top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Preparações para um voo longo


Sabe aqueles voos que parecem que nunca acabam? Mais de 4 horas dentro de um avião já pode te fazer sentir isso!

Especialmente para quem (como eu rs) viaja na Econômica, tem alguns macetes que se você seguir a risca, vai garantir que sua viagem seja agradável tanto pra você, quanto para os que estão a sua volta.

Escolha bem o seu assento

Essa é a primeira dica, e eu diria a que vai definir muita coisa no seu voo.

Algumas pessoas adoram sentar na janela, mas precisam levantar a todo momento para ir ao banheiro. Já outras preferem o corredor, mas ficam se esticando em cima dos outros para enxergar a paisagem da janela.

Cada um sabe de si, mas é fundamental saber que temos que fazer uma escolha consciente, pensando nas nossas necessidades e limitações.

Outra coisa fundamental, é procurar sentar-se próximo de quem estiver viajando com você, caso não seja um voo solo. Isso vai ajudar caso você ou a pessoa precise levantar ou até mesmo queira trocar de lugar no meio do voo. Para garantir essa comodidade faça seu check in antecipado. E caso caiba no seu bolso, considere pagar por um assento mais confortável. Cada centavo será recompensado nas horas que você pode ficar espremido e agoniado porque o voo não acaba!

Use roupas confortáveis

Essa é uma dica que eu confesso... até eu começar a aplicar comigo mesmo, sofri maus bocados em alguns voos por aí!

Tem gente que quer "ser chique" no avião, se vestir como se estivesse indo para um casamento ou um red carpet. Daí não chega nem na metade do voo sem se despir quase que por completo, muitas vezes dando cotoveladas em quem está em volta, levantando e sentando toda hora para guardar ou pegar alguma coisa na mala de mão, ou na pior das hipóteses... passando mal de verdade por estar apertado demais!

Não faça isso! Fique tranquilo que os paparazzi não te seguirão até a sala de embarque!

Piadas à parte... tenha consciência de que você está prestes a entrar em um avião que ficará no ar por muitas horas e quando menos perceber, a única coisa que vai querer é conforto.

Portanto evite sapatos com salto alto, a menos que esteja disposta a tirá-los; chapéus e bonés; dezenas de acessórios amarrados pelo corpo (colares, relógios, pulseiras); jeans apertados; cintos com fivelas grossas; calçados apertados e com alças.

Única coisa que eu aconselho usar, mas não são nada confortáveis, são meias de compressão. Isso somente se você tiver problemas de circulação, pra garantir que não saia do avião e já comece sua viagem com um par de patas de elefante de tão inchado.

Leve uma necessaire

De todos os exageros na bagagem de mão, esse é o mais recomendável!

Não deixe de equipá-la com sua escova e pasta de dentes (e use-as), desodorante (preferencialmente roll on e sem cheiro), espelho pequeno para não depender do banheiro do avião que nos minutos antes da aterrissagem costuma ser muito disputado, porta comprimidos com os de dor de cabeça e qualquer outro mal (até flatulências) que possa te atingir quando fica muito tempo voando; creme de mão e qualquer outra coisa para não sair com a cara amassada no seu destino!

Leve algo para se distrair

Não dá pra contar com o entretenimento disponível no avião. As aéreas se esforçam, mas volta e meia não agradam alguém. Sem contar que ficar procurando alguma coisa que te agrade no entretenimento do avião, pode ser uma experiência estressante dependendo do seu nível de paciência.

Leve um livro, ou um tablet, ou simplesmente seu celular com videos ou músicas do seu gosto. Tudo isso pra garantir que a sua individualidade durante o voo será agradável. Afinal, ninguém melhor pra saber o que você gosta do que você mesmo, certo?

Seja cordial com os tripulantes

A melhor forma de garantir que você terá um atendimento pelo menos aceitável, é tratando as pessoas que irão trabalhar no seu voo bem.

Sim, estamos falando de seres humanos, que além de merecerem todo respeito e consideração por nós que seremos por horas servidos por eles, podem também reagir de maneira negativa caso sejam maltratados.

Existe uma premissa básica de que quando alguém te trata mal, retribuindo com cordialidade e gentileza você aumenta cada vez mais as chances dessa pessoa se sentir inibida e mudar o tratamento para algo no mínimo ameno.

Pois é, se identificou? Os tripulantes vivem e aplicam isso diariamente. Portanto não custa a gente retribuir com paciência e cordialidade também. Torna a viagem prazerosa pra todo mundo!

Evite comidas pesadas e bebidas alcoólicas

Seguinte, fome todo mundo sente. Mas pense bem antes de se entupir de comida pra encarar um voo longo.

Isso pode causar má digestão, desconforto e na pior das hipóteses enjoo.

Antes e durante o voo é sim importante se alimentar, mas não a ponto de colocar em risco o seu conforto durante a viagem e de quebra dar trabalho para os comissários que vão ter que cuidar de você em caso de enjoo ou mal estar.

Caso não goste de comida de avião, leve seu lanchinho.

Caso costume enjoar, consulte seu médico pra ver se algum remedinho pode te ajudar com isso e não te deixar semi morto (porque a maioria dá muito sono).

Também não vá se embreagar, pois isso pode causar um transtorno traumático!

Procure dormir

Por mais que você tenha dificuldades (como eu) de pegar no sono enquanto estiver voando, tente pelo menos relaxar com um tapa olhos. Certamente você já viveu uma jornada ansioso para chegar até o aeroporto a tempo e tudo dar certo para sua viagem, estender essa ansiedade durante o voo e chegar com ela no seu destino não vai ser legal.

Sem contar que quanto mais você dorme, menos sente aquele tempo infinito no ar se estender. Faz com que a viagem encurte na sua cabeça! O que é ótimo, não?

Só leve almofadas se realmente gostar

Mesma situação das roupas. Tem gente que se enche de apetrechos achando que vai ficar mais confortável daquele jeito e acaba se incomodando mais ainda.

Eu particularmente costumo levar sempre um tapa olhos, uma pescoceira e uma almofadinha para sentar em cima. Mas sou exagerado, confesso e lido muito bem com isso. Porque tenho um grande problema de não conseguir relaxar em assentos que não sejam extremamente macios. Mas o ideal mesmo é só levar uma pescoceira pra você não iniciar sua viagem com uma torcicolo por ter tirado um cochilo, seguindo o conselho anterior do coleguinha aqui!

A maioria das aéreas já disponibilizam uma almofada (que geralmente é a mesma coisa que nada) e um cobertor, então já vá sabendo que vai ter que se encaixar no espaço limitado da sua poltrona com isso mais tudo que levar achando que vai te deixar mais confortável ok?

Respeite o espaço dos outros

Esse é o tópico mais importante desse post. Tendo um mínimo de consciência e querendo ter um voo agradável de verdade, você não deve pensar somente em você, no que te agrada ou te deixa confortável. Há centenas de outras pessoas em volta com o mesmo objetivo: sobreviver às intermináveis horas do voo, da maneira mais suportável possível.

É só ter um pouco de empatia, bom senso e cordialidade.

Tem umas coisas que pra mim são tão bizarras que parecem absurdas, dentre elas podemos nos deparar com:

- Pessoas tirando os sapatos e deixando exalar um aroma desgraçado de provolone na cabine inteira (geralmente essas são as que ainda colocam os pés para cima se encontrarem oportunidade);

- Quem puxa assunto com o desconhecido do lado e não para de falar ignorando se aquela pessoa quer ou não relaxar e ficar quieta, ou fica rindo alto o tempo todo enquanto assiste alguma coisa;

- Aqueles que a cada 5 minutos solicitam o serviço de bordo, geralmente acordando quem está do lado;

- Quem se estica ou relaxa ao ponto de ocupar pelo menos 1/3 da poltrona alheia, limitando mais ainda o espaço do outro que já é pequeno;

- Os que soltam seus pertences no espaço ou até no assento do outro;

- Os que escolhem um assento no canto e ficam levantando o tempo todo impossibilitando as outras pessoas descansarem ou até mesmo assistirem alguma coisa;

- Quem leva comidas com cheiro forte e abre sem se preocupar com quem está em volta

- Pessoas que tomam banho de perfume (geralmente perfume do free shop né?) pra entrar no voo

- Os que deixam o sanitário pior que banheiro de rodoviária (não vou entrar em detalhes, dá pra imaginar né?);

- Por fim os que ocupam todo o espaço do bagageiro acima das poltronas e ainda ficam numa afobação sem noção nenhuma de espaço para pegar as coisas no momento do desembarque.

 

Eu sigo um perfil no Instagram que trata tudo isso de maneira super divertida, mas não deixa de dar o recado. É o @passengershaming ... caso queira mais ilustrações sobre isso que eu relatei acima, vão com certeza encontrar nesse perfil. E caso se identifiquem com alguma foto, mudem já, pois tá feio!

0 comentário
bottom of page