top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Cartagena de Índias - Colombia

Atualizado: 4 de jan. de 2023


Um lugar na América do Sul que qualquer viajante precisa colocar na sua lista para conhecer e desbravar!

Cartagena é linda, romântica, quente (em todos os sentidos da palavra), cheia de cultura e história, extremamente receptiva e acima de tudo alegre!

Uma viagem completa se você procura sorrir relaxar e se encantar todos os dias.

Aeroporto

O Aeroporto de Cartagena CTG é relativamente pequeno. Até porque, ele recebe voos de poucos lugares. Geralmente os do Panamá, de outras cidades da Colômbia.

O que é extremamente importante saber é que você vai precisar apresentar a carteirinha internacional de vacinação da febre amarela para poder passar pela imigração. Isso é obrigatório! Sem a carteirinha, volta no primeiro voo pra casa e suas férias vão pelo ralo.

Fonte aerepuertos.net

Do aeroporto não há muitas opções práticas para ir para a cidade, portanto eu aconselho contratar um transfer. É muito barato e garante que você não seja enganado por taxistas. Muito barato mesmo! Paguei menos de 40 reais pra ir pra Cidade Amuralhada.

 

Hospedagem

Escolher onde ficar em Cartagena é bem fácil!

De cara eu já indico a região central que é onde você vai conseguir fazer todos os passeios turísticos a pé, vai poder aproveitar a cidade o tempo todo, além de ter praticidade na sua viagem.

Os hotéis do centro de Cartagena são os mais característicos da cidade. Especialmente se você escolhe um dentro da Cidade Amuralhada!

Eu fiquei bem próximo à Torre del Reloj, e devo dizer que foi uma das melhores escolhas que eu já fiz se tratando de localização.

Há 4 partes em que você vai encontrar hospedagem com suas características distintas em Cartagena:

Centro Histórico: Valor médio - melhor custo benefício, hotéis bem característicos da temática principal da cidade;

Bocagrande: Valor alto - ideal para quem quer hotéis modernos e entorno com lojas e shoppings;

La Boquilla: Valor alto - ideal para quem quer ficar em resorts e afastado de absolutamente tudo que a cidade oferece;

Gestemani: Valor baixo - hotéis e pousadas bem simples, com bairros sem muitos atrativos a não ser o Castelo.

Totalmente recomendo escolher um hotel que pelo menos a área de lazer tenha vista para as catedrais e a Cidade Amuralhada. Especialmente à noite, é deslumbrante!

Tendo em vista que Gestemani e o Centro Histórico são muito próximos, eu recomendo que preste bem atenção antes de escolher ok? Sinceramente Gestemani é barato, e vai com certeza atender a sua necessidade, se você for adepto a hospedagens simples.

Abaixo uma seleção dos melhores hotéis com os melhores valores em Cartagena:

 

Compras

O que eu senti em Cartagena no que se diz respeito à compras, não foi muito diferente daqui do Brasil não viu?

Há muitas coisas legais para se comprar, claro. Mas tirando os artesanatos, nada que você não encontre por aqui praticamente na mesma faixa de preço convertendo.

O que não dá pra ir e deixar de comprar é o café colombiano (mesmo pra quem como eu não tome café), nem que seja pra levar de presente para alguém. Além é claro do souvenir de madeira esculpida das casinhas coloridas de Cartagena... esse sim é indispensável!

No centro histórico tudo que você vai encontrar para comprar é charmoso, e tem aquele visual tropical, alegre e colorido.

Já em Bocagrande, você encontra as grandes marcas espalhadas na famosa Avenida San Martin (Carrera 2), tanto em Shoppings Centers quanto distribuídos na avenida entre os inúmeros restaurantes que se concentram nela.

Só que mais uma vez eu vou puxar sardinha para o Centro Amuralhado, que se como eu você é louco por compras, deve tomar cuidado, pois vai esquecer do mundo quando se ver no meio de todos os artesanatos, doces, roupas e chapéus que eles vendem por lá. Mistura isso com o encanto e alegria dos Colombianos em atender as pessoas... o crofrinho esvazia!

A moeda da Colômbia é o Peso Colombiano COP, cujo Real BRL é bem valorizado. Mas não se engane, a bruzinha que você compra aqui por 50 reais, vai custar 50 mil COPs por lá! Não vi nada mais barato que justificasse comprar por lá e não no Brasil.

O melhor lugar para trocar dinheiro é no aeroporto mesmo.

Mas tente levar dólar ou euro que são moedas mais fortes. Porque se você levar R$, vai ter seu dinheiro convertido para o USD e depois para o COP. Nessa brincadeira, com taxas, impostos e cotação, você já perdeu uma boa grana!

 

Passeios

Como eu disse anteriormente, passear em Cartagena é se encantar a cada rua que você passa!

Tem tanta coisa bonita e caprichada, sem perder o ar de simples e histórico!

O dia e a noite de Cartagena têm muito para oferecer, mas há alguns lugares que se você deixar de visitar, sua ida não fará muito sentido.


Vulcão de Lama Totumo

Vamos começar falando desse que é definitivamente o mais exótico que Cartagena oferece.

O passeio ao vulcão de lama promete um dia relaxante com essa experiência que além de medicinal, é muito divertida!

Você consegue encontrar agentes vendendo esse passeio na praça em frente à Torre del Reloj, e também online. Sugiro comprar online pois há opções de adicionar outras atrações e também a segurança de que você vai ter a quem recorrer, caso algo não corra como esperado ou prometido.

O passeio geralmente é programado para dois períodos do dia. Um de manhã bem cedo e o outro no início da tarde, e você volta para a região central de Cartagena assim que ele termina, no mesmo tour.

Plaza del Reloj

Situada na principal entrada para o centro histórico o entorno dessa praça é muito rico em cultura e beleza. Olhando no sentido muralha, à sua direita você encontra o Parque do Centenário na Carrera 8 que é o principal parque de Cartagena (e que não há nada demais, a não ser as estátuas nos portões que são muito bonitas.

À esquerda você encontra o Centro de Convenções e o porto de onde saem as embarcações pequenas que geralmente vão às ilhas. Nessa mesma área você encontra também uma caravela chamada Galeon Bucanero, que é um museu.

Ao fundo (em frente ao relógio) você encontra o Teatro Colón que hoje já está desativado, mas manteve sua fachada que é um prédio histórico muito bonito também

Ao centro você tem uma extensa praça à sua disposição cujo 360º é um dos mais bonitos de Cartagena, garanto!

Plaza de los Coches

Entrando na muralha (entrada principal da Cidade Amuralhada) através da Torre del Reloj, você vai se deparar com a Plaza de Los Coches. Que na minha opinião é o ponto focal do centro, pois de lá você consegue explorar a pé o que há de mais bonitona cidade.

Nessa praça você encontra o Hard Rock Café de Cartagena, uns restaurantes muito charmosos nos terraços dos prédios, o monumento de Pedro Heredia e é claro os coches com cavalos para quem gosta dos passeios em carruagens (eu particularmente acho isso uma crueldade com os cavalos).

Plaza Santo Domingo

É a praça mais badalada da Cidade Amuralhada. Fica em frente à Igreja de Santo Domingo e é repleta de bares e restaurantes com mesas para fora, garantindo além de diversão, muito charme nesse ponto.

Nessa praça você vai encontrar muitos artistas de rua exibindo e divertindo quem passe.

Tome cuidado com os pick pockets por ali ok? Seja cauteloso com seus pertences!

Castelo San Felipe de Barajas

Sem dúvidas uma parada obrigatória na cidade! Você pode entrar no castelo comprando o ingresso, caminhar por toda a fortaleza dele, e também dentro das masmorras. Que é sem dúvida uma prova de resistência, tendo em vista que a cidade já é abafada por si só e o interior do castelo não tem ventilação! Muito quente mesmo... a menos que não costume ter queda de pressão em ambientes muito abafados, não aconselho entrar nas masmorras!

Fora do castelo, em uma praça que fica na parte traseira à esquera dele, você encontra duas botas de metal enormes , trata-se do Monumento a los Sapatos Viejos. Esse é sem dúvida o ponto mais interessante e até mesmo divertido para tirar sua foto do Castelo, pois você pode entrar dentro de uma das botas e posar!

Catedral de Santa Catalina de Alejandría

Mais um ícone da cidade. Essa construção é daquelas que fica impossível passar e não admirar, seja quantas vezes você cruzar. Tirei várias fotos dela de diversos ângulos, porque dentro da cidade amuralhada, por quase todas as ruas que você caminhe, se consegue ver pelo menos a sua torre que durante a noite é mais linda ainda com a iluminação!

Pra mim, essa catedral é a cereja do bolo de Cartagena!

Linda por fora e por dentro.

Rumba en Chiva

Se trata do passeio mais divertido e tradicional que a cidade oferece!

Um ônibus aberto que te leva para os principais pontos da cidade com muita animação, música, bebidas e cores.

Rumba en Chiva

O passeio sai da Plaza del Reloj e tem uma parada na muralha. Definitivamente é mais divertido à noite por causa das iluminações dos ônibus.

Um guia anima o público durante todo o passeio, e uma banda toca músicas latinas durante todo o percurso. Você ainda pode entrar em uma casa noturna, e tem direito a drinks a bordo, além de um petisco!

É muito divertido, mas definitivamente: vá querendo bagunça. Pois é música alta e gente cantando e pulando dentro do ônibus o percurso inteiro!

Cidade Amuralhada

Como venho mencionando em todo esse post, o perímetro que ainda é amuralhado na cidade, é o ponto mais lindo e tradicional de Cartagena.

Cheio de cores, florido, limpo e conservado. Os cartagenenses souberam fazer desse lugar, uma jóia a ser admirada por quem visita a cidade.

As casinhas pintadas em cores vibrantes, geralmente com portas largas e altas, sacadas de madeira repletas de flores e plantas, sem contar nos museus que ficam ali fazem com que Cartagena inspire pessoas do mundo inteiro.

Acredito que a grande essência dessa cidade, e o segredo da alegria de lá, se dá por causa desse reduto que é incrivelmente mágico, esteja você passeando sozinho, com amigos, família ou principalmente com seu amor!

Não dá pra não ser feliz viajando pra Cartagena <3

 

Praias

Outra coisa que você não pode perder em Cartagena, é o encanto das praias. Afinal, estamos bem no início do mar do Caribe, então vai ter muita coisa bonita para ver sim :)

Das praias que ficam em volta da cidade, a única que você ainda encontra aquela paisagem paradisíaca, é a Barú.

As demais são semelhantes às praias do litoral Sul de São Paulo (tenebrosas e com aspecto de sujas).

Agora se você quer uma experiência mágica e inesquecível nesse pedaço do paraíso, precisa sem dúvidas comprar um passeio para as Ilhas do Rosário. Lá sim você vai encontrar mar caribenho, paz e muita... mas muita beleza e diversão!

Há diversas ilhas para se escolher, só tome cuidado antes de comprar e se informe, porque algumas não tem tanto espaço de praia, ou estrutura para receber os turistas.

A melhor escolha é comprar um tour de 1 dia em uma das ilhas que têm resorts no esquema de Day Use, que vão te levar do porto que fica atrás do centro de convenções numa lancha até a ilha escolhida. Lá você terá direito ao almoço e algumas outras amenidades. Além de poder fazer snorkel, stand up paddle e outras coisas!

Reserve 1 dia da sua viagem para isso. Garanto que vai ser daqueles passeios que você não quer que acabe.

 

Vida Noturna

Com tanta animação, a vida noturna não poderia deixar a desejar nessa cidade, não é?

Cartagena tem muito para se fazer à noite, se você curte agito e muita música!

São várias casas noturnas espalhadas na cidade, mas as mais frequentadas tanto por locais, quanto por turistas, estão concentradas nos pontos que marquei no mapa:

Na Calle 24 você encontra a maioria das casas noturnas. É uma concentração bem extensa mesmo, tendo em vista que é praticamente uma do lado da outra. Inclusive as que atendem o público LGBT. O melhor de tudo é que essa rua fica em frente ao pier, o que torna tudo mais lindo!

Já na Calle 30, além de encontrar uma quantia considerável de casas noturnas e bares, há também o famoso Café Havana.

Esse clube é diversão garantida, até se você não gostar de mojitos ou música ao vivo ao estilo cubano. A animação é tanta que sua diversão está garantida!

 

Suspeito como eu em falar desse lugar que já amava antes mesmo de ir, tenho que enfatizar que é uma viagem que vai te deixar apaixonado desde o momento que começar a planejar. Se bobear já está agora por ter lido tudo isso!

A melhor época do ano para ir para Cartagena de é Novembro a Março. Porque vai garantir que as ilhas estejam com aquele tom de azul turqueza na água de suas praias. Consequentemente, os valores são mais baratos fora desse período.

Mas viajar para Cartagena não é caro viu? Já fui pra lugares bem menos interessantes, e tive que gastar mais!

Prepare-se porque o calor na cidade é intenso, e muito abafado. Um chapéu para sair na rua durante o dia é item de necessidade e sobrevivência!

A culinária deles é muito saborosa, e se come muito bem por valores muito baixos. Portanto nada de fast foods ok?

Fiz Cartagena em 4 dias e consegui explorar tudo isso que mencionei para vocês. É caso queira ir em um bate-volta de feriado, vai conseguir aproveitar sim!

O que eu acho que não vale a pena em Cartagena, é tour Hop On Hop Off

Caso tenha alguma dúvida sobre esse destino que já está na minha lista dos favoritos do mundo, não deixe de escrever nos comentários, para que possamos compartilhar as experiências.

Forte abraço!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page