top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Direitos do Viajante em casos de Atraso de Voos


Você já teve um voo atrasado ou cancelado e não sabia que como viajante, teria direito à alguns suportes da cia aárea?

Nesse post eu vou falar para vocês uma experiência que eu tive, que foi super desagradável, mas resultou em conhecer um pouco mais sobre os direitos do viajante em casos de atraso de voos.

O que fazer em casos de atraso de voo

O Perrengue

Em maio de 2019, fiz uma viagem com a Latam e no voo de volta para o Brasil, as pessoas começaram a embarcar, e quando eu estava prestes a entrar no avião, ouvi o comunicado que o voo havia sido cancelado por problemas técnicos na aeronave, e que a previsão de saída do próximo voo, seria em 6h com uma aeronave que estava a caminho do aeroporto.

Imediatamente todas as pessoas ficaram inconformadas e começaram a reclamar em voz alta, pois compramos um voo de domingo, para chegar em São Paulo 20h (para quem entende de precificação de passagem, sabe que por ser um horário tão conveniente de fim de semana, a tarifa desse trecho não costuma ser das mais baratas).

Para tentar conter a insatisfação das pessoas, ou pelo menos não deixar tão evidente no aeroporto, nos encaminharam para uma área isolada no andar de baixo, dizendo que nosso voo sairia de lá, portanto seria mais prudente que esperássemos nesse local.

O que não adiantou muito, pois as pessoas não paravam de reclamar (com razão), da total falta de consideração com os passageiros. Isso porque muitos não tinham como destino final São Paulo, e não havia ninguém para pelo menos explicar se a Latam iria ou não se responsabilizar pela conexão que essas pessoas certamente iriam perder.

Juntou essa preocupação, com o fato de todos começarem a sentir fome, a aí o caos foi instaurado. Os funcionários da cia tiveram dificuldade em se organizar no espaço que nos colocaram, para distribuir vouchers de alimentação para as pessoas e amenizar aquela situação.

Fim da história, nosso voo saiu e voltamos para o Brasil. Mas muitos com aquela sensação de lesados.

Foi onde eu pensei: Será mesmo que não tem nada que eu possa fazer para compensar esse transtorno, estresse, cansaço e mudança de plano repentina?

 

A Solução

Fiz uma busca e encontrei uma empresa chamada Liberfly, que acessora pessoas que passaram pelo mesmo perrengue que eu.

A Liberfly é uma empresa que pode lutar pelos seus direitos em casos de voos atrasados ou cancelados no prazo de até 5 (cinco) anos. Com a garantia que você só paga a parte deles (que será especificada logo no começo do processo), em causas ganhas. Causas essas que você poderá ganhar a partir de R$1.000,00!

Mas se você achar que o seu prejuízo pu transtorno valem mais do que mil reais, pode dar uma choradinha que eles vão brigar por mais pra você.

Voo Cancelado

Acionar a Liberfly é simples. Você só precisa entrar no site deles CLICANDO AQUI e cadastrar o voo (com seus dados da reserva para provar que você voou ou voaria naquele trecho), e eles fazem todo o trabalho depois, te posicionando do status.

 

O seu Respaldo

A ANAC tem uma cartilha com o descritivo dos direitos que você como viajante tem, caso uma cia aérea que esteja te levando do ou trazendo para o Brasil, faz com que você passe por uma dessas situações que eu passei. Independente da cia ser brasileira ou estrangeira, tendo ela autorização para operar no nosso território, já sabe que deve se enquadrar nessas regras.

A partir de 1 hora de atraso você já tem alguns direitos garantidos que pode reivindicar logo no balcão do portão de embarque:

Voo atrasou?

A cartilha completa com todos os direitos do viajante que passa por casos de voo atrasado, cancelado ou até mesmo overbooking, você encontra CLICANDO AQUI

 

O que fazer

Algumas dicas que muitos viajantes experientes, que já passaram por isso, e percebem quando vão ter o seu voo atrasado cancelado ou vão passar por overbooking são:

- Tire foto do painel de voos do aeroporto, focando o status do seu voo. Se possível todas as vezes que houver atualização (até mesmo de portão)

- Tente gravar (áudio já é suficiente) o anúncio da cia para os passageiros sobre o status e motivo da alteração, cancelamento ou atraso do voo

- Guarde seu cartão de embarque

- Acione a cia aérea através da central de atendimento, pedindo uma providência e guarde o número do protocolo do atendimento

- Guarde notas fiscais de absolutamente qualquer gasto que você tenha no aeroporto dentro desse período (inclusive se forem gastos pagos com o voucher de alimentação que a cia vai te dar).

Quanto mais dessas evidências você tiver em mãos, mais você vai conseguir garantir que uma indenização aconteça, e que essa seja satisfatória pra você, tendo em vista os transtornos que pode vir a passar.

Overbooking de voo

 
Liberfly

O motivo pelo qual eu aconselhei a Liberfly pra vocês, foi pelo fato de ter funcionado comigo, e eu ter sentido havia alguém para conciliar a situação sem que eu fizesse nenhum esforço além de relatar o que aconteceu comigo e enviar 3 comprovantes, que foram:

RG - Comprovante de Residência - e-Ticket da passagem

E enviar que eu digo, é online viu? Nada de correios ou ir pessoalmente em lugar nenhum.

Espero que ajude vocês a economizarem na próxima viagem (como foi o meu caso), usando o perrengue de um voo atrasado para receber uma indenização!

Voo atrasado

0 comentário
bottom of page