top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Como é voar na Classe Econômica da Air Canada


Na minha última viagem a Toronto, experimentei a Air Canada. E preparei esse post para contar para vocês como foi a experiência de voar na economica deles.

Fiz a rota GRU-YYZ que é um voo direto, noturno e de aproximadamente 10 horas.

 

Check In

Como sempre, baixei o app da cia para tentar adiantar o check in. O app é bem confuso, mas reconheceu minha reserva pelo localizador. O que eu não consegui foi adiantar o check in online nem dentro do prazo de 24h antes do embarque. Sempre dava erro dizendo que eu precisaria realizar o check in no balcão.

E aí começou a história! Uma fila tremenda com pessoas despachando praticamente um caminhão de mudanças, por estarem indo esquiar em algum ponto do Canadá, e estarem em família.

Gastei no mínimo 1h30m na fila. Isso foi muito cansativo.

De qualquer forma, o atendimento do funcionário do balcão, foi cordial e eficiente. O que amenizou a exaustão da espera na fila.

No retorno em Toronto, o check in é feito nas máquinas de auto atendimento, que por mais que não haja funcionários suficiente para auxiliar, é bem fácil e rápido!

 

Embarque

Bilhete em mãos fui para o portão de embarque.

Como o voo estava lotado, eles estavam solicitando voluntários para despachar as bagagens de mão sem custo adicional, o que já me deu um frio na barriga em achar que isso fosse atrasar o voo, ou fazer com que no meio daquele montante de bagagens, a minha se perdesse!

Mas no fim das contas nem uma coisa nem outra aconteceu. O atraso só se deu devido a alguns passageiros que estavam vindo de conexão não terem conseguido embarcar ainda. Mas isso não é culpa da cia quando acontece, temos que ser justos!

 

Aeronave

O avião que opera essa rota é o Boeing 777-300ER, que tem a configuração 3-4-3 na econômica.

Fonte: theflight.info

Não é um avião com aspecto de velho, mas olha... fazia tempo que eu não viajava em uma carroça tão dura e apertada!

A última vez que viajei numa poltrona tão desconfortável, foi quando voei de American Airlines.

A impressão que tive, foi que a air Canada resolveu amontoar o máximo de poltronas que desse dentro do avião para que pudessem encher ele a todo custo!

Falando dos banheiros. Contei 5, posso estar enganado. Mas considerando que a maioria dos outros tem um par em cada extremidade das classes, e quem não corresse depois das refeições, tinha que enfrentar uma fila monstro, são poucos banheiros disponíveis.

O tamanho é normal, nada menor ou maior que qualquer outro. E tudo que se precisa está disponível lá dentro.

 

Serviço de Bordo

Como fiz o round trip com a Air Canada (ida e volta), tive a oportunidade de experimentar dois extremos.

Na ida, devo confessar. Fui muito bem atendido!

As comissárias canadenses responsáveis pela área que sentei eram atenciosas, simpáticas e preocupadas com o nosso conforto e satisfação o tempo todo. Não exagero em dizer que me senti muito bem tratado durante todas as vezes que interagi.

Percebi até um certo esforço genuíno nelas em tentar se comunicar com quem não falava nada de inglês.

Já a volta... essa sim eu e muitos ali não víamos a hora de terminar. Sabe aquele time de comissários que parece que foi escolhido a dedo pra poder fazer você criar ranço de tudo em volta? Pois é, foi o que aconteceu.

Cheguei a ter que levantar e andar até a estação deles pra pedir um copo de água que precisava para tomar um remédio de dormir, porque todos que eu pedi ou ignoraram, ou me deram respostas ríspidas.

Uma teve coragem de dizer: "Tem muita coisa acontecendo senhor, sua água vai ter que esperar!". Isso foi inaceitável, mas... como no voo da ida foi totalmente o oposto, não se pode generalizar. É sorte (ou falta de) mesmo!

Fomos servidos de jantar, onde nos dois voos eu não consegui comer carne, pois quando o carrinho chegou na minha poltrona, não tinham mais disponível. Apenas frango!

Faltando 1h para o pouso, eles serviram o café da manhã no qual você poderia optar por omelete ou panquecas.

O suco de maçã estava bom!

 

Resumindo, cheguei em Toronto. Mas se minha viagem fosse depender da experiência que tive com a Air Canada, com certeza teria sido um fiasco.

Especialmente porque essa cia tem uma baita fama de ser top de linha! Se vendem muito bem, isso sim.

Até porque o valor da passagem, comparado com tudo que eu mencionei acima, mais a mixaria de milhas que recebi pelos dois voos na Smiles que é parceira, definitivamente me levaram a crer que um voo com conexão nos EUA com uma cia americana, deveria ter sido mais satisfatório.

Como não sou patrocinado nem nada pra dar essas informações pra vocês, me sinto livre pra escrever e dizer: Não indico a Air Canada.

Cara demais pra muito perrengue!

Max Milhas

Caso tenha tido uma experiência oposta, ou similar na econômica deles, não deixe de narrar nos comentários.

Até o próximo destino!

0 comentário
bottom of page