top of page
  • Foto do escritorEverton Silva

Nova Iorque - Chegada e Transporte Público


Nova Iorque é uma das cidades mais incríveis que já conheci. E sem dúvida o lugar meu pedaço favorito do mundo! Isso porque mistura, história, modernidade, sightseen, compras, arte e tudo que me fascina na vida urbana. Andar em Nova Iorque é se sentir em um filme o tempo todo, é impossível perder aquela sensação de fascínio, não importa onde você esteja. Por ser uma cidade com tantas coisas para se fazer e tantas opções de tornar a sua viagem mais produtiva e econômica, vou dividir essas dicas:

CHEGADA O principal aeroporto de NYC (e ouso dizer, do mundo <3), é o John F. Kennedy JFK. Que é moderno e muito fácil de se locomover, apesar dos seus vários terminais e com várias opções de transporte para a cidade, visto que ele fica em Jamaica. Os principais e mais frequentes vôos diretos do Brasil são saindo de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao chegar no JFK, não espere uma fila de menos de 30 minutos na imigração (coloco essa observação pois já tive problemas com transfer que contratei antes de descobrir os macetes do metrô). Falando em metrô, esse para mim é um dos mais inteligentes e eficazes do mundo, além de ser o mais econômico. Logo no desembarque do JFK, procure pela sinalização que indica o Air Train. Esse é o trem que leva para a estação Jamaica, de onde você entra no metrô para seguir para Manhattan.

Fique atento pois você não paga nada para entrar no Air Train, e sim para sair! Esteja preparado com 5 dólares para comprar o bilhete ao lado da catraca de saída. Sem este você literalmente não tem como seguir em frente pelo transporte público.

Na máquina ou na banca de jornal que está do lado esquerdo das catracas você compra os cartões.

Aproveite também para comprar o seu MetroCard. que ao contrário dos Bilhetes Únicos da vida aqui do Brasil, te dá opção de não ter que se preocupar em desembolsar com passagem durante 7 dias a contar da primeira utilização. Vale para ônibus, metrô e trem (toda a rede que tiver a sinalização MetroCard).

CONEXÃO COM O METRÔ Ao passar pela catraca, siga a sinalização que irá te indicar a linha E do metrô, onde você vai entrar utilizando o seu MetroCard (fique atento para não passar vergonha e tentar passar o cartão do Airtrain, visto que ele é válido apenas na catraca da foto acima e não tem como ser utilizado mais de uma vez).

Siga em frente depois das catracas até se deparar com um corredor onde há uma escada rolante descendo à sua direita, e algumas lanchonetes à esquerda. Mantenha à esquerda e entrará num corredor com várias entradas para as linhas do trem. Passe todas elas até o final onde encontrará dois elevadores descendo. Entre em um deles e já estará no corredor da foto abaixo. Seguir o fluxo ajuda, visto que a grande maioria das pessoas irá tomar o mesmo caminho. NÃO HÁ NECESSIDADE DE SAIR PARA A RUA. TODO ESSE TRAJETO VOCÊ FARÁ DENTRO DA ESTAÇÃO. CASO PEGUE UMA DAS SAÍDAS QUE TE LEVEM PARA A RUA, RECUE POIS VOCÊ ESTÁ NO CAMINHO ERRADO! Entre no lado indicando "To Midtown Manhattan, Queens and Brooklyn"

O trajeto é meio demorado, mas acredite... dependendo do trânsito que você pegue indo de táxi ou van, vai preferir mil vezes estar no metrô que pelo menos não para (e não tem surpresa no valor final rs). Entenda o mapa do metrô, baseado na localidade onde ficará hospedado, e siga a viagem até ter (ou não) que fazer alguma conexão.

Optar pelo metrô ao ir do JFK para Manhattan não é só mais econômico e prático, como mais inteligente, visto que você poderá ter domínio do tempo que levará para chegar ao seu destino. Sem contar com aquela sensação de já estar agindo como um New Yorker, visto que todos utilizam esse meio de transporte (porque funciona). LOCOMOÇÃO NA CIDADE Se encontrar no mapa pode parecer complicado, mas é só questão de marcar (em toda parte você encontra gratuitamente uma versão impressa dele) onde fica o seu hotel, e a estação mais próxima. Assim sucessivamente quando você já estiver saindo do hotel para os pontos da cidade. Manhattan é uma cidade muito bem projetada e fácil de se orientar. Ao entrar no metrô você já sabe se está indo para Uptown (parte de cima da cidade) ou Downtown (ponta da ilha - parte de baixo). Olhe para o mapa seguindo a lógica:

  • A cidade é praticamente 100% dividida em um enorme xadrez

  • Uptown (sobe a ilha)

  • Downtown (desce a ilha)

  • West Side (lado esquerdo da ilha)

  • East Side (lado direito da ilha)

  • As Avenidas estão na vertical

  • As ruas na horizontal

Alguns pontos turísticos (os principais), estão marcados no mapa do metrô também.

Seguindo essa lógica, caso você se perca pode aderir ao recurso humano mais antigo de todos, que em NYC pelo menos sempre funcionou comigo: PERGUNTE :)

É importante que você marque o endereço da sua hospedagem no mapa e decore a rua e avenida que ele está. Partindo daí, você sempre encontrará ajuda fácil em qualquer lugar da cidade.

Evite os famosos táxis, visto que são super caros, você terá por uma questão cultural e ética que desembolsar uma gorjeta, e ainda vai ficar preso no trânsito enlouquecedor por muito mais tempo do que sua estadia possa permitir.

Caso não queira se arriscar muito nos metrôs, há ônibus em todas as avenidas que seguem reto e te levam a pontos estratégicos da cidade. E o melhor de tudo é que podem ser pagos com o MetroCard também.

Portanto aproveite ao máximo NYC.

Outras dicas dessa cidade sensacional virão nos próximos posts, mas achei fundamental começar pelo deslocamento, visto que quebrei tanto a cara nas minhas primeiras idas por não ter tido ninguém para me orientar.

Qualquer dúvida ou sugestão de post sobre NYC, podem deixar nos comentários, que responderei com o maior prazer.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page