top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Safari em Joanesburgo


A escolha do Safari em Joanesburgo foi um dos maiores desafios para mim nessa viagem. Pois eu não tinha muito tempo na cidade, e não queria gastar muito também.

De qualquer forma sempre quis viver essa experiência e não poderia perder a oportunidade. Pois não se pode ir para a África sem se fazer um safari pelo menos uma vez na vida, não acham?

Safari Pilanesberg

Pesquisei entre as opções que são as mais conhecidas e saem de Joanesburgo e fiquei entre os dois mais famosos, que são o Kruger National Park. Que é o maior e o que a grande maioria das pessoas procura, e o Pilanesberg.

Ao analisar o Kruger, eu optei por ele, por causa do tempo e do custo. Pense comigo: esse parque fica na outra ponta da África do Sul, eu teria que contratar um serviço de translado que geralmente embarca de jato até o parque, não conseguiria voltar no mesmo dia e teria que alugar um dos famosos lodges de lá (detalhe que eu somente tinha dois dias inteiros em Joanesburgo antes de voltar para o Brasil), sem contar que estava com dinheiro contado e viajando sozinho.

O que eu coloquei em consideração?

1 - Vou ter tempo hábil de ir ao parque e ainda voltar para a cidade e aproveitar um pedaço do dia?

2 - Vou gastar um valor que atenda a minha expectativa?

3 - Vou me sentir ok mesmo estando sozinho?

4 - (o mais importante) Vou ter a chance de ver os Big Five?

As respostas de todas essas perguntas me direcionaram para o Pilanesberg. Então não tinha muito o que pensar. Só agendar o passeio e embarcar nessa aventura que sempre foi um sonho, e se você está lendo até aqui, creio que seja um sonho seu também!

O Pilanesberg fica há 2h30 no máximo de carro saindo da região de Sandton que é a "bolha" de Joanesburgo.

O parque tem estrutura completa inclusive para quem pretende se hospedar em família numa área de camping, com restaurante, piscina e área de descanso.

O meu passeio incluía um almoço e o tour do Safari que acontece tanto em carros particulares quanto naqueles trucks coletivos (que obviamente foi o que eu utilizei)

Safari Pilanesberg

 

Para quem não sabe os Big Five são a razão principal pela qual as pessoas fazem Safaris na África. Trata-se dos 5 animais mais notórios da fauna do continente. Eles são:

Búfalo

Elefante

Rinoceronte

Leopardo

Leão

Ver esses bichos no habitat natural deles, sem jaulas, e rodeados de vários outros tão incríveis quanto, é uma sensação que não se mensura em dinheiro. Por isso eu altamente recomendo fazer!

Girafas Pilanesberg

O que você deve se atentar é com a preferência que tem em fazer o passeio em grupo (que certamente vai ficar disputando no veículo uma posição ok para tirar suas fotos, ou observar os animais sem câmeras e celulares cobrindo toda a visão, ou se prefere um privativo em um carro de passeio, que será mais confortável, mas as vezes o dobro do valor.

Safari Pilanesberg Pra onde Ir Agora?
 

Na opção que eu escolhi, que foi a do veículo compartilhado, o passeio durou cerca de 3h, com uma parada no meio do parque em um local onde eles vendem souvenirs, tem lanchonetes e banheiros. Essa parada dura uns 20 minutos.

Outra coisa interessante sobre esse passeio, é que ele é guiado por um biólogo que para o tempo que quisermos para tirar fotos e explica absolutamente tudo que é interessante saber sobre o comportamento dos animais que avistamos. O biólogo no caso faz o papel de motorista também. Além de tudo, ele tem um olhar impressionante! Qualquer bicho que aparecesse, mesmo de muito longe, ele via, ia pra perto com o veículo e começava a nos explicar, enquanto tirávamos fotos.

 

Colocando todos esses fatores na balança, eu pude dizer que pelo menos para mim, essa foi a melhor opção pensando em custo benefício e tempo.

Não vi os Big Five, ficou faltando o Búfalo e o Leopardo. Mas não tenho o que reclamar, pois foi uma experiência tão incrível, que só me deu vontade de voltar para poder tentar ver os que faltaram.

Caso você tenha interesse nesse passeio, estou deixando o link abaixo (só clicar na imagem):

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page