top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Como é voar na Classe Econômica da KLM


Fiz essa resenha para descrever a vocês a minha aventura com a KLM.

Imagem retirada do site Holland.com

Voei com eles em Setembro de 2017 de Amsterdã para São Paulo.

Emissão do Bilhete

Como disse no post anterior sobre a Air France eu comprei a passagem de ida e volta na mesma emissão. E o legal foi ter a oportunidade de escolher um trecho com a AF e o outro com a KLM, por serem praticamente a mesma empresa.

 

Aplicativo

O aplicativo da KLM é visualmente mais bonito que o da AF, mas as funcionalidades são as mesmas.

 

Check In

O check in da KLM foi sem dúvidas muito mais atencioso e prestativo do que o da Air France. Efetuei o check in por telefone pois não estava conseguindo fazer online, por causa da marcação de assentos que não aparecia disponível.

Devido ao horário que liguei, tive que apelar para o atendimento dos Holandeses (que falam inglês perfeitamente), e não poderia ter sido melhor atendido.

A atendente não só me deu dicas de melhores assentos (pois eu estava viajando em 4 pessoas), como também revisou comigo os dados do voo e só desligou quando eu garanti que não precisava de mais nada, e confirmei ter recebido o e-mail do check in efetuado.

 

Assistência no Aeroporto

Como sem perceber, nos colocamos em um voo com conexão grudada uma na outra, tivemos que literalmente correr no Amsterdã Schiphol (AMS) pois descemos na ala A do aeroporto e nosso voo era no último portão da F. Pra ajudar tivemos um contratempo que fez com que corressemos mais ainda.

Só que as funcionárias da KLM que pedíamos ajuda no caminho foram uma mais atenciosa que a outra, garantindo que não perdessemos o nosso voo. Sem contar com o senso de urgência!

 

Embarque

Nosso embarque como eu disse foi uma correria. Odeio isso, mas dessa vez fomos literalmente os últimos a entrarem no avião!

O que demonstrou mais prestatividade ainda no atendimento da KLM, pois devido à correria para chegar no portão uma das pessoas que estava conosco começou a passar mal, e a moça da KLM que coordenava o embarque aconselhou (mesmo estando em cima da hora) que ela sentasse e esperasse se sentir bem para entrar. Achei isso além de respeitoso, muito humano!

 

Pontualidade

Assim como na AF, a KLM segue a risca essa regra de pontualidade. Saímos exatamente no horário previsto, mesma coisa para o pouso em São Paulo.

Logo, esse foi mais um ponto em que valeu a viagem!

 

Aeronave

Voamos no Boeing 777 da KLM, e tenho que falar: NUNCA VOEI EM UM AVIÃO TÃO LINDO E CONFORTÁVEL POR DENTRO como o 777 da KLM! Depois descobri que era uma aeronave reformada no interior.

Literalmente, o espaço entre as poltronas era excelente, tanto nas laterais, quanto principalmente o das pernas, o encosto da cabeça regulava não só para você não virar o rosto, mas também na altura que ficasse mais confortável, avião novinho, banheiros com tamanho maior do que eu estou acostumado e com produtos de higiene pessoal super cheirosos.

Configuração de poltronas 3-4-3.

Não tenho como deixar de rasgar seda pra essa cia, porque além de tudo estou falando da econômica!

Pra vocês terem uma idéia, o assento nem era durinho feito banco de praça como o da maioria das cias!!! Além do design das poltronas ser bem bonito também. Foi um voo super confortável do início ao fim.

O entretenimento a bordo também era excelente, com várias opções, para todos os gostos. Além de estar disponível em Português também.

banheiro 777 KLM

O avião poderia ter mais banheiros, mas considerando o espaçamento das poltronas e todo o conforto, isso passou sem ser um transtorno.

 

Serviço de Bordo

Mais um ponto que ao meu ver foi impecável nessa experiência. Só perdeu para a AF no quesito em que não seguiram o exemplo de disponibilizar o cardápio do que seria servido impresso nas poltronas. Mas era possível consultar na TV da poltrona.

Como pegamos um voo diúrno, eles respeitaram de forma sagrada a regra de não nos deixar mais de 3 horas sem alimentação.

Logo pudemos contar com 3 refeições. Sem contar com os carrinhos com bebidas quentes que passavam nos intervalos dessas refeições.

Primeiro tivemos o almoço, onde só para testar pedi vinho e refrigerante. Fiz isso porque algumas falam na lata: "Ou um ou o outro!"

Mas dessa vez não só fui atendido da maneira que pedi, como a comissária me ofereceu mais um copo. Ou seja, ponto pra eles, porque são pequenos gestos assim que para nós fazem muita diferença, que pensando em custos a maioria das aéreas cortam :)

As opções de comida eram Massa Vegetariana e Frango. Não quis arriscar essa massa e fui no Frango mesmo.

E veio com um salpicão delicioso!!! Mais cram cracker, queijo, pão e a sobremesa.

Almoço KLM

3h depois do almoço tivemos um snack leve com um pão com queijo, biscoito, água mais bebidas quentes (chá ou café):

Snack KLM

Passadas mais 3h, quase 1h antes de pousar em São Paulo, tivemos o lanche da tarde que foi uma pizza com o mesmo salpicão maravilhoso que serviram no almoço, e ainda um tipo de pudim com uma calda vermelha muito boa também! Mais as opções de bebidas.

Lanche KLM

Já deu pra ver que não tivemos do que reclamar no que diz respeito à comida, certo?

Mesma coisa referente à cordialidade dos comissários durante todo o voo. Tudo correu muito bem.

 

Custo Benefício

Por não ter tido absolutamente nenhum patrocínio para publicar essa avaliação, eu me senti na liberdade de expressar exatamente o que eu senti dessa experiência. E não poderia ter sido melhor, garanto!

Sempre ouvi falar muito bem da KLM, mas não imaginava que seria algo tão agradável e que me sentisse tão estimulado em fazer propaganda gratuita para eles! Mas serviço e produtos de qualidade com bom atendimento causam isso em qualquer cliente.

O valor da passagem comparada às outras gigantes que voam do Brasil para a Europa, não foi baixo. Mas garanto a vocês que considerando o número de horas a bordo e a experiência pensando na viagem como um todo, valeu cada centavo!

Com certeza voltarei a voar com a KLM quando tiver oportunidade (se é que me entendem $$$ rs).

Espero ter ajudado na escolha caso estejam considerando emitir com a KLM, e se tiverem qualquer dúvida não deixem de me questionar nos comentários.

Abraços

0 comentário
bottom of page