top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Bonito MS - Tudo que preciso saber antes de ir

Atualizado: 23 de ago. de 2021


Gruta do Lago Azul Bonito MS

Bem vindos à Bonito. Um dos principais destinos de Ecoturismo no Brasil. O queridinho de todos os blogs e Instagrams de viagens e definitivamente um lugar que vai te proporcionar momentos inesquecíveis.

Aeroporto

Primeira coisa importante pra saber é que você deve comprar um voo para Campo Grande que é a capital do Mato Grosso do Sul, quando for a Bonito.

Pois é o aeroporto mais próximo. A cidade até conta com um aeroporto o BYO, mas são raríssimos os voos que pousam lá, geralmente são os voos fretados ou de jatinho.

Campo Grande

A distância de Campo Grande até Bonito é de 3 a 4 horas numa estrada ótima.

Suas opções serão alugar um carro, ou contratar um transfer.

Leitor do blog tem valor especial com as melhores que operam, para ambas as escolhas:

Reserve seu Transfer Aeroporto - Hotel - Aeroporto para Bonito, saindo de Campo Grande

Transfer Bonito - Touron

Alugue um carro retirando em Campo Grande

**Comprando nesses links você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda o trabalho de pessoas como eu que estão aqui pra ajudar você a viajar mais e melhor!!! :) **

Entrada Bonito

 

Hospedagem

Já são diversas as opções de hospedagem em Bonito. Você vai poder encontrar desde resorts 5 estrelas, até hostels e pousadas familiares. A hospedagem lá é em preço mediano, e o conselho que eu dou é que opte por uma com distância a pé da Praça da Liberdade. Pois a cidade já é bem pequena, e é ali que quando você não estiver em um dos passeios, irá com certeza estar! Pois é o centro de Bonito.

Abaixo você encontra uma seleção com os melhores hotéis com os preços mais atrativos na cidade, não deixe de conferir, que vai valer a pena!

Zagaia Eco Resort

Zagaia Eco Resort Booking

Um pouco mais afastado do centro de Bonito, mas em matéria de estrutura, conforto e atendimento, é o que há de melhor em toda a região! Você inclusive pode contar com um transfer do aeroporto caso esteja hospedado com eles. Há tantas atividades nesse hotel, que muita gente vai pra Bonito só pra ficar nele, e mal sai da área do resort.

Hotel Pirá Miúna

Pirá Miúna Bonito - Booking.com

Hotel ideal para casais. A localização desse 3 estrelas é o ponto mais forte dele! A pé você conseguirá aproveitar todo o centro da cidade, e redondezas.

Ele também tem estrutura para os hospedes fazerem churrasco em um mezanino. Assim além de não incomodar quem queira descansar, promove interação com quem resolva utilizar. O custo benefício $$$ desse hotel na minha opinião é excelente.

Hotel Refugio

Hotel Refúgio - Bonito - Booking.com

Esse é um hotel bem simples. Mas se você procura uma boa localização, conforto e limpeza para descansar depois dos seus passeios em Bonito, um café da manhã justo e reforçado, e por que não uma piscina grande para aproveitar... tudo isso a um preço bem atrativo, essa definitivamente vai ser a sua escolha. Digo isso porque eu fiquei nele e não tenho nada pra falar que desabone! Inclusive o atendimento foi excelente.

Se ainda assim nenhuma dessas opções te chamou atenção, você pode procurar o hotel que melhor atenda sua expectativa no campo abaixo:

**Comprando nesses links você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda o trabalho de pessoas como eu que estão aqui pra ajudar você a viajar mais e melhor!!! :) **

 

Locomoção

Como eu disse anteriormente, você tem a opção de alugar um carro, que na minha opinião só vai usar pra fazer o trajeto Campo Grande - Bonito, ou se deslocar para os locais dos passeios, caso não contrate com pick-up no hotel (que eu definitivamente não recomendo, pois são estradas de terra com pouca sinalização).

Esqueçam ônibus, metrô ou qualquer coisa relacionada a transporte público ok? Estamos falando de uma cidade muito pequena, que nem comportaria isso. Uber também vocês não vão encontrar, só alguns taxistas no centro. Mas garanto, que nem senti falta de nada disso... tudo eu consegui fazer a pé! E tornou a viagem até mais gostosa.

 

Compras

Tudo referente à artesanato local, roupas apropriadas para os passeios e trilhas, souvenirs, melhores restaurantes, farmácias e supermercados estão concentrados na Avenida ....

Falando de compras, aconselho vocês irem preparados com o que usarão nos passeios, porque tudo lá tem preços meio salgados, e não teria como ser diferente, eles estão praticamente no meio do nada, para as coisas que compramos nas grandes cidades chegarem até lá, um custo deve ser embutido nisso! Por mais que eu achasse caro, não tenho como classificar como injusto.

Então minha dica é: leve tudo e só compre lembrancinhas e artesanatos que são coisas que sim, valem a pena!

 

Alimentação

Falando de alimentação, tudo que você precisa experimentar de Bonito também está na Avenida...

Quatro coisas que são bem típicas da região, e se você não entrar no primeiro restaurante vai pagar um valor até suave, são:

Carne de Jacaré

Caldo de Piranha

Sorvete Assado

Doce de Guavira

Carne de Jacaré - Bonito

Você pode até encontrar alguma coisa semelhante, mas eles carregam a marca registrada dessas iguarias.

 

Melhor Época para ir

Bonito já está pronta para receber turistas durante todo o ano.

Caso seu intuito seja ver animais e aproveitar as inúmeras cachoeiras que encontra em quase todos os passeios, o melhor período que tem para ir é do final de novembro até o meio de março. A época das chuvas deixa a vegetação mais verde, e os rios mais cheios. Logo, vai ser sucesso nas cachoeiras, e na busca dos animais. A única coisa que não vai encontrar em abundância (nos passeios de flutuação) são peixes, pois é também a época que eles sobem os rios para se reproduzirem, o que eles chamam de Piracema. Pode ser que a cor que você queira ver das águas não seja tão cristalina, pois a chuva (caso chova no dia do seu passeio) pode deixar o rio turvo.

Mas se você quiser fazer os mergulhos, é a partir de Abril que deve escolher marcar sua viagem.

De junho à Agosto, as temperaturas caem. Portanto esteja preparado para um friozinho no meio do mato durante à noite. Só que pra quem gosta de frio, nem vai se incomodar.

Eu diria que Setembro e Outubro, tanto em questão de clima, quanto em número de pessoas que vão, seria o ideal. De qualquer forma são dois meses que temos feriados nacionais. Portanto (isso caso queira ir em qualquer feriado), considere uma boa antecedência para reservar sua hospedagem e passeios, para não ter que se contentar com o que sobrar!

 

Passeios

Agora vamos falar do que realmente importa em Bonito, que são os famosos passeios de Ecoturismo.

Note que a cidade tem crescido ao longo dos anos em turismo, consideravelmente. E por isso, eu aconselho vocês a começarem a reservar os seus passeios assim que tiverem as passagens e hotel comprados. Para não correrem o risco de não encontrar disponibilidade em alguma atração que queiram fazer (como aconteceu comigo).

A cidade é repleta de agências de passeios, e isso torna a escolha do turista até mais confusa, por isso eu fui atrás de conhecer e indicar a que traria mais custo benefício e segurança para os meus leitores. Vou listar primeiro os passeios que não podem faltar, depois falamos sobre isso ok?

Gruta do Lago Azul

Esse é um dos que eu não consegui disponibilidade, pois fui no carnaval e 4 meses antes já estava esgotado o número de pessoas que podem visitar a atração por dia, em todos os dias! Esse passeio é uma imersão na história de onde tudo começou ali naquela região. É um passeio contemplativo e tem duração média de meio dia (incluindo o trajeto)

Flutuação no Rio Sucuri

Flutuação Rio Sucuri

Essa foi sem dúvidas aquela experiência que me fez dizer: Bonito eu te amooo!!! O passeio começa com uma navegação no ponto que os rios Sucuri e Formoso se encontram. Nesse ponto você facilmente consegue identificar qual é qual, pois o Sucuri tem as águas cristalinas e as do Formoso são mais escuras (escuras, não sujas ok?).

Rio Sucuri

Pra fazer essa flutuação é preciso respeitar certas regras, que foram muito bem pensadas para conservar a maravilha desse lugar. E mesmo que você não se sinta à vontade em flutuar na correnteza do rio, pode ficar no barco que o passeio vai ser maravilhoso do mesmo jeito.

Fazenda Rio do Peixe

Fazenda Rio do Peixe

Por mais que a flutuação tenha sido sensacional, esse foi o passeio que eu mais aproveitei. Pra falar a verdade eu fui pra Bonito em busca da experiência que ele proporciona, que é a interação com as araras azuis. Meu animal favorito na fauna brasileira.

Sou extremamente protetor dos animais, e sei que muitos lugares usam deles para atrair turistas, forçando os bichinhos a se submeter a atividades que eles jamais fariam no seu habitat natural.

Repudio esse tipo de passeio, e também o turista que adere a eles (fica a dica).

Nessa fazenda, você vai ver que as araras estão soltas, e saem livremente do local que geralmente os turistas às encontram. São cuidadas por um senhor que vive na fazenda, e ele explica que alguns animais chegam lá machucados ou doentes, eles cuidam, e por isso sempre estão por lá.

Nesse passeio você vai fazer umas trilhas (bem tranquilas na minha opinião de sedentário), vai aproveitar várias cachoeiras lindíssimas, tirolesa, cavernas, e um almoço delicioso daqueles de fazenda.

Em Bonito você pode contar com algumas fazendas que tem estrutura preparada para receber turistas, com atrações para todas as idades em seus balneários.

Os principais e mais procurados deles são:

Serra da Bodoquena (que eu não recomendo de jeito nenhum)

Balneário Ilha Bonita

Balneário Municipal de Bonito

Cachoeiras Boca da Onça

Dentre os mais importantes e famosos passeios na região. Espere muita caminhada e trilha, mas com a compensação de se divertir muito nas cachoeiras belíssimas que ele oferece.

Abismo Anhaumas

Esse é um dos passeios que se você se apavora com alturas, não deve fazer. Caso contrário, vai descer de rapel uma profundidade de mais ou menos 70 metros. e se deparar com uma caverna com aparência intocada, e água cristalina, na qual você vai poder aproveitar seja mergulhando ou flutuando.

Lagoa Misteriosa

Meu palpite é que você não vai se sentir completo se não mergulhar, nem flutuar quando for em Bonito. Por isso indico esse sem medo de errar.

Lagoa Misteriosa

Um passeio com a mesma faixa de preço dos demais, e que vale muito a pena.

Não é obrigatória a prática do mergulho com cilindro, até porque entende-se que é preciso uma certa preparação e coragem para isso.

Mas só para você entender que indo nessa atração, não vai errar, é lá que todo mundo tira a foto submerso em uma escada de madeira!

 

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page