top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

O que fazer em Roma


Quem tem boca vai a Roma!

Continuando nossa jornada pela primeira capital do mundo, vamos falar do que você pode encontrar por lá.

Essa é uma das cidades que mais concentra história e arte por metro quadrado!

Roma é linda, divertida, encantadora, apaixonante e ao mesmo tempo romântica, e sem dúvida um destino que você não deve deixar de visitar pelo menos uma vez na vida!

Assim como tudo na grande maioria da Itália, Roma (me refiro a parte central e turística) mantém seu aspecto antigo, mas sem perder o charme e o encanto em cada rua.

Aeroporto

O aeroporto de Roma é o Fuimicino FCO, e se você quiser informações de como se deslocar dele para a cidade clique aqui que tem um post falando somente disso!

Há voos diretos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Transporte Público

Roma é uma cidade demasiadamente pequena. Portanto não tem muito segredo em se locomover por ela.

A linha do metrô é sim muito fácil de usar, funcionando todos os dias das 5:30 da manhã às 23:30 da noite de segunda a quinta, e das 5:30 às 01:30 de sexta até o domingo.

Caso você pretenda usar bastante o metrô, recomendo comprar um bilhete abono que vai funcionar de maneira ilimitada dentro do período que você selecionar e comprar.

Abaixo você pode ver o mapa do transporte de Roma.

Note que o mapa tem dois circulos, um (o mais leve) indicando o perímetro urbano da cidade, e o outro é o que eu costumo marcar a melhor redondeza para procurar uma hospedagem!

Plano de Transporte de Roma

Como podem ver também marquei com o Navio a linha FL5, pois é ela que leva à Civitavecchia. Cidade encantadora onde está o porto de cruzeiros mais próximo de Roma. Portanto se estiver saindo da cidade para entrar em um cruzeiro, ou saindo dele para visitar Roma, essa é a linha de trem que você irá utilizar. Descendo na estação S. Pietro, vai estar literamente nas costas do Vaticano.

 

Hospedagem

Como eu mencionei anteriormente, Roma é uma cidade cuja essência é antiga. Logo não espere encontrar hotéis modernos, pois tudo (até os de luxo) serão em estilo mais tradicional. E é isso que torna a cidade tão linda e impressionante!

A hospedagem em Roma, não costuma ser absurdamente cara como em cidades feito Paris ou Barcelona. Mas se você fizer questão de ficar em pontos estratégicos, ou ter vistas para um monumento, vai sim ter que desembolsar um bom dinheiro independente da época do ano!

Caso esteja com o orçamento limitado, considere escolher um bed and breakfast. Porque geralmente são prédios residenciais onde um ou mais andares são compostos de quartos de hospedagem.

Fiz essa escolha na minha última ida a Roma, e garanto: foi muito bom! Especialmente por me sentir como um romano :)

A lenda de que em Roma você não encontra hotel nem com chuveiro descente é literalmente uma lenda! Estamos falando de uma das capitais mais visitadas por turistas do mundo inteiro. Quem passou por essas experiências, com certeza quis pechinchar ao extremo na hora de escolher a hospedagem, e nem procurou referências sobre o lugar que ficaria!

 

Compras

Amo tanto passear em Roma, que não consigo associar a cidade a um destino de compras. Mas é claro que você consegue encontrar muitas coisas enlouquecedoras por lá sim!

Quer fazer compras na cidade enquanto passeia? Então seu destino com certeza é a Via del Corso, que é uma reta enorme (literalmente reta) que começa na Piazza del Popolo até a Piazza Venezia.

Nesse mapa interativo ao dar o zoom você vai conseguir ver cada loja... e acredite, tem de tudo. Desde Zara e H&M até as mais chiques e de grife como Prada, Fendi e essas outras!

O que você não encontra na Via del Corso, vai encontrar nas ruas adjacentes com certeza. Portanto se quer fazer compras em Roma, esse é o seu destino.

 

Passeios

Não me canso de falar que Roma é linda de morrer! Não é preciso nem ter ido pra lá pra saber disso... muito difícil você ver um vídeo ou fotos dessa cidade que não te deixem louco de vontade de visitá-la.

E não é a toa! Tudo lá é apaixonante mesmo

Abaixo vou listar o que você não deve de jeito nenhum deixar de ver quando estiver na cidade:

Vaticano

Vamos começar com esse que é o menor país do mundo e a capital do catolicismo.

O vaticano é o ponto turístico de Roma que mesmo que você não seja católico (meu caso), não tem chances de não se impressionar.

Por ser um destino religioso, algumas pessoas vão associando a Piazza San Pietro ou até mesmo a Basílica como um local calmo e de paz.

Esqueçam isso ok? É LOTADO de turistas o dia inteiro e uma muvuca sem fim, com filas e camelôs tentando vender pau de selfie e carregador portátil a cada pose que você tenta fazer pras suas fotos rs!

Mas nem isso estraga o encanto do passeio.

No Vaticano você pode visitar a Piazza San Pietro que é a praça principal onde vai ver o Obelisco, uma estrutura circular onde no topo estão as imagens dos primeiros e principais santos do catolicismo, a Basílica San Pietro e o Museu do Vaticano.

Mais pra frente vamos falar se vale a pena entrar ou não ok?

Castelo Sant'Angelo

Essa construção imponente que parece que também é conhecida como Mausoléu de Adriano, é atualmente um museu e fica a passos da saída do Vaticano, nas margens do Rio Tibre.

Ele é um ponto onde você vai ter vistas sensacionais da cidade, e a experiência de cruzar a ponte Sant'Angelo em direção ao castelo, te faz sentir que os anjos estão de certa forma vigiando! É incrível mesmo.

Caminhando um pouco mais para a direita (caso esteja olhando o castelo de frente), você também encontra o prédio da suprema corte de Roma.

Ao lado oposto (margem esquerda do rio) você também pode embarcar no passeio de barco pelo Tibre, que na minha opinião só vale a pena se você literalmente fizer questão, pois a muralha que envolve os dois lados do rio é tão alta que não permite ver quase nada da cidade enquanto navega!

Piazza di Spagna

Essa é a famosa praça onde você encontra a escadaria e a igreja Trinitá dei Monti que fica no topo do morrinho que a praça forma.

Meu principal conselho pra você nessa escadaria: cuidado com os batedores de carteira, os famosos pick pockets! Como geralmente as pessoas se sentam na escada para descansar

Fontana di Trevi

Na minha humilde opinião, essa é a fonte mais linda do mundo!

Não consigo nem descrever o quanto é emocionante e hipnotizante parar na frente da Fontana di Trevi. É um espetáculo a céu aberto, que quem vai a Roma não pode de jeito nenhum se dar ao luxo de não ver!

Essa é sim aquela famosa fonte em que você vira de costas, faz um pedido e joga uma moeda para poder voltar a Roma e agradecer o que conquistou :)

Lotada 24h por dia, meu conselho é que você reserve um tempo à noite para visitar. Ela vai estar iluminada e vai com certeza garantir uma experiência mais fascinante!

Piazza Venezia

Imponente e estupidamente bela, essa é mais uma visão de Roma que quando você parar em frente, vai com certeza refletir que valeu a pena qualquer esforço que tenha tido para chegar até aquele momento e realizar essa viagem!

Bata olhar pra frente e admirar a incrível construção branca representando o altar do Pai da Pátria com o monumento ao Emanuelle Vitorino II no centro, que vão entender bem o que estou falando. É muita beleza pra um lugar só!

Atrás da Venezia você encontra também a Piazza Campidoglio onde pode ver um bom pedaço de Roma do alto e a estátua da loba que alimentou os fundadores de Roma. Na praça que foi feita por Michelangelo, você também encontra a Basilica de Santa Maria

Piazza Campidoglio

A Piazza Venezia é o encontro das principais vias de Roma, logo pode te levar a vários pontos de interesse da cidade. Destes pontos, os que estão literalmente a poucos passos de lá são o Fórum Romano, os museus Capitolinos, o Teatro Marcello, o Circo Massimo, e é claro o Coliseu.

Pantheon

Essa estrutura se mantém com o título de maior cúpula de concreto não reforçado do mundo há 2 mil anos.

Você encontra esse marco da arquitetura que hoje é utilizado como uma igreja na Piazza della Rotonda.

Dentro dele você consegue olhando para o topo, enxergar o céu (ou pelo menos um raio de luz dependendo da posição do sol, pois há um buraco no centro do duomo ou óculo central.

Coliseu

Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, portanto parada obrigatória pra quem quer fazer uma jornada turística pelo mundo, o Coliseu é uma estrutura que sobreviveu séculos de história e tradição em Roma e encanta até hoje quem o visita

Nos arredores do Coliseu você encontra o Arco de Constantine que é o arco do triunfo de Roma, e a entrada para o Fórum Romano.

Se for entrar no Coliseu, já fique sob aviso: a fila é imensa (até pra quem compra o skip the line, pois há uma fila para quem compra ingressos de fura fila), e você vai gastar canela rodando dentro dele. Mas uma vez na vida todo mundo tem que fazer uma dessas, não é mesmo?

Em frente ao Coliseu ainda há uma Romã. Peça de bronze que também é símbolo da cidade devido à fruta levar o seu nome.

Dica de lugar perfeito para foto: suba a escada que tem do lado esquerdo da estação de metrô e vá até a passarela cruza a via de frente para ele que a foto vai pegar o bichão inteiro!

 

Poderia ficar aqui escrevendo para vocês um livro sobre essa cidade que caso tenha lido até aqui, com certeza percebeu que eu sou apaixonado. Mas essa publicação fica como estímulo pra que você programe a sua ida a Roma. Vale muito a pena!

Caso esteja planejando uma viagem com mais destinos, 2 dias de Roma são o suficiente para fazer tudo que eu indiquei acima (eu na verdade fiz em 1). Especialmente se você comprar o ingresso de um dos hop on hop off tours que são muitos na cidade! Vai optimizar seu tempo e ainda garantir que você saiba por onde está passando!

Qualquer dúvida sobre Roma, não deixe de colocar nos comentários!

Arrivederci!!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page