top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Viajar sozinho ou acompanhado?


Essa é sem dúvidas uma questão que quem não costuma viajar com muita frequência deve se perguntar sempre.

Eu mesmo por muito tempo me questionei e tive que viver as duas experiências para poder avaliar as diferenças e ter uma opinião formada do que é melhor.

Vou tentar ser o mais objetivo possível listando as vantagens e desvantagens que vem na minha mente em cada uma das escolhas ok?

Você está preparado pra viajar sozinho?

Considere alguns fatores para responder essa pergunta a si mesmo:

  • Você costuma aproveitar seu tempo sozinho sem sentir falta de compania para compartilhar o que está vivendo?

  • Você se sente mais satisfeito quando tem total controle das situações e não precisa depender ou concordar com ninguém para tomar qualquer tipo de decisão?

  • Você tem facilidade em interagir com estranhos quando precisa de um favor ou uma informação?

  • Você tem segurança de que em uma emergência vai conseguir se virar nem que seja ligando para alguém?

  • Você costuma planejar a viagem passo a passo, ou pelo menos fazer pesquisas sobre onde está prestes a ir para não gastar tempo buscando quando já estiver no local?

Se para todas ou pelo menos 3 dessas perguntas a sua resposta foi sim, há fortes chances de você se dar muito bem viajando sozinho. Porque vai conseguir com certeza se sentir satisfeito em poder programar o seu roteiro sem interferência ou alteração de outras pessoas, aumentar as possibilidades de conhecer mais da cultura local por se ver obrigado a fazer uma imersão na qual vai consequentemente se integrar mais com o destino e as pessoas, fazer tudo no horário que quiser, e gastar o tempo que achar necessário em cada lugar sem ter que depender do que outros possam querer.

Por outro lado também pode se sentir frustrado na viagem por não ter ninguém para comentar e dividir o momento, e pode aumentar a probabilidade de sentir-se desmotivado em fazer determinadas atividades essenciais no destino por estar sozinho.

Mas se as respostas para as perguntas acima predominarem no sim, tenha certeza que isso não vai te afetar!

Você está preparado pra viajar acompanhado?

Agora é hora de responder a si mesmo o seguinte:

  • Você tem paciência para o tempo das pessoas que pretende viajar acompanhado? Tempo em que levam para ver as coisas, andar, descansar etc. Em outras palavras, vai ficar tranquilo ao se deparar com as limitações de quem for com você?

  • Você se sentiria à vontade caso estivesse morrendo de vontade de fazer alguma atividade e seu acompanhante(s) resolvesse que não quer mais ir, mudando todos os planos que você com ou sem ele fizeram para aquele momento?

  • Você estaria disposto a gastar mais porque a pessoa que está com você não abre mão de alguns luxos que para você são irrelevantes?

  • Você consegue se ver o tempo todo tendo que fazer acordos de concordo e não concordo para decidir o que fazer em sua viagem?

  • Você é o tipo de pessoa que aprecia a companhia das pessoas independente do que esteja fazendo?

Mesma coisa da situação anterior. Conseguiu responder mais da metade das perguntas com SIM? Então você definitivamente está preparado para viajar acompanhado, e tem grandes chances de ter uma ótima experiência!

O prazer de ter sempre alguém ao seu lado seja para tirar as fotos com você ou de você, compartilhar os momentos, ajudar a não se perder e caso se perca, vão se perder juntos tornando isso uma diversão, e aquele prazer em voltar com uma história que se viveu junto de alguém especial. Isso é o que se espera de uma viagem acompanhado.

Se por acaso você não conhecer direito a pessoa que está viajando, ou não tiver muita empatia em entender que o seu tempo é diferente do dela, a viagem pode sim ser um fiasco. Portanto coloque isso na balança.

 

Eu, particularmente falando, gosto das duas opções. Mas se tiver como escolher, vou sempre preferir ter alguém comigo.

Além de tudo que já foi citado acima, viajar sozinho me dá a oportunidade de conhecer até um pouco mais de mim e me aproveitar. Enquanto viajar acompanhado me garante uma certa segurança de que terei sempre alguém para me apoiar caso alguma coisa não esteja dando certo.

Meu conselho é sim você experimentar os dois com a mesma frequência até que possa definir o que te agrada mais.

As vezes acontece de você encontrar uma pessoa expecífica (que não precisa obrigatóriamente ser seu par amoroso), e que a dupla é super compatível para viagens... vocês têm a mesma sintonia!

Na minha opinião isso é o mais precioso que pode acontecer.

E você? Já tem sua opinião definida?

Prefere viajar sozinho ou acompanhado?

Compartilha conosco nos comentários :)

0 comentário
bottom of page