top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Nova Iorque - Hospedagem


Continuando os posts sobre o melhor lugar do mundo, dessa vez vou dar dicas baseadas no que eu conheço para que você possa se instalar bem em Nova York, sem ter que vender um rim ou parte do fígado para isso.

Piadas a parte, a Big Apple é sim uma das cidades mais caras para se hospedar que eu já fui. Mas é claro que precisamos considerar a lei da procura. Quanto maior, mais valorizado. E NYC é um destino que fala por si só.

De qualquer forma não é preciso desanimar nem colocar isso como um impedimento de realizar seu sonho de conhecer NYC. Mesmo porque tudo vai depender do que você está disposto a gastar e se desprender também (sim, estou falando até de ter que utilizar um banheiro compartilhado).

Distritos de Nova York:

Primeiramente vamos entender os tais distritos de NYC para começarmos a planejar onde ficar.

A cidade de NYC é dividida em Brooklyn, Staten Island, Queens, Bronx e Manhattan

Eu poderia fazer uma explicação de cada um dos distritos, que tem lá suas qualidades sim, mas pensando em ir para NYC, você pensa em ver o que tem em Manhattan. Não estou desmerecendo nenhum dos outros distritos (nem mesmo Staten Island que como podem ver no mapa, é bem longe), mas vamos focar em praticidade para sua viagem, até porque vocês vão ver quando falarmos de compras que a localização que se hospeda pode ser uma grande vantagem (ou não) se tratando de NYC. Sendo assim, vamos nos hospedar na maravilhosa Manhattan, combinado? Ok!

Bairros de Manhattan:

Para entender o mapa de Manhattan, além de seguir a ordem que eu expliquei no post anterior, você deve saber se situar nos bairros. Até porque mesmo na ilha, há lugares que eu não recomendaria se hospedar, como Chinatown por exemplo.

Ao olhar pra NYC você vai buscar os bairros que estão divididos em três grandes áreas:

1. Uptown - acima da 54th street

2. Midtown - entre a 54th e a 14th street (até a 59th ainda pode se considerar Midtown)

3. Downtown - abaixo da 14th street

Pela mesma questão de distância e tempo para chegar nas principais atrações de Manhattan, caso escolha Uptown, não fique além do limite do Central Park que é a 110th street.

UPTOWN: Se sua escolha for Uptown, especialmente o lado Leste (Upper East Side), saiba que vai ficar em uma parte residencial bem sofisticada da ilha, e com certeza terá que desembolsar muito mais. Upper West Side também é considerado “fancy”, mas o lado leste é bem mais.

Na minha última ida a NYC eu fiquei em Lincoln Square e não poderia ser melhor. Ônibus e metrô muito próximos, bairro calmo, vista para o Central Park e para o Lincoln Center, dava para ir a pé até o Columbus Circle e com disposição até 5ª Avenida e Times Square e preço era super acessível.

MIDTOWN: Na minha opinião a melhor área a se escolher um bairro para se hospedar em toda a ilha. Tudo próximo (dá até para fazer várias coisas a pé e nem perceber o quanto andou, visto que a cidade é toda plana).

Mas é aí que você precisa definir o que quer – conforto, praticidade ou preço!

Se preza por quartos amplos, faz questão de ter o seu banheiro privativo, ou quer um café da manhã incluso na diária, saiba que tudo isso vai custar. E considerando que a cidade é cheia de pontos de compras enlouquecedores, eu acho que vale a pena abrir mão de algumas coisas para compensar em outras.

Pensando dessa forma você consegue encontrar hospedagens em hotéis (albergues também) que variam entre 400 e 2000 reais a diária. Sim, 2 mil reais caso você queira um quarto amplo, com vista e blá blá blá! Isso independente da época do ano, visto que a cidade é lotada o ano todo.

Não vou indicar por aqui nenhum hotel em específico para nenhuma dessas categorias, mas caso precisem de orientação, podem me chamar que ajudo.

DOWNTOWN: Apesar de ser uma área boa, falando de Manhattan é a que eu menos indicaria para ficar. Caso esteja indo à negócios esse será o local ideal, especialmente na ponta da ilha próximo a Wall Street.

Evite de todas as formas escolher uma hospedagem nos arredores de Chinatown, Soho ou Bowery. Com certeza você vai ter uma impressão de cidade suja, muvucada (no pior sentido da palavra), feia e até perigosa caso se hospede por lá.

Motivo pelo qual, quando procurar hotéis, vai ver que os dessa área apresentam um preço mais atrativo. Mas nesse caso eu alerto: NÃO CAIA NESSA!

Escolher qualquer um desses bairros, é o mesmo que vir para São Paulo e se hospedar na região da 25 de Março. Ou seja... receita de desastre!

Descendo um pouco mais você encontra o lado mais financeiro da ilha, onde o foco das hospedagens são hotéis com aspecto mais corporativo. Pode ser uma boa opção se você não se importar em se deslocar por no mínimo 25 minutos por trajeto (isso no metrô) para chegar na “bolha” que é Midtown. Vai estar próximo do World Trade Center, da Ferry que leva para a Estátua da Liberdade, e da Brooklyn Brigde. Mas em questão de valor não vai ter vantagem não!

Em resumo. Se é um conselho que quer de onde procurar hotel em NYC para ter uma viagem proveitosa e agradável a minha dica é:

Procure em Midtown, lado Leste. Ficou ali é sucesso, especialmente se estiver próximo da Grand Central Station!

Evite 5ª Avenida (que além de absurdamente cara é cheia o tempo todo. E especialmente o entorno da Times Square (a menos que você não se importe em não dormir absolutamente nenhum segundo da viagem), pois o barulho e bagunça de lá são tão intensos por ser o ponto turístico mais visitado, que o momento que você precisar descansar vai ser o que menos vai conseguir!

Reforço que não me aprofundei em nomes de hotéis ou referências aqui no post. O que não significa que eu não conheça, portanto quaisquer dúvidas podem me chamar.

Até a próxima!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page