top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Brasília

Atualizado: 23 de ago. de 2021


Essa é a uma cidade para quem (como eu) é fascinado por turísmo arquitetônico. Isso porque o Plano Piloto é realmente uma obra de arte a céu aberto!

Por falar em céu, Brasília é dona de um dos céus mais azuis e lindos que você vai conseguir ver em todo território nacional.

Brasília, além de ser a capital do nosso país, é um lugar onde você poderá se surpreender com tanta diversidade e coisas para fazer.

Aeroporto

O Aeroporto de Brasília, Juscelino Kubitschek (BSB), que foi reformado recentemente para a Copa de 2014, é bem bonito e funcional.

Deixa a desejar um pouco no quesito organização ainda, isso falando de áreas de embarque e desembarque. Mas é um ótimo aeroporto, e está cada vez melhor!

Fonte Wikipedia

 

Locomoção

Apesar de estarmos falando da capital do Brasil, Brasília é uma cidade onde você não deve, nem pode contar com transporte público para absolutamente nada!

A locomoção lá é extremamente confusa, ainda mais para quem não conhece a finco a cidade, e os códigos que eles colocam nos nomes das ruas e bairros.

Isso para todas as opções de ônibus e a mini linha de metrô de BSB na minha opinião são aquelas que te levam de nada a lugar nenhum.

Logo eu recomendo logo de cara, quando você estiver planejando sua ida à cidade, já fazer a reserva de locação de carro!

GPS lá é fundamental, especialmente se você se pegar nas famosas "tesourinhas" que fazem o caminho não ter lógica alguma caso você entre na errada.

Porém as tesourinhas, não deixam de ser mais um ícone e marca registrada da cidade.

Logo, caso você queira economizar tempo e dor de cabeça quando estiver em Brasília, faça o possível para alugar um carro.

Táxis e carros de aplicativo, você também encontrará aos montes na cidade. Mas como por lá tudo que parece visívelmente perto, costuma ser bem distante, o custo benefício de estar com um carro é incomparável!

 

Hospedagem

Encontrar hospedagem em BSB não é uma missão difícil, isso porque a cidade é tão organizada e planejada, que dispoe de duas áreas justamente pra isso.

Estou falando do Setor Hoteleiro Sul e Setor Hoteleiro Norte. Ambos ficam no Eixo Monumental e bem próximos à Torre de TV.

É exatamente nessa região que eu aconselho você buscar seu hotel.

A cidade até tem opções de hospedagem em outras partes, mas não vão ser tão boas em matéria de estar bem localizado quanto os setores hoteleiros sul e norte.

A maioria absoluta dos hoteis que você vai encontrar nos SH tem uma pegada mais executiva. Mas isso é bem óbvio, tendo em vista que a grande maioria das pessoas que vai a Brasília, está lá a trabalho. Mas são hotéis que comportam muito bem qualquer tipo de publico, alguns até aceitam animais.

Como geralmente as pessoas vão para outras cidades em período de temporadas, as hospedagens costumam ser em conta na cidade. Obviamente, que não me refiro aos períodos de eleições ou de eventos importantes que acontecem em Brasília. Mas no geral, não costumo achar a hospedagem da cidade cara não. Dá pra ficar num hotel legal, sem gastar nenhuma fortuna.

 

Passeios

Agora chegamos ao ponto X desse post. O que fazer em uma cidade onde só tem políticos?

Se você leu a frase acima e inconscientemente concordou, já tem um preconceito pra se livrar, porque uma coisa que eu posso garantir (e vou provar a seguir), é que Brasília tem muitas atrações bonitas para visitar e fazer.

O que mais você vai ver em Brasília, é Oscar Niemeyer - meu ídolo!

Cada obra dele ali foi feita e pensada de maneira que ficasse visual e usualmente perfeito. E é isso que torna Brasília tão encantadora.

Torre de TV

Essa é a atração de Brasília onde você vai ter a vista mais impressionante de toda a cidade e também do cerrado que a cerca. Por isso resolvi começar por ela.

Com 244 metros, esse é um passeio que você não tem como deixar de fazer. Até por que em volta da torre você encontra uma feira de atesanatos com peças da região, e muitas vezes algumas intervenções artisticas, que tornam a visita bem mais rica!

Esse passeio é gratuito, você só vai pagar caso encontre algo para comprar por lá. Do contrário pode subir até o último andar da torre, na faixa!

Catedral Metropolitana

Esse ícone e cartão postal de BSB, projetada pelo mestre Niemeyer, é definitivamente o ponto alto da cidade na minha opinião!

Estupidamente linda e caprichada tanto do lado de fora quanto do de dentro, que conta com anjos pendurados no teto, dando a impressão de que estão voando sobre nossas cabeças.

Além dos anjos o interior também conta com algumas peças de arte sacra, que fazem do passeio para os que não são religiosos, se tornar tão produtivo e encantador como qualquer outro.

Museu Nacional

Mais uma das obras de arte e presentes de Niemeyer para a cidade. Esse museu que foi inaugurado no ano que o arquiteto completou 99 anos em 2006.

Essa cúpula com as passarelas saindo e entrando da estrutura abriga um acervo composto de várias doações para que o museu pudesse criar forma e conteúdo, e também recebe diversas exposições no decorrer do ano.

Praça dos 3 Poderes

Passando a Esplanada dos Ministérios, esse é mais um dos lugares que você tem que visitar. Sim sim, é lá onde tudo acontece quando se fala de política no Brasil (definitivamente, melhor não entrar nesse mérito), mas o passeio não deixa de ser super interessante.

Congresso Nacional

Ao centro - Poder Legislativo

Logo de cara você encontra o prédio mais famoso de BSB que é o das duas bacias. Trata-se do Palácio do Congresso Nacional.

É o prédio que abriga a Camara dos Deputados e a dos Senadores.

A simbologia das bacias é a seguinte: A que fica para cima, é o lado dos deputados, e está para cima pois simboliza a vontade do povo, o poder que vem de baixo para cima. A que fica para baixo, é a dos senadores, que representa a vontade e o poder do Estado, que vem de cima para baixo.

Ao sul da Praça - Poder Judiciário

O prédio do Supremo Tribunal Federal, onde ficam os ministros da justiça.

É fácil identificar ele, por causa da estátua da justiça de olhos vendados que fica em frente.

À direita - Poder Executivo

É o famoso Palácio do Planalto, cuja rampa sobem com a faixa, todos aqueles que são eleitos presidentes do Brasil.

Ainda na mesma região, você encontra também o Panteão da Pátria, que é impossível não notar de tão incrível que é a construção

Esse é uma espécie de memorial que foi feito para homenagear algumas pessoas que contribuíram para o amadurecimento da nossa nação.

E terminando a volta, na avenida do lado do Senado no prédio do Congresso, você encontra também o Palácio do Itamaraty que é a sede do Ministério das Relações Exteriores:

Memorial JK

Esse museu, foi projetado para guardar uma exposição sobre o idealizador da capital, o Presidente Juscelino Kubitschek. O seu acervo é bem interessante, mas particularmente eu acho que o que atrai ele é a estrutura do lado de fora. Motivo pelo qual eu não aconselharia entrar. A menos que você queira muito!

Parque da Cidade

Esse é o principal parque de BSB, e o que pra mim chama mais atenção é o monumento Eduardo e Mônica, feito em homenagem à música de Renato Russo, que menciona esse parque. Lá os casais apaixonados gravam seus nomes no monumento e nas árvores em volta, e músicos tocam a canção com auxílio das cifras que estão na peça!

Eduardo e Monica

Ponte Juscelino Kubitschek

Ponte super moderna que liga o lado sul ao centro da cidade.

Pontão do Lago Sul

Um lugar de agito, diversão, romance ou simplesmente um descanso com a família, para todas as idades. Lá no pontão você encontra diversos restaurantes, a vista para o lago que é linda seja durante o dia ou à noite, possibilidade de alugar jetski, stand up paddle ou até mesmo lanchas para se divertir com amigos no meio do lago. É o tipo de lugar, que de tão eclético, muito dificilmente vai deixar de agradar pessoas de todos os gostos!

Além de que o Pontão é com certeza o lugar onde você deve ir se não souber onde comer em BSB (caso não se importe em comer em shoppings).

Torre de TV Digital

Conhecida como a Flor do Serrado, essa torre foi projetada para transmitir sinal digital para a região. Mas como a obra chama muita atenção, acabou virando mais um ponto turístico da cidade.

 

Deu pra ver que se quiser programar até umas férias em Brasília é possível, certo? Essa de que a cidade só tem coisas pra político fazer, é pura lenda.

Sem contar que eu listei o que eu mais gosto de lá, o que julgo indispensável ver. Tem muito mais, lembrando também dos passeios para as cachoeiras na região do serrado!

O clima por lá geralmente é bem quente e seco. Portanto prepare-se referente à isso, muito protetor solar, e beber líquidos o tempo todo.

Caso tenham alguma dúvida referente à BSB, ou queiram adicionar alguma coisa, não deixem de comentar aí embaixo.

Até o próximo destino!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page