top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

O que fazer em Praga

Atualizado: 16 de jan. de 2020


Praga é uma das cidades mais lindas que eu já visitei em toda a minha vida. Confesso que quando eu via fotos e vídeos, achava um pouco exagerada a devoção dos turistas à essa cidade, mas quando cheguei nela, rapidamente entendi o motivo pelo qual a capital da República Tcheca, leva o apelido de Pérola da Europa. E nesse post eu vou mostrar pra vocês o que fazer em Praga para que sua viagem seja o mais proveitosa o possível.

Praga

 

Primeiramente é muito importante você saber três coisas sobre Praga (além é claro que ela é absurdamente linda):

1. Você consegue desbravar praticamente toda a cidade (a parte turística dela) à pé! E o transporte público é super fácil de usar, apesar da língua, e não é caro.

2. Escolher se hospedar nas zonas 1 e 2 vão te garantir um melhor aproveitamento de tudo, principalmente em deslocamento. Fora dessas zonas você vai sempre depender de bondes e metrô, o que pode ser uma perda de tempo que não compense a economia.

3. Reserve pelo menos 3 dias inteiros para ficar na cidade. Além de ser um tempo razoável para conhecer tudo sem correria, você vai poder aproveitar e se apaixonar ainda mais por Praga.

Vista Hotel Praga

Eu escolhi ficar bem localizado pra poder garantir que sempre que desse vontade, numa caminhada eu já estivesse em frente às lindas paisagens de Praga. Comparado com muitas cidades turísticas que já visitei, não achei a hospedagem cara.

 

Vamos então ao assunto principal, que é o como podemos aproveitar Praga

Old Town Square

Old Town Square

O primeiro ponto que você deve parar é a Old Town Square. Nessa praça que é o símbolo da cidade, é onde tudo acontece em Praga.

Lá você encontra o famoso relógio astronômico, que é um dos únicos ainda existentes no mundo, que atrai multidões a cada hora para assistirem a caminhada dos apóstolos, a Igreja de Tyn que tem sua frente tampada por casas, mas mesmo assim não perde a imponência e beleza no cenário da praça, a Igreja de São Nicolau e o monumento dedicado a Jan Hus .

Relógio Astronômico

Dessa praça você consegue fácil acesso ao bairro judeu, que é lindíssimo e à nossa próxima atração nessa lista de to do's de Praga.

 

Charles Bridge

Na minha opinião, a ponte mais linda de toda a Europa! Ela é a segunda ponte mais antiga da República Tcheca, e liga a Cidade Velha à Cidade Pequena no ponto em que o Rio Moldava às corta.

Charles Bridge

Essa ponte é um exuberante museu a céu aberto, que abriga além das torres de entrada em cada uma das pontas, 30 estátuas.

Estátuas Charles Bridge

É possível subir na torre do lado da cidade velha, mas não tem nada demais lá de cima... digo isso porque ela é tão linda de qualquer ângulo, que pagar pra subir se tornou indiferente pra mim!

Charles Bridge

Não espere essa ponte menos do que LOTADA todos os dias! 7h da manhã, a situação já é de multidão aí... mas vale muito MUUUUITO a pena cruzar esse que é o principal cartão postal de Praga.

 

Igreja de São Nicolau

Terminando sua travessia na Charles Bridge em direção à cidade pequena de Praga, você vai se deparar com a encantadora Igreja de São Nicolau, que é outra obra de arte que compõe o cenário da cidade.

St Nicholas Church

Essa Igreja construída no estilo barroco, é uma das construções mais valiosas do leste europeu. Ela é aberta à visitação, mas tem que pagar!!! É também possível assistir concertos de órgãos lá dentro.

Em volta da Igreja você vai encontrar várias opções de restaurantes... poucos de comida Tcheca, o que pra mim não fez nenhum sentido!

 

Castelo de Praga

Seguindo o caminho da Igreja de São Nicolau, seja pelas escadas ou pela ruela que você vai ver no único sentido, vai chegar à área do Castelo de Praga. O castelo em (comparado com as outras coisas que você vê em Praga), não chama atenção nenhuma, só é imponente. Mas por ser quadrado, o que eu achei bonito nele foram apenas os portões.

Portão Castelo de Praga

Esse castelo fica em um complexo enorme que abriga um jardim maravilhoso, que certamente vai te render muitas fotos e a imponente Catedral de São Vito, que é a maior catedral da República Tcheca, e uma das construções mais notáveis de toda Praga.

Costas Catedral St Vitu

Até porque fica em um dos pontos mais altos da cidade, e suas torres bem características do estilo gótico, fazem com que não dê para passar desapercebida.

St Vitu

O interior da catedral, também é muito bonito, e o que mais chama atenção são os vitrais. Portanto, vale muito à pena ir lá dentro, mesmo que somente na área gratuita, já que para explorar a catedral na sua totalidade, inclusive subir na torre e ver o maior sino do país, haverá um custo!

Vitrais Catedral St Vitu

Reserve pelo menos metade de um dia para explorar a área do castelo.

Jardim Castelo de Praga

Caso você queira evitar subir à pé, pode pegar o bondinho na parada que fica atrás da Igreja de São Nicolau e descer na parada Pražský hrad. Ambas linhas 22 e 23 do bonde vão parar lá! E a experiência é bem legal também.

 

Wenceslas Square

A principal e maior praça de toda República Tcheca. Na Wenceslas Square, você vai encontrar diversas opções de compras (seja nela ou nas ruas que a cruzam), e vai ter acesso à pé para diversas outras atrações da cidade. O ponto marcante da Venceslas Square, que torna ela tão bonita é o prédio do Museu Nacional de Praga que fica no topo da praça.

Para vocês terem uma ideia de como ela é grande, dentro da praça você encontra 2 estações de metrô (Muzeum e Mustek).

Wenceslas Square

Algo bem bacana da Wenceslas é a quantidade de intervenções artísticas que estão expostas em toda a praça. Muito bacana mesmo. Faz com que você caminhe toda a praça de cima pra baixo (porque ela é uma rampa), sem nem perceber a distância, pois vai apreciando tudo.

A visita ao Museu Nacional também é um Q a mais, pois além do prédio já ser por si só uma obra de arte do estilo neorrenacentista, ele abriga várias obras que marcam a cultura tcheca.

National Museum Prague

Dica: Caso você esteja na cidade no segundo sábado de junho, a entrada nesse e em todos os outros museus de Praga é gratuita a partir das 18h

E ao lado do museu você também encontra a Ópera Estatal de Praga, que é outro prédio lindo (como tudo em Praga), e sedia óperas e espetáculos de balé.

 

Teatro Nacional

O principal teatro de toda República Tcheca, é um imponente prédio que fica às margens do Rio Moldava. Ele além de ser um monumento nacional, é conhecido como a alma mater da ópera Tcheca.

Teatro Nacional Praga

Mais uma jóia do estilo neorrenascentista que divide o espaço com um outro teatro bem mais moderno, que somente tem apresentações não verbais para poder atrair públicos de todas as nacionalidades, que é o Laterna Magika.

Laterna Magika

O pátio que divide os dois, sempre tem belas esculturas e serve como ponto de descanso para vários turistas e locais que estão cruzando a cidade.

 

Dancing House

Uma das atrações mais inusitadas, e consequentemente fotografadas de toda Praga. Esse prédio que foi reconstruído depois de bombardeios que a cidade sofreu, foi vítima de muito preconceito e rejeição pelos locais, pois destoa totalmente da arquitetura que predomina em volta.

Dancing House

Mas com o tempo essa obra que imita um homem puxando sua dama numa dança, virou um dos cartões postais de Praga, e hoje é inclusive um hotel, e o terraço é aberto para visitações.

Dancing House
 

Vysehrad

Um parque que fica bem afastado de toda a concentração turística, mas que proporciona uma vista incrível de Praga.

Vysehrad

Por ser um lugar mais afastado, pode ser uma ótima opção para relaxar, tendo em vista que a cidade tem tantos turistas. O pôr-do-sol do Vysehrad pode ser uma das experiências mais inesquecíveis da sua viagem à Praga.

Vysehrad Cathedral

Não deixe de olhar a basílica que é o que mais chama atenção nesse parque.

 

Visitando essas atrações que eu mencionei, no seu caminho encontrará muitas outras, pois Praga carrega a fama turística que tem, justamente por causa no leque enorme de opções para os turistas se divertirem.

Praga

Outra dica pra economizar, é procurar no calendário cultural da cidade os open days, que são dias em que as principais atrações pagas, têm sua entrada gratuita. Vai que você dar sorte de estar por lá em um desses!

Não se esqueça de comprar o seu Seguro Viagens pra garantir sua tranquilidade durante a viagem, e não ter gastos exorbitantes, em caso de algum acidente ou você passar mal! Ele é fundamental, e obrigatório para turistas na Europa.

Charles Bridge

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page