top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

São Paulo

Atualizado: 23 de ago. de 2021


São Paulo é uma cidade incrível em vários aspectos. Assume o papel de maior cidade do Brasil não só em tamanho, mas em variedade do que se ver e fazer e população.

É fácil você encontrar alguém que more em São Paulo e não conheça algum ponto turístico da cidade!

A facilidade em se locomover com sua extensa linha de metrô e trem, torna o tour mais fácil ainda (obviamente se você não estiver tentando se locomover em dias de semana, no horário de pico).

Abaixo o Mapa do Transporte Metropolitano de São Paulo que você pode baixar em PDF direto do site do metrô clicando aqui

No mapa eu já marquei os melhores arredores do metrô e trem para você escolher a hospedagem.

 

Aeroportos

É possível chegar em São Paulo através de dois aeroportos. O primeiro e principal, por estar no meio da cidade é o Congonhas (CGH), e o outro é o GRU Airport (GRU) que fica na cidade de Guarulhos, e dependendo de onde você vá se hospedar, vai ficar bem longe para chegar.

 

Rodoviárias

As três principais rodoviárias de São Paulo são as seguintes, em ordem de menção:

- Terminal Tietê (maior da América Latina)

- Terminal Barra Funda

- Terminal Jabaquara

Todas conectadas com o metrô conforme as cores destacadas

 

Hospedagem

Hospedagem em São Paulo varia muito de localização, mas acredite o valor que você desembolsar a mais em um bairro bom como Jardins ou Consolação, vai garantir que você aproveite muito mais a sua estadia em termos tanto de comodidades quanto até mesmo de segurança.

Evite a todo custo se hospedar no centrão de São Paulo. Bairros como Luz, República, Santa Efigênia, São Bento, Brás, Sé e afins só vão garantir que você tenha que se recolher no máximo 18h pra não ser abordado pelos moradores de rua que povoam essa região em massa! E mesmo assim não vai ser garantia voltar cedo para o hotel. Tirando os passeios, não há NADA de maravilhoso em ficar nesses bairros.

Como eu mencionei anteriormente, ao fazer a busca olhe para o mapa do metrô e escolha um hotel que esteja pelo menos a passos de uma das estações dentro do círculo. Saiu disso, vai passar perrengue pra fazer tudo na cidade, porque SP é ENORME.

O melhor dos mundos é você procurar um hotel nas imediações da Avenida Paulista.

São Paulo tem 410 hotéis e 72 hostels. Então escolha não vai faltar :)

 

Compras

Há diversas opções de compras em São Paulo, mas os centros comerciais mais populares que são famosos Brasil afora são:

25 de Março - Roupas/ Presentes / Ching Ling / Artigos para artesanato em geral / Semi Jóias/ Enfeites

Brás - Roupas e Tecidos

Ambos centros de comercio popular.

Oscar Freire - Roupas/ Presentes/ Jóias

Voltada para um público com maior poder aquisitivo.

São Paulo é infestada de Shoppings. Muitos mesmo, nem adianta eu listas a quantidade aqui, porque no mês seguinte já podem ter aberto outro! A praia do paulista é o shopping. Você pode encontrar dos mais populares até os mais chiques

Então divirta-se nas compras, porque você encontra de tudo nessa cidade!

 

Passeios

Visto que essa é a cidade brasileira que mais recebe turistas anualmente(sim, segundo dados mais do que o Rio de Janeiro), não poderia deixar a desejar em suas atrações e pontos turísticos certo?

Vou listar aqui o que você não deve deixar de ver em sampa, daí é só escolher e colocar em ordem de prioridades:

Avenida Paulista

A avenida mais famosa da América Latina, que reúne em um lugar só arte, modernidade, comprar, inovação, negócios e cultura.

Estar na Avenida Paulista, mesmo para os viajantes do mundo, sempre é uma experiência nova e sensacional. É a vitrine para tudo que vai ser lançado no Brasil. Sim a Paulista tem a fama de lançar as principais tendências para o resto do País

Aos domingos e feriados a Paulista é fechada para os carros e se torna um enorme calçadão onde artistas, esportistas e simplesmente pessoas passeando tomam o espaço, aproveitando as inúmeras atrações que ficam espalhadas em toda a extensão dela.

É sem dúvida uma experiência imperdível para quem visita São Paulo! Portanto já programe.

Estação mais próxima: Brigadeiro - Trianon MASP - Consolação (linha verde - metrô)

MASP

A Avenida Paulista tem 3 museus. Mas o principal e cartão postal da cidade é o MASP - Museu de Arte de São Paulo. Fundado e idealizado pelo paraibano Assis Chateaubriand, o MASP é um ícone da arquitetura brutalista no Brasil. E mesmo que você não seja fã de museus, não vai poder deixar de tirar uma foto na frente do prédio!

Estação mais próxima: Trianon MASP (linha verde - metrô)

Parque Ibirapuera

Esse é o parque mais completo que você vai encontrar. É um ponto em que todos os visitantes e moradores de São Paulo procuram ir pelo menos uma vez para experimentar, e acabam sempre querendo repetir.

O Ibirapuera é um dos maiores parques urbanos do mundo, e oferece inúmeras atrações e atividades para todos os gostos.

É indo ao Ibirapuera que você vai ver o Monumento dos Bandeirantes, a Oca, a Bienal, o Planetário, os Museus Afro Brazil e de Arte Moderna, o Auditório Oscar Niemeyer e o acesso ao Museu de Arte Contemporânea pelo portão 3.

O Ibirapuera é o ponto de encontro de todas as tribos e etnias de São Paulo, e com certeza não haverá maior imersão cultural na cidade do que esse passeio. Portanto não deixe de ir!

Estação mais próxima: Brigadeiro (linha verde - metrô)

Praça da Sé

Um outro marco arquitetônico e a parada mais famosa de toda a cidade. A Catedral da Sé encanta e impressiona de todos os ângulos que é admirada. Considerado o 4º maior templo Neogótico do mundo.

Também na praça, você pode ver o monumento Marco Zero de São Paulo.

Estação mais próxima: Sé (linha vermelha - metrô)

Pátio do Colégio

Literalmente a primeira construção de São Paulo. Esse é um lugar que quem gosta de história, não pode deixar de visitar!

Lá você encontra o museu de Anchieta e diversas atividades voltadas ao turismo.

Mercado Municipal

Mais um marco arquitetônico do centro histórico de São Paulo, o Mercadão além de manter a tradição vendendo alimentos nos boxes, tem também o foco de acolher turistas em seu mezanino oferecendo iguarias tradicionais de São Paulo, como o sanduíche gigante de mortadela.

Estação mais próxima: São Bento (linha azul - metrô)

Memorial da América Latina

Tudo que Oscar Niemeyer colocou a mão é garantia de sucesso, certo? Não foi diferente com esse que é um espaço cultural, artístico e de lazer que oferece sempre várias atividades e exposições além da arquitetura que por si só já vai garantir sucesso nas suas fotos!

Beco do Batman

Pra quem gosta de grafite, esse é o lugar para visitar em Sampa. Um espaço dedicado aos artistas que expressa muito bem a veia urbana da cidade.

Fica na Vila Madalena, que é o famoso bairro boêmio onde você vai encontrar uma grande concentração de bares.

Tem muito mais para ver e conhecer em São Paulo. É uma cidade enorme e recheada de atrações. Tentei listar aqui os "must do" para que sua passagem por São Paulo seja muito proveitosa!

Rua Augusta

Arte, culinária, compras e acima de tudo diversão. Essa é a rua mais marcante e característica que traduz o que é São Paulo em toda a sua essência.

Lugar onde você deve entrar de cabeça aberta, ok? Então se for conservador, nem passe por perto rs.

 

Melhor Época

Minha dica de época para visitar São Paulo é entre Agosto e Outubro. Porque além da cidade não estar lotada, o clima é agradável (nem muito frio, nem muito quente).

Moro em São Paulo, portanto caso estejam planejando vir pra cá, vai ser muito mais fácil eu orientar baseado no que está acontecendo. Portanto é só chamar!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page