top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Como é viajar de FlixBus pela Europa

Existem diversas formas de explorar o continente antigo. A FlixBus é a empresa de ônibus mais forte e popular de toda a Europa. Com ela você pode se deslocar entre cidades e até países do continente europeu, por tarifas assustadoramente baratas e com um certo conforto. Eu utilizei esse serviço indo de Praga para Viena e depois de Viena para Bratislava (ida e volta nesse segundo) e vou contar para vocês como é viajar de FlixBus pela Europa!


Ônibus de 2 Andares para viagens mais longas


A primeira dica pra você garantir uma passagem barata (e quando eu digo barata, estou falando sobre valores inferiores a 20 euros viu, sério!), é comprar online e com antecedência. Diferente das tarifas aéreas, as das passagens de ônibus flutuam mais de acordo com o quanto está próxima a viagem do que ocupação, tendo em vista que praticamente todos os destinos têm uma saída por hora.

O que eu fiz para monitorar os dois destinos que eu gostaria de comprar, foi baixar o app da empresa e comprei direto por lá, já conseguindo o meu bilhete eletrônico com QR Code.


Localização das Paradas

Vou começar com o ponto que mais me atrapalhou, confundiu e diria que até me decepcionou no serviço da FlixBus. A localização das paradas dos Ônibus eram muito confusas.

Salvo no retorno da Bratislava para Viena, que foi numa rodoviária que tinha vários painéis com informações das saídas e plataformas, além de funcionários para auxiliar, todas as outras que eu passei, foram extremamente difíceis de entender, sem absolutamente ninguém para orientar, e em no caso de Praga em um local muito pouco provável e mal sinalizado.

Isso me custou perder um dia inteiro da minha viagem de Viena, pois no meu voucher do bilhete para Praga, dizia que a saída do ônibus era no terceiro andar da estação de trem. Cheguei 2h antes da saída, e rodei tudo aquilo (que acreditem, é uma estação enorme), e não encontrei nem o tal do terceiro andar, nem um funcionário representando a FlixBus, nem muito menos algum da estação que desse uma informação correta.


Estação de Praga

Consequentemente eu perdi o meu ônibus e ao ligar no atendimento da FlixBus para pedir socorro, descobri que o terceiro andar era a calçada, do lado oposto da entrada principal da estação, em frente à saída do estacionamento. Ou seja... não ia encontrar esse terceiro andar nunca né? Principalmente porque a placa deles simplesmente não existe. Há um poste na parada com um quadro de folha A4 que tem as linhas e periodicidade das saídas daquela parada.


Sinalização na Parada

O que resultou eu ter que esperar ser realocado para 2 ônibus depois do meu horário, por falta de disponibilidade no próximo. Detalhe: eu havia comprado um assento especial, pois como a tarifa foi tão barata, não vi problema em investir um pouco mais em conforto. Mas esse conforto não existiu, porque eu fui encaixado em um outro ônibus por causa da confusão.


 
Pontualidade

Nesse quesito a FlixBus não deixou a desejar em nenhum dos trajetos que fiz com eles. Todos os ônibus chegaram no horário tanto nas origens quanto nos destinos. É bem legal ver como eles calculam até rotas de possível engarrafamento, para poderem garantir a pontualidade.


Embarque em Praga

E o embarque é bem rápido e eficiente, pois você só apresenta o documento e eles escaneiam seu QR Code. Nada de complicação, como a maioria das outras, portanto nenhuma crítica nesse ponto também!

 
Conforto dos Ônibus

Todos os ônibus que eu utilizei foram bons no quesito conforto. Poltronas macias que reclinavam consideravelmente bem, bem conservados, por mais que saibamos que são ônibus que não param nenhum momento de rodar com passageiros de toda parte, e limpos!



Poltronas Convencionais

Os ônibus que fazem rotas de duração mais longa, tem geralmente 2 andares, onde o de baixo é para quem comprou assentos especiais ou pessoas com mobilidade reduzida, uma banheiro, relativamente espaçoso e uma espécie de geladeira de snacks e àgua.



Poltronas 1ª Classe

Outro ponto positivo é que alguns ônibus oferecem WiFi gratuito. Alguns... não os que eu usei!


WC do Ônibus de dois andares

 
Serviço

Nesse ponto, por ser uma empresa européia, eu esperava um pouco mais. Não no quesito cordialidade, pois a gente sabe que não é muito o forte de europeu, ainda mais se está em um ambiente que não é fiscalizado por ninguém. Mas na prestatividade!


Ônibus de 2 Andares

Exemplos: Nenhum dos funcionários da FlixBus que eu encontrei nas paradas, sabia me orientar em como encontrar a parada respectiva ao meu destino, mesmo comigo mostrando o voucher para eles. E essa impressão se tornou evidente, pois além de serem todos, o tratamento impaciente era de quem queria que nós saíssemos de perto e nos virássemos sozinhos. Prestatividade zero.

Por outro lado, quando tive o problema em Praga, eu fui atendido em Português por uma atendente muito cordial que não saiu da linha até resolver minha situação.


 

Para um serviço tão barato, eu acho que super vale a pena. Pois é uma oportunidade de você fazer uma viagem muito maior, gastando a metade do que gastaria de trem ou avião.


Área de Poltronas 1ª Classe

A única coisa que eu acho que eles precisam melhorar urgentemente é a questão da sinalização nas paradas. Ou disponibilizam um agente que fique lá dedicado a dar informações para as pessoas, ou investem em sinais mais intuitivos e fáceis de achar. Pois isso era a queixa de ABSOLUTAMENTE TODAS AS PESSOAS em todas as paradas que eu utilizei o serviço deles.



1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page