativas, logo no desembarque.

Você terá que atravessar uma passarela (indicada no mapa do início desse post). Mas não é uma caminhada infinita, fique tranquilo!

Você pode comprar seu bilhete online no Site da Trenitalia, que tem até sua versão em português, e pode comprar em BRL real. Só tome cuidado para não colocar Roma e sim Aeroporto Fiumicino no campo "De" pois o aeroporto não fica em Roma, Fiumicino é outra cidade. Assim como São Paulo - Guarulhos ;)

 

Ônibus - Essa sem dúvidas, será de todas as opções, a mais barata. Mas exigirá de você uma certa coragem em confiar que ninguém vá afanar suas malas no bagageiro caso desça antes que você, e uma enorme paciência com trânsito!

No Terminal 3 do aeroporto você encontra:

Essa cia de ônibus executivo é uma das minhas favoritas, e confesso não ter utilizado ela em Roma, mas já usei em diversas outras cidades da Europa.

O ônibus te leva do FCO até a estação Roma Termini, e o custo é de 6 euros caso compre na bilheteria do aeroporto ou 5 euros se comprar online.

Os ônibus são sempre limpos e confortáveis, e é muito fácil encontrar no Terminal 3 (que é o que geralmente você vai desembarcar caso venha de fora da Itália). Sinalização para todos os lados :)

Essa é outra opção para quem quer um ônibus executivo, que pela qualidade é bem popular pelos viajantes. Custa 6 euros e te leva até a Stazione Ostiense (que é a do Eataly) e para a Roma Termini.

Essa é mais uma opção de transporte em ônibus executivo, que tem opções de descida no Roma Termini ou na frente da entrada do Vaticano. A opção ideal caso sua hospedagem seja naquele pedaço da cidade! Comprando online você paga 6 euros o trajeto aeroporto-cidade

 

Aluguel de Carros

A última opção é a de alugar um carro, que você pode fazer antecipadamente e só retirar no aeroporto, ou escolher sua locadora favorita e alugar na hora. O que eu não recomendo devido a burocracia e muitas vezes a barreira da língua em conseguir entender ou se expressar, tendo em vista que o inglês dos italianos não é lá essas coisas!

Caso você goste de desbravar as estradas italianas que costumam ser verdadeiros tapetes, essa sem dúvidas é a sua melhor opção.

Mas tenha em mente que estacionar carro e se locomover em Roma é um desafio à parte ok? O trânsito no centro geralmente é caótico, misturado com aquela pitada de paciência italiana!

Espero ter ajudado vocês a fazer a escolha de como irão do FCO para Roma quando chegarem na cidade.

Fiz este post porque sofri bastante para descobrir o melhor caminho até chegar, e se querem saber... nada foi melhor do que quando eu contratei um transfer (in e out)! Comodidade, praticidade e tranquilidade... não tem dinheiro que pague. Se tratando de Roma, pra mim foi sem sombras de dúvidas a melhor opção.

Caso tenham mais dicas de como sair do FCO, compartilhem conosco nos comentários!

Abraços

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page