top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Como é voar na Classe Econômica da Iberia


Em minha última viagem para a Europa, fiz um voo na classe econômica com a Ibéria, e nesse Post vou contar para vocês como foi minha experiência com essa cia que divide opiniões entre ser boa e ruim.

Iberia A330-300

 

Check In

Fiz o check in online, que abriu com aviso por SMS 24h antes do voo. Consegui marcar os assentos disponíveis sem cobrança de taxa adicional, mas ao final do processo, não consegui emitir o meu eticket para deixar guardado. O que me deixou inseguro se eu tinha ou não de fato concluído o processo do check in e garantido as poltronas que eu havia escolhido.

Ao chegar no aeroporto eu fui para a fila do check in somente pra garantir e também para despachar a mala.

O Check In da Ibéria no aeroporto de Guarulhos acontece na ala H do Terminal 3.

A fila estava tranquila e eles disponibilizaram até um número considerável de funcionários para atender as pessoas.

Em menos de 10 minutos eu já fui atendido, e de cara o funcionário me disse que meu check in já estava feito, inclusive que já estava programado para pontuar no programa de milhas da American Airlines que é o que eu escolho quando voo com as cias da One World.

Ele imprimiu meus cartões de embarque, despachou minhas malas e eu pude seguir tranquilo para a área do embarque.

 

Embarque

O embarque foi outro ponto positivo que tenho que ressaltar, pois era um voo totalmente lotado e mesmo assim, as pessoas embarcaram na hora certa, sem grandes filas pois eles organizaram corretamente os grupos de embarque e não aconteceu aquela clássica de pedirem para os passageiros despacharem a bagagem de mão devido ao voo estar cheio!

 

Aeronave

O avião que a Iberia está operando a rota São Paulo - Madrid hoje é o Airbus A330-300 que é um avião bem novinho com 292 assentos e três classes: Business Plus - Premium Economy - Economy

Iberia Airbus A330-300

Como eu fui enlatado na Economy, é sobre ela que vou falar pra vocês!

O layout de poltronas é 2-3-2 e tinham 5 banheiros disponíveis para os passageiros da econômica.

O espaço das poltronas era muito (não estou exagerando) muito apertado! Vejam na foto abaixo que sem nem o passageiro da frente ter reclinado, minhas pernas (tenho 1,70m) estavam no limite:

Espaço pernas Iberia A330-300

Vejam a comparação com a Business:

Business Class Iberia A330-300

Esse era o travesseiro que disponibilizaram junto com uma manta vermelha nas poltronas:

Como é Voar na Classe Econômica da Ibéria

O display da poltrona, e o entretenimento à bordo que foi oferecido eu até gostei bastante, pois era uma tela cujo touch screen funcionava perfeitamente, e ainda por cima ofereciam WiFi (obviamente pago) à bordo

A330-300

WiFi Iberia

 

Serviço de Bordo

Agora que chegamos no ponto em que na minha opinião, é o que a Iberia precisa urgentemente dar um jeito para poder melhorar a impressão com o público, que é o serviço de bordo

Serviço de Bordo Iberia

A primeira consideração que eu tenho a fazer sobre esse ponto é a total falta de cordialidade dos comissários de bordo que trabalham nesse voo. E isso para mim que (como podem ver na foto) fiquei sentado praticamente na divisa entre econômica e economy plus, ficou gritante na forma que os comissários mudavam até o semblante ao cruzarem essa cortina.

Já disse em outros posts e vou repetir: "Muitas vezes um avião desconfortável não incomoda tanto quanto uma tripulação hostil!"

Agora se o avião já não é dos mais confortáveis (mesmo estando nós falando da classe econômica), e o atendimento da tripulação não é simpático, temos só um resultado pra essa receita: Acho que não preciso falar qual não é?

E digo isso, pois o atendimento das comissárias da Iberia foi extremamente impaciente (sim, conheço espanhóis, e sei que não estou generalizando), e por vezes até grosseiro com algumas pessoas (me incluo nisso).

O meu voo em matéria de serviço de bordo só se salvou no quesito comida! Essa sim, foi pra lá de maravilhosa.

Comida Serviço de Bordo Iberia

O jantar farto com a comida fresquinha. Eu sempre faço um teste e peço água e a bebida que eu tiver vontade de beber acompanhando a refeição, pois em algumas cias já ouvi que "era um ou outro" e não só tive como pegar coca e a água, mas também poderia ter pedido vinho como eu vi outra pessoa fazendo.

Temos que ser justos. A Iberia não faz miséria com comida não!

O café da manhã também é bem servido. Eles, como na maioria dos voos, servem com mais ou menos 1:30 antes do avião pousar no destino. E a forma na qual acordam as pessoas é acendendo várias cores de luzes das mais fracas até a iluminação ficar completa, e as pessoas prontas para comer

Café da manhã Iberia

 

Como conclusão o que eu tenho a falar é que eu sim experimentarei novamente a Iberia, mas só para confirmar se o serviço de bordo dessa tripulação em questão era ruim, ou se isso é um padrão da companhia. Mas sem grandes expectativas referente ao conforto da poltrona na econômica que é de fato uma sensação de estar enlatado. Maaas é econômica! E os assentos mais baratos tendem sempre a serem os menos confortáveis do avião! Por isso eu não coloquei isso como uma questão tão ruim quanto à do atendimento dos comissários.

Como é Voar Iberia

Espero ter ajudado de alguma forma a quem esteja cotando ou até já tenha comprado sua passagem com a Iberia, para voar esse trecho.

Caso ainda esteja na fase de cotar, coloquei abaixo o campo do MaxMilhas que é onde eu compro as minhas passagens com muuuuito mais economia do que em qualquer outro site!

Aproveitem e confiram quanto está a sua próxima viagem:

0 comentário
bottom of page