top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Como é voar na Classe Executiva da Copa Airlines


Na minha última ida à Colômbia, experimentei a Classe Executiva da Copa Airlines. E claro que tenho que descrever como foi tudo, certo?

Emissão

Emiti o bilhete diretamente no site da cia. É possível escolher a moeda que vai pagar no campo abaixo dos voos, daí ficou mais fácil para eu visualizar em BRL qual o valor do que estava prestes a pagar.

Pra falar a verdade foi por isso que eu fui de executiva, porque por um BUG ou não do site, a tarifa estava só 200 reais mais cara do que na economica... logo, não tinha como deixar de aproveitar, não é?

O site da Copa te permite pagar a reserva na hora ou manter ela ativa por 24h para que você não perca a tarifa que encontrou ou disponibilidade nos voos que escolheu. Achei isso bem legal! Mas como eu já sabia o que eu queria e o preço estava dentro do que eu podia pagar, fui em frente...

Max Milhas

Logo na emissão você já pode selecionar os assentos, e também pode parcelar em até 6x no cartão.

 

Aplicativo

O aplicativo da Copa Airlines é bom, tem tudo que se espera de um app de cia aérea, mas nada além ok? É mais do mesmo... apenas oferece o que todos os outros têm.

Como eu disse em posts anteriores de avaliação de aéreas, eu só utilizo o aplicativo das cias pra poder tentar marcar assento com antecedência e fazer check in online.

 

Check In

Bom, o check in não foi extraordinário, mas não tenho o que reclamar.

Haviam duas filas no aeroporto de Guarulhos, uma para a Classe Econômica, e uma para a Executiva misturada com a Preferencial.

O Check in foi rápido, onde o funcionário conferiu os documentos (incuindo carteira de vacinação internacional), e colocou nossa bagagem para sair na esteira como prioridade.

Feito o check in, ele nos indicou esperar pelo voo na sala VIP da Gol que fica no mesmo terminal. Por serem uma cia parceira, os passageiros da executiva têm direito de usufruir desse benefício (o que foi ótimo, porque estávamos com uma baita fome rs).

 

Embarque

O embarque foi bem bagunçado. Os funcionários nos colocaram em uma fila em frente ao portão, onde as pessoas passavam na frente (e isso não culpo a cia, e sim a falta de educação de quem fazia), mas era muito confuso devido o portão estar em um lugar apertado e não haver sinalização, ficava quase impossível sabermos qual era a fila para a executiva e qual a fila para a econômica.

Mas entramos normalmente no avião.

 

Pontualidade

O voo saiu exatamente no horário previsto, o que foi surpreendente, pois como o embarque estava todo bagunçado e um voo anterior ficou um tempão chamando passageiros que estavam perdidos pelo aeroporto, eu achei que fossemos sair pelo menos com meia hora de atraso. Mas não aconteceu isso.

Logo: um ponto positivo pra Copa :)

 

Aeronave

O Avião da Copa é o Boeing 737-800.

As poltronas pareciam aquelas de cinema VIP sabe? Eu particularmente gostei, achei bem confortável e espaçoso. Mas sim, o interior da aeronave tem um aspecto de antigo e mal conservado!

O avião dispõe de 2 banheiros na classe econômica e 1 na executiva, que é dividido com a tripulação. Quando o piloto ou co-piloto precisavam usar, a comissária tampava o acesso com o carrinho de comidas para que ninguém pudesse passar até que eles usassem.

O entretenimento a bordo é bom. A cia oferece uma gama ótima de filmes e programas para assistir que incluem todas as idades, além de alguns jogos e claro o mapa de voo. Só aconselho levar o fone de ouvido, porque o que eles dão é de péssima qualidade.

No geral eu posso garantir: dá pra tirar um cochilo ou cair no sono sim viu? Não é a poltrona de executiva mais confortável que você vai viajar na vida, mas está longe de ser o tormento que eu já vi falarem!

Inclinação para os pés

 

Serviço de Bordo

Temos aqui algumas considerações a fazer, que vão servir pra desmistificar muita coisa!

Assim que embarcamos, somos recepcionados por uma comissária que nos oferece suco de laranja ou água em uma bandeja, para que possamos tomar enquanto o restante dos passageiros se acomodam na aeronave.

Tivemos um problema porque uma das poltronas estava sem a almofada. Pedimos para essa comissária providenciar e a mesma disse que naquele voo estava faltando uma almofada, e que coicidentemente foi a da nossa poltrona.

Ao perceber a nossa indignação após ter dito isso, ela se mexeu e rapidamente tirou uma almofada de uma poltrona cujo passageiro não tinha embarcado ainda, e nos deu. Resultado: alguém voou sem almofada! Mas garanto que se soubessemos que seria um pano encapado no outro, que não servia nem pra relaxar o cotovelo, não teríamos criado caso.

Seguindo...

Assim que o avião decolou, a comissária responsável pela Executiva, passou questionando o que gostaríamos de comer do cardápio, tanto para o café da manhã, quanto para o almoço.

Como podem ver o cardápio não é muito variado, porque estamos falando de um serviço de bordo e não de um restaurante, mas há um número considerável de coisas para pedir.

O café da manhã se serve com uma bandeja padrão, dseguido da sua escolha.

Escolhi o pudim, e adorei... bem diferente dos pudins que estou acostumado comer! Tinha nozes raladas, damasco e um creme de baunilha muito bom.

Depois de algumas horas serviram o almoço, que foi frango ou filé de peixe.

A comissária se mostrou muito atenciosa e paciente, portanto numa escala de 0 a 10 se eu fosse dar uma nota ao serviço de bordo da executiva da Copa, essa nota seria 8,5 somente pelo episódio da almofada.

 

Custo Benefício

Por não se tratar de uma tarifa exorbitante, o custo benefício valeu bem a pena viu?

Principalmente por terem tocado o terror em falar mal da cia quando eu disse que ia viajar pela primeira vez com eles e que seria em executiva.

Eu gostei de verdade!

Caso você encontre uma tarifa na executiva que seja compatível com o seu orçamento, pode ir sem medo!

Não é uma Classe Executiva de luxo. Mas com certeza você será bem tratado e terá um conforto que vai fazer com que sua viagem se torne muito agradável.

Ficou interessado em experimentar a Copa Airlines?

Dá uma pesquisada nos voos deles. Lembrando que todos terão uma parada no aeroporto da Cidade do Panamá, que é um antro de consumo desesperador!!!

0 comentário
bottom of page